Home / Cabelo / Dicas para quem pinta os cabelos

Dicas para quem pinta os cabelos

Dicas para quem pinta os cabelos

Teste de sensibilidade

Muitas vezes, na pressa, as pessoas acabam não fazendo o teste de sensibilidade. Isso é um grande problema! Se você nunca pintou os cabelos, pode ter algum tipo de reação alérgica à tintura – que pode ir de uma vermelhidão no couro cabeludo à carequice queda de cabelo.
Para fazer o teste, aplique a tintura no antebraço e espere alguns minutos. Se sua pele não apresentar sinais indesejáveis – como vermelhidão, ardência, inchaço -, manda ver!
Daí você encuca com aquele cabelão lindo daquela modelo da revista, vai ao salão e se joga no procedimento. Mas se esquece de que, para manter esse cabelo, precisa voltar ao salão a cada 15 dias (ou menos, se seus cabelos crescerem tanto quanto os meus).
Um dos motivos que me fez voltar atrás com meus cabelos roxos (ai, que saudade!) foi justamente o tempo e o dinheiro que eu demandava para manter os cabelos em dia. Porque de nada adianta você ter a cor e o corte que adorava se não puder manter seus cabelos bonitos, saudáveis e em dia! Raiz crescida, cabelo ressecado, cor desbotada não combina com a imagem de ninguém. Se você não tem tempo nem dinheiro para manter a peruca do jeitinho que você gostaria, pense se não vale a pena pintar de uma cor próxima a sua cor natural, porque a manutenção é mais fácil.
Muita gente que pinta os cabelos em casa começa a aplicação da tintura pela raiz. Mas alguns especialistas sugerem que é melhor começar pelas pontas dos cabelos e só depois ir para a raiz. Da mesma forma, também é preferível começar pela nuca e depois vir para a frente. Isso porque a nuca e as pontas são regiões mais frias, o que faz com que a tintura leve mais tempo para agir.

Pintura e alisamento

Você quer fazer os dois procedimentos no mesmo dia, pintura e alisamento, para economizar tempo, certo? É importante saber que o ideal seria alisar os fios antes de pintar. Isso porque o produto utilizado no alisamento pode alterar a coloração da tinta. Além disso, o ideal é conversar com seu cabeleireiro para usar produtos que não briguem, cujos ingredientes sejam compatíveis.
LEIA TAMBÉM

Seja você mesmo(a)!

Vivo dizendo por aqui que ter estilo é sempre mais importante do que estar na moda. Claro que alguns cortes e algumas colorações estão em maior ou menor evidência de tempos em tempos. Mas é importante saber que imagem você quer transmitir às pessoas, que cores combinam melhor com seu tom de pele e buscar um estilo próprio. Na dúvida, um visagista ou um consultor de imagem podem ajudar.

Radicalizando

Os especialistas dizem que ninguém deveria mudar da água para o vinho de uma única vez. O choque ao se ver completamente diferente no espelho pode mesmo ser grande. Comigo, isso nunca foi problema. Como meus cabelos crescem muito rápido, não tenho problema em mudar, em arriscar. Mas sei também que essa é uma característica de poucas pessoas. A maioria das pessoas é muito apegada à imagem e pode não se reconhecer no espelho. Se quiser mudar muito, é bom ir aos poucos, para poder ir se acostumando com a ideia.

Cabelo de milho

Quem tinge os cabelos sabe: precisa investir pesado em produtos para hidratação e tratamento! De nada adianta ter a cor dos seus sonhos se seus cabelos forem ficar parecendo cabelos de milho. Não precisa se desesperar e fazer a louca dos produtos caríssimos! Basta fazer os procedimentos corretamente e você pode ter uma boa hidratação em casa mesmo.
Pelo menos uma vez por semana, faça o seguinte procedimento:
1. Lave seus cabelos com um shampoo anti resíduos.
2. Misture uma porção de creme de hidratação, uma colher de óleo (pode ser de amêndoas, de coco, de oliva, de soja, não importa!) e uma ampola de vitamina A (vende em lojas de cosméticos).
3. Aplique a mistura nos cabelos úmidos, com movimentos como se estivesse puxando os fios da raiz às pontas (como fazem os cabeleireiros no salão).
4. Use uma touca de isopor e alumínio por no mínimo 30 minutos.
5. Lave e condicione os cabelos como normalmente.
Isso já ajudará bastante na hidratação do seu cabelo. Invista também em produtos leave-in (sem enxague). Se você ainda não viu, dá uma olhadinha no meu vídeo sobre shampoo anti-resíduos caseiro e aplicação de máscara de hidratação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*