Home / Emagrecimento / Seque com a Dieta dos Ovos

Seque com a Dieta dos Ovos

Dieta dos Ovos

Pesquisas que apontam, entre outras coisas, que comer ovos logo no café da manhã emagrece.Além disso, garante uma pele mais bonita e ajuda no alívio da ansiedade.E tudo sem gastar muito! “Uma dúzia de ovos custa, em média, R$ 4″, completa.

Por que ajuda a emagrecer?
Fonte de proteína de alta qualidade (mais bem absorvida pelo organismo), o ovo demora mais para ser digerido, o que prolonga a sensação de saciedade. A notícia não poderia ser melhor para quem está de dieta! Além disso, o ovo é pouco calórico: tem, em média, 70 calorias! É o mesmo que uma bala – zero saúde! – ou uma fruta.

Há alguns anos, uma pesquisa de cientistas da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) mostrou que pessoas que comiam dois ovos no café da manhã emagreceram 65% mais do que aquelas que ingeriam pães. Além disso, a redução de cintura foi 34% maior e a de gordura, 16%. “O ideal é que o ovo seja consumido no café da manhã. Ele ajuda a equilibrar a produção de insulina”, afirma Adriana.

Não tenha medo!
Ao contrário do que se pensou por muito tempo, o ovo não faz mal à saúde do coração e deve ter espaço garantido no seu prato. “As novas pesquisas comprovam que o ovo, além de não influenciar nas taxas de colesterol, ainda auxilia no seu controle, pois contém grande quantidade de ácidos graxos mono e poli-insaturados”, diz a nutricionista. Em mais uma pesquisa que absolve o alimento da culpa, cientistas americanos provaram ainda que ele melhorou as taxas do colesterol bom, o HDL, e não influenciou nos níveis do colesterol ruim, o LDL.
Cheio de benefícios, o ovo também…

Combate a flacidez
Ele ajuda a deixar o corpo durinho! “O aminoácido leucina, presente principalmente na clara, ajuda a reduzir a perda de massa magra, ou seja, músculo”, diz Adriana. Com isso, você seca sem ficar flácida e com tudo no lugar.

Deixa a pele mais bonita
Fonte de vitaminas e minerais antioxidantes, o ovo garante mais beleza e saúde à pele e ainda retarda o aparecimento das indesejáveis ruguinhas! A clara, que é rica em colágeno, deixa seu rosto mais firme e aveludado.

Melhora o humor
E reduz a ansiedade, por ter triptofano, substância que ajuda na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

LEIA TAMBÉM

Modo de Preparo

Cafe da Manhã
Dia 1: 1 ovo pochê + 1 torrada integral + 1 laranja
Dia 2: 1 ovo cozido com pouquíssimo sal + 1 mexerica
Dia 3: 1 fatia de pão integral + 1 ovo mexido com tomate picado [usar 1 col. (chá) de óleo e pouco sal]

Lanche da Manhã
Dia 1: 1 iogurte
Dia 2: 1 maçã + 1 copo com água
Dia 3: 1 goiaba + 1 copo com água

Almoço
Dia 1: 1 prato (sobremesa) de salada verde com tomate + 2 claras mexidas com tomate picado (usar 1 col. (chá) de óleo) + 1 mexerica
Dia 2: 2 ovos mexidos com tomate picado (com até 1 col. (chá) de óleo] + 1 prato de salada (com 1 col. (chá) de azeite e pouco sal) + 3 col. (sopa) de cenoura cozida + 1 goiaba
Dia 3: 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 ovos cozidos + 2 col. (sopa) cheias de couve refogada

Lanche da Tarde
Dia 1: 1 banana + 1 copo com água
Dia 2: 1 pera + 1 copo com água
Dia 3: 1 maçã + 1 copo com água

Jantar
Dia 1: 1 Ovo cozido + 1 Pera + 1 Xícara de chá de ervas (Cidreira, Camomila, ou Capim-Santo)
Dia 2: 2 Claras de ovos pochês + 1 Banana + 1 Xícara de chá de erva cidreira
Dia 3: 2 Claras de ovos pochês + Salada colorida (Alface, Rúcula, Agrião e Cenoura ralada) + 1 Xícara de chá de camomila ou Capim-Santo.

A clara de ovo é apontada pela dieta como uma boa alternativa de emagrecimento por ser um alimento fonte de proteínas de estrutura complexa que exigem um maior tempo de digestão e com isso favorecem a saciedade, evitando a volta rápida da fome. Já a batata cozida é indicada por possuir carboidratos em sua composição, nutriente ligado ao fornecimento de energia ao organismo.

Há duas versões da dieta. Em uma delas além do consumo de batata e clara do ovo, é recomendado o consumo de suco de limão junto às refeições para desintoxicar o organismo e fornecer vitamina C. Outra versão da dieta permite o consumo de um ovo inteiro todos os dias no café da manhã para assim controlar a fome desde o inicio do dia.

A clara de ovo contém albumina, uma proteína geralmente utilizada em forma de suplemento pelos praticantes de atividade física com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de massa muscular. Portanto ao associar a Dieta da Clara do Ovo à prática de atividade física, o seguidor supostamente estaria emagrecendo e ao mesmo tempo favorecendo o aumento de massa muscular, prevenindo a flacidez.

Vantagens da Dieta da Clara do Ovo

Os ovos são boas fontes de proteínas e aminoácidos essenciais ao corpo, assim como vitamina A nutriente fundamental a saúde dos olhos, cabelos, unhas e pele.

Desvantagens da Dieta da Clara do Ovo

O plano alimentar proposto pela Dieta da Clara do Ovo está baseado no consumo de apenas 2 alimentos: clara de ovo e batata cozida. Essa drástica restrição de alimentos contraria um dos princípios de para alimentação saudável: a variedade de nutrientes. Portanto, seguir a dieta por longos períodos representa um grande risco de carência de vitaminas e minerais essenciais ao organismo como, por exemplo, vitamina C, cálcio e potássio. A ingestão de fibras também é prejudicada devido à exclusão de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras durante a realização da dieta.

A segunda versão da dieta ao permitir o consumo diário de um ovo inteiro pode favorecer o aumento dos níveis de colesterol sanguíneos, já que na gema dos ovos estão contidas grandes quantidade desse tipo de gorduras. Com altos níveis de LDL-colesterol, (o colesterol ruim) circulando na corrente sanguínea o risco para entupimento de vasos sanguíneos e o consequente desenvolvimento de doenças cardíacas é aumentado.

O rápido emagrecimento que promete a Dieta da Clara do Ovo é outra desvantagem da dieta. A perda de peso atingida em um curto espaço de tempo favorece o conhecido “efeito sanfona”, afinal a dieta não promove mudanças definitivas de hábitos alimentares, contribuindo assim para o retorno do peso pedido. O ideal é que o emagrecimento ocorra de forma gradual e associado à adoção definitiva de hábitos alimentares saudáveis, não em um curto prazo como proposto pela dieta