Home / Emagrecimento / Dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo é uma dieta na qual os indivíduos fazem uma alimentação específica de acordo com o seu tipo sanguíneo e foi desenvolvida pelo médico naturopata Peter d’Adamo e publicada em seu livro “Eatright for yourtype”  que significa “Alimente-se corretamente de acordo com seu tipo de sangue”, publicado em 1996 nos Estados Unidos da América.

Para cada tipo sanguíneo (tipo A, B, O e AB) os alimentos são considerados:

  • Benéficos – alimentos que evitam e curam doenças,
  • Nocivos – alimentos que podem agravar doenças,
  • Neutros – não trazem, nem curam doenças.

De acordo com esta dieta os tipos sanguíneos têm forte influência no organismo. Eles determinam a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até a personalidade de cada indivíduo, promovendo o bem-estar, diminuindo o peso e fortalecendo a saúde a partir de uma mudança de hábitos alimentares.

LEIA TAMBÉM

Cada grupo sanguíneo tem as suas características e por isso deve de fazer uma alimentação específica, assim para quem tem:

  • Sangue tipo O – necessita de comer proteínas animais diariamente, caso contrário, podem desenvolver doenças gástricas como úlceras e gastrites devido a alta produção de suco gástrico. São considerados os carnívoros com um aparelho intestinal forte sendo considerado o grupo mais antigo, basicamente caçador.
  • Sangue tipo A – se deve evitar proteínas de origem animal pois têm dificuldades para digerir estes alimentos uma vez que a produção de suco gástrico é mais limitada. São considerados os vegetarianos com um aparelho intestinal sensível
  • Sangue tipo B –  tolera uma dieta mais variadas e é o único tipo de sangue que tolera bem laticínios em geral.
  • Sangue tipo AB – necessita de uma dieta equilibrada contendo um pouco de tudo. É uma evolução dos grupos A e B, sendo que a alimentação desse grupo é baseada na dieta dos grupos sanguíneos A e B.

Apesar de existir alimentos específicos para cada tipo de sengue existem 6 alimentos que para um bom resultado devem ser evitados como: leite, cebola, tomate, laranja, batata e carne vermelha.

Sempre que se quer fazer uma dieta é importante consultar um profissional de saúde como o nutricionista para verificar se essa dieta pode ser realizada pelo individuo.