Home / Emagrecimento / Dieta da batata doce

Dieta da batata doce

A batata doce faz muito sucesso entre as pessoas que praticam musculação, já que seu carboidrato é considerado o melhor para quem pratica algum tipo de esporte. Mas esse tubérculo também pode ser utilizado por quem deseja perder peso. A dieta da batata doce é saudável e emagrece até 1,5 kg por semana, e o melhor: você não precisará passar fome.

Dieta da batata doce: benefícios e cardápio

A batata doce é muito nutritiva, para você ter uma ideia, ela possui 2 vezes mais fibras, mais potássio, e 5 vezes mais cálcio do que a batata inglesa (batata normal). Também é muito rica em proteína e fósforo. Todas essas características desse tubérculo ajudam a controlar o colesterol ruim (LDL) e o diabetes, além disso, melhora o funcionamento do intestino.

dieta da batata doceA batata doce possui o chamado amido resistente. Esse amido é um tipo de carboidrato, no entanto, ao contrário do carboidrato normal, ele não é rapidamente absorvido pelo organismo. As enzimas do intestino delgado não conseguem digeri-lo, além disso, ele atrai moléculas de gordura e açúcar, assim, essas moléculas acabam sendo digeridas mais lentamente.

Por causa do amido resistente, a batata doce é considerada um alimento de baixo índice glicêmico (IG).

O IG é um índice que é utilizado para medir a velocidade com que a glicose entra na circulação sanguínea após o consumo de carboidratos. Quando ingerimos alimentos de alto IG, os níveis de glicose no sangue sobem rapidamente. Isso obriga o pâncreas a produzir mais insulina, já que esse hormônio é que leva a glicose para dentro das células.

LEIA TAMBÉM

O problema é que a insulina em excesso favorece o acúmulo de gordura, portanto, quanto maior o consumo de alimentos de alto IG, maior o acúmulo de gordura, e maior o aumento de peso.

Apesar da batata doce ser mais calórica que a batata normal, ela ajuda a emagrecer, já que aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada, sem elevar os níveis de glicose no sangue.

Para fazer a dieta da batata doce você não precisará ficar o tempo todo comendo apenas batatas. Felizmente, para fazer essa dieta basta incluir a batata doce em um cardápio saudável e equilibrado.

Você só não pode comer batata doce em excesso. Ela ajuda a emagrecer, mas como é um alimento um pouco calórico, quando ingerida em excesso pode fazer você ganhar peso.

Receita com batata doce

Para fazer a dieta da batata doce você pode preparar algumas delícias utilizando esse tubérculo e outros alimentos saudáveis. Veja abaixo uma receita bem fácil de purê de batata doce.

Purê

Ingredientes

  • 150 g de batata doce
  • 10 g (1 colher de chá) de requeijão light
  • 2 colheres de sopa de leite (desnatado)

Cozinhe a batata doce em água até que ela fique macia. Espere esfriar um pouco e descasque. Depois amasse a batata, acrescente o requeijão e misture. Depois coloque o leite e misture novamente. Pronto!

Se você quiser num ponto mais mole, basta acrescentar mais leite.

Batata doce fornece energia!

A batata doce fornece muita energia sem provocar picos de glicose no sangue, portanto, ela é um alimento perfeito para quem faz exercícios físicos.

Como sabemos, para perder peso e manter o corpo ideal ao longo do tempo, além de fazer uma dieta equilibrada e saudável, é importante fazer atividades físicas. Aproveite então o poder da batata doce para aumentar a sua disposição para os exercícios.