Home / Saúde / Doença Zika prima da Dengue conheça os sintomas

Doença Zika prima da Dengue conheça os sintomas

Doença Zika prima da Dengue conheça os sintomas

Hoje, não há um remédio específico para o Zika. O tratamento é sintomático e baseado no uso de medicamentos para febre e dor, conforme a orientação médica. O uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias não é indicado, já que aumentam o risco de complicações. Casos de Zika já foram identificados em oito Estados brasileiros

Ministério da Saúde afirma que está trabalhando para proposta de vigilância e orientações

Segundo informações do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais, o Zika Vírus, febre “prima” da dengue identificada no país há cerca de um mês, já soma casos confirmados em pelo menos oito Estados – Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e Maranhão.

O Ministério da Saúde não informou o total de registros. Foram identificados ao menos 34 casos já confirmados após exames.

leia também:

Ministério da Saúde confirma 16 casos de Zika, febre “prima” da dengue

O rápido aumento dos índices indica que o Zika já circulava no Brasil, mas só agora passa a ser contabilizado. A suspeita é de que tenha chegado ao país com turistas durante a Copa de 2014.

— No início, todo mundo ficou pensando que era uma dengue atípica — diz a infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen,do comitê de saúde do viajante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Sintomas  Doença Zika

 

os sintomas são semelhantes nessas doenças, porém menos graves na febre Zika: febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarreia, nzika sintomasáuseas, mal-estar. A erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus.

O período de incubação varia entre 3 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.

zika sintomas2

Não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória. A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.

Como nas outras viroses, o tratamento visa ao alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico para assim que os primeiros sintomas se manifestarem.