Home / Cabelo / 7 Dicas para remover as manchas das roupas

7 Dicas para remover as manchas das roupas

Muita gente já deixou de usar aquela peça de roupa favorita com medo de manchar. A depender do tipo de substancia que penetra no tecido, é possível remover com uma lavagem simples ou é necessário um produto extra para fazer essa remoção.

Ainda que sejam as inimigas número um dentro de casa, atualmente existem centenas de truques que podem nos ajudar a eliminar as manchas com mais facilidade para que não precisemos deixar de usar aquela roupa e nem gastar muitas horas tentando removê-las.

Então, se quisermos ser mais amigáveis com a natureza e com nossa própria saúde,podemos usar alguns truques de limpeza natural que podem ajudar a eliminar as manchas de forma efetiva. Interessado em conhecer esses truques? Então confira!

7 truques efetivos para remover as manchas das roupas

LEIA TAMBÉM

Atuar imediatamente para remover as manchas

Apesar de existirem no mercado muitas variedades de produtos que facilitam essa tarefa, seu uso não é recomendado devido aos compostos químicos agressivos que contêm. A maioria desses produtos é prejudicial para a saúde, para a roupa e, principalmente, para o meio ambiente.

A primeira coisa que devemos fazer para simplificar essa tarefa de remover a mancha é atuar imediatamente, ou seja, se possível devemos eliminar a mancha antes que ela seque.

Caso a ação envolva esfregar a roupa com um pano devemos fazê-lo com muita precaução, pois a roupa pode perder tinta e afetar a cor original do tecido, tornando o problema mais grave.

 

1. Manchas de gordura ou óleo

É normal que, ao cozinhar ou comer, as roupas acabem com restos de gordura ou óleo, que podem ser muito difíceis de eliminar.

O que fazer nesse caso?

  • Se a substancia estiver fresca basta polvilhar um pouco de talco e deixar secar para depois escovar com água e detergente.
  • Se já tiver secado, mergulhe a roupa em uma mistura com duas partes de vinagre para uma de água e deixe-a de molho por uma noite.

2. Manchas de café

Por sua tonalidade escura costuma ser muito simples que penetre no tecido e deixe uma mancha difícil de eliminar.

O que fazer nesse caso?

  • Faça uma mistura de partes iguais de álcool, vinagre e água, e aplique-a na área manchada com café antes de enxaguar como habitualmente.
  • Se a roupa for branca ou de lã, opte por esfregar um pouco de gema de ovo, que também é eficaz.

3. Manchas de chocolate

É muito comum que as crianças sujem as roupas com uma delícia de chocolate! Devido a essa cor tão escura que ele deixa, parece ser um desafio remover a mancha totalmente; porém, não há porque se preocupar, essa remoção não é tão complicada.

O que fazer nesse caso?

  • Se for possível agir imediatamente, aplique um pouco de água com gás na área manchada com chocolate e enxague-a com sabão.
  • Mas se já estiver seca, coloque a roupa de molho em água quente com sabão.

4. Manchas de batom

 

Mesmo que não seja muito usual manchar a roupa com batom, é bom saber como atuar caso aconteça alguma vez.

O que fazer nesse caso?

  • Se a mancha for causada por lápis labial (ou batom), basta esfregar um pouco de vaselina, giz ou creme dental branco. Deixe atuar por alguns minutos e depois enxágue.
  • Se a mancha for causada por outro cosmético como, por exemplo, blush, mergulhe a roupa em uma mistura de água com limão e deixe assim por uma hora, depois lave com um sabão para roupas.

5. Manchas de vinho tinto

Essas sim são uma dor de cabeça! Aderem-se ao tecido e é preciso muita paciência para tirar totalmente.

O que fazer nesse caso?

  • Antes que o vinho tinto seque, esfregue a roupa com um pouco de vinho branco.
  • Outra opção é preparar uma mistura de amido de milho e limão e aplicar como fosse um sabão.

6. Manchas de suor

 

A mancha deixada pelo suor na roupa é muito incomoda e difícil de remover completamente. Felizmente, com a aplicação de alguns ingredientes é possível atenuá-la até fazer com que quase desapareça.

O que fazer nesse caso?

  • Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e limão e esfregue nas regiões onde a roupa foi afetada.
  • Outra boa solução consiste em aplicar água oxigenada antes de colocar a roupa na máquina.

7. Manchas de frutas e vegetais

As bagas, a beterraba e outras frutas e vegetais de cores intensas, podem se aderir ao tecido com muita facilidade e provocar manchas.

O que fazer nesse caso?

  • Coloque a roupa manchada com frutas em uma panela com água fervendo.O vapor atua sobre a mancha e facilita sua eliminação com uma posterior lavagem.
  • Se a manha persistir, aplique um pouco de suco de limão e mergulhe-a em água quente.