Scroll Top

Pele

Fungos nas unhas: aprenda a identificar, tratar e prevenir

Os fungos nas unhas, que você pode conhecer por micose, são um problema muito comum, especialmente no verão.

O clima quente favorece a proliferação desses bichinhos, bem como o uso de sapatos fechados que deixam os pés quentes e úmidos ou o contato direto dos pés com pisos contaminados.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Se você sofre, já sofreu ou quer prevenir esse desconforto, continue lendo e saiba o que são fungos, como se pega, quais os sintomas e alternativas de tratamento.

 O que são os fungos nas unhas?

Os fungos são seres microscópicos que podem ser bons ou maus para a nossa saúde. Eles não precisam de luz para sobreviver e normalmente buscam ambientes úmidos e quentes.

Enquanto certos tipos de fungos formam o bolor na parede do banheiro, outros atacam as unhas ou outras partes do corpo, e provocam infecção. Essa infecção é chamada pelos médicos de onicomicose, e conhecemos popularmente como micose.

Como se pega e como prevenir fungo nas unhas?

Na maior parte das vezes os fungos atacam unhas ou a pele que já estão infeccionadas por algum motivo, como por exemplo por frieira.

Mas com ou sem frieira é importante evitar ficar descalço em ambientes úmidos que possam estar infectados, como banheiros de vestiários, areia da praia e pisos sujos.

Estamos falando muito dos pés, mas a micose também pode acontecer nas unhas das mãos, com atenção especial para quem faz trabalhos manuais (mexer em horta) e acaba causando pequenos ferimentos nas mãos.

O risco aumenta se esses ferimentos são mantidos úmidos e expostos à terra ou materiais não higienizados. Para evitar contrair infecção fúngica é importante:

  • Manter as mãos e pés limpos, secos, arejados;
  • Tratar qualquer ferimento, mesmo pequenos cortes com faca;
  • Levar seu próprio kit de unhas para a manicure;
  • Usar luvas ao manusear objetos que possam gerar infecção.

Quais são os sintomas?

Para saber se você pode estar com fungos nas unhas, basta observar o aspecto da unha, que vai estar diferente.

Ela fica esbranquiçada, amarelada ou escurecida, mais grossa ou quebradiça e a região em volta da unha pode ficar avermelhada, roxa e quente, coçando bastante.

Em casos mais evoluídos que não foram tratados, pode causar dor, secreção (líquido infeccionado) e mau cheiro.

Tratamento médico para fungos nas unhas

Quando você percebe os sintomas de fungos nas unhas, precisa tratar de alguma forma, pois o problema não se resolve sozinho.

A razão de buscar tratamento também é porque os fungos podem se espalhar para outras unhas e até para outras pessoas.

O médico que pode tratar a micose é o dermatologista ou o infectologista. Mas conforme o caso, pode também ser tratado por um clínico geral ou geriatra (médico dos idosos).

Existem formas de tratamento com medicamentos via oral e tópicos (de passar na pele), que são prescritos pelo médico. Além dessas, conforme o caso, pode-se tratar com terapia fotodinâmica, utilizando laser para matar os fungos e favorecer o crescimento da nova unha.

Também vale lembrar que pode levar meses para tratar porque o jeito mais seguro de confirmar que a infecção foi embora é esperar que toda a parte infectada da unha cresça novamente.

Tratamento natural

Junto com esse tratamento, se o médico permitir, é possível fazer um tratamento alternativo com ingredientes naturais. Os mais populares são banhos que se faz com ingredientes antissépticos e antifúngicos, como:

  • Bicarbonato de sódio + água;
  • Água oxigenada + água;
  • Loção com óleo de copaíba;
  • Vinagre de maçã + água;
  • Alho + água morna;
  • Iogurte natural (para passar na unha e incluir na alimentação);
  • Óleo de melaleuca;
  • Suco de limão.

Confira no vídeo abaixo um exemplo de tratamento caseiro natural para micose:

GOSTOU DA RECEITA? INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL ➜ https://goo.gl/zajniC

As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Se tiver algum sintoma de micose, procurar seu médico deve ser a primeira atitude a tomar.

unhas-fungos-1280

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.