Home / Emagrecimento / Emagrecer com saúde e combater a obesidade

Emagrecer com saúde e combater a obesidade

Estudo realizado em 188 países pelo Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde (IHME) da Universidade de Washington revelou que, atualmente, 2,1 bilhões de pessoas estão obesas ou com sobrepeso, o que representa 30% da população mundial. No Brasil, segundo a pesquisa, 58,4% das mulheres está acima do peso. Para reverter este quadro e emagrecer, é preciso mudar os hábitos.

Apesar de existir a pré-disposição genética, a obesidade está diretamente relacionada ao estilo de vida. Sedentarismo, alimentação inadequada, carga de trabalho elevada, poucas horas de sono e estresse contribuem para o quadro, que pode levar a outras doenças associadas, como as cardiovasculares e a diabetes.

Como emagrecer?

 Prefira alimentos integrais e de baixa calorias.

O primeiro passo para perder peso é adotar uma dieta com déficit calórico, pois ninguém emagrece comendo a mesma quantidade de calorias que gasta. “Comece reduzindo as quantidades. Não repita o prato, o sanduíche, o copo de leite nem o quadradinho de chocolate meio amargo, reduza as quantidades como um todo, menos de água, ela deve ser consumida em maior quantidade”, afirma a nutricionista Elaine Moreira.

Aproveite para fazer trocas inteligentes: leite ou iogurte integral pelo desnatado, açúcar por adoçante, embutidos de porco por de aves, menos carne vermelha e mais peixe, pão e biscoitos brancos por integrais, alimentos fritos por cozidos, assados e grelhados, sal comum por sal light, doces por frutas e refrigerante comum por zero ou suco ou melhor ainda: água. Ela é a única que nunca é demais.

Exercícios para emagrecer

Também é preciso aumentar o gasto calórico. Matricule-se em uma academia, organize uma atividade física programada e inclua no seu dia a dia hábitos mais ativos:

  • Estacione o seu carro na vaga que estiver mais longe do seu destino.
  • Procure um restaurante a 10 minutos do seu local de trabalho e vá a pé.
  • Utilize as escadas ao invés dos elevadores.
  • Abandone um pouco o controle remoto.
  • Não faça compras online, opte sempre por ir fazer as suas compras ao supermercado, ande entre os corredores!

Leia também:

Receitas Naturais contra Gordura abdominal

Dieta do chá de hibisco elimina até 4 quilos em 15 dias

Chá de gengibre, canela e limão para desinchar barriga e baixar peso

A última dica da nutricionista e uma das mais importantes: “Pense magro, foque em coisas que te deixam feliz, sem ser comida. Em uma festa, foque nas pessoas, nas músicas e não apenas nos pratos. Coma devagar, saboreando e não devorando. Não queira sempre o maior bife, o maior pedaço de bolo. A comida é necessária, mas não é a coisa mais importante da sua vida, é só uma delas”, finaliza.