Home / Cabelo / Dicas para prolongar o tempo do cabelo liso

Dicas para prolongar o tempo do cabelo liso

Dicas para prolongar o tempo do cabelo liso

1. Não toque
OK, seu cabelo está macio, uma delícia, mas vamos parar já de ficar passando a mão nele a toda hora! Inclusive na hora de fazer chapinha, viu? Ainda que sua mão esteja limpa, você espalha a oleosidade de forma desordenada, deixando o cabelo pesadão.

2.Liso, mas com balanço!
Você ama fio liso, mas não quer que ele fique chapadão. Após a escova, penteie, passe spray que dê volume e maciez e bagunce com os dedos, puxando os fios pra baixo. Pronto! Liso e com bossa.

3. Olho na raiz
O alisamento começa a morrer pela raiz. Para combater, o cabeleireiro indica não passar condicionador na raiz e secá-la bem quando lavar, pois ajuda a esticá-la e, assim, fica menos volume.

4. Amigão do liso
Com os cabelos lavados e antes de secar, invista no leave-in de hidratação profunda, que deixa os fios maleáveis, mais coordenados e sem frizz.

5. Brilho extra
O efeito liso fica ainda mais potente aos olhos quando o cabelo reflete a luz. Com ele seco, antes da chapinha, aplique um spray de brilho ou sérum de luminosidade para encorpar os fios e fazer o liso durar mais.

6. Dupla proteção
O secador ativa o processo das progressivas e é fundamental em toda escova. Mas saiba que vale a pena investir em produtos que protegem o fio do calor. Eles tiram a umidade sem desidratar os fios e formam uma capa.

7.Shampoo matador
“Escolha shampoo’s sem sal ou específicos para tingidos. Eles são menos agressivos e evitam que a química do alisamento se vá”, explica Renato Rodriguez, do Salão Neci Diniz & Equipe. E passe longe dos antirresíduos, que abrem a cutícula e levam embora ainda mais rápido o alisamento e a coloração.

8. Acordando linda
Fez escova normal no salão? Na hora de dormir, arme um coque bem fraquinho e prenda com elástico de tecido que não marca o cabelo. Assim, você não amassa os fios. No dia seguinte, passe só um secador no cabelo, modelando rapidamente para dar movimento

9. Dê um tempo
Para o cabelo ficar lindão liso, precisa estar forte. Não o sobrecarregue com progressivas e alisamentos, um atrás do outro. O ideal é dar um intervalo entre os processos. Se você não abre mão do alisamento neste tempo, faça escovas semanais simples.

10. Final feliz
Usar finalizador depois de fazer escova e chapinha impede que a umidade penetre nos fios. Estes produtos são a chave do sucesso, porque o xampu só limpa, mas os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo.

Wella ProSeries/ Divulgação

LEIA TAMBÉM

11. Cabeça Limpa
Lavar o cabelo todos os dias tira a química do alisamento. Porém, deixá-los sujo é pior: a raiz levanta, enseba e você perde o efeito lisão. Lave a cada dois dias e enxágue bem a raiz para soltar os fios.

12. Passou, limpou!
Escova simples é aquela história: lavou, acabou! “Ganhe um dia extra do efeito lisão investindo num xampu em spray de lavagem a seco”, conta Gil Scawia, cabeleireiro do Nandi Hair, em São Paulo.

13. Seque bem!
O desejo de quem faz alisamento é deixar os cabelos secarem ao vento. Mas saiba que o ideal é usar o secador, nem que seja só para tirar a umidade. “É que a progressiva é termoativada. O calor potencializa o processo de alisamento”, explica Gil.

14. Escovada
A escova certa faz toda diferença. A do tipo raquete (quadradona) desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho também ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz. Cerdas unidas e naturais também ajudam a alisar e a dar brilho.

15. Friozinho bom
Truque de salão pra bombar a escova em casa: jogue um jato de ar frio do secador depois que fazer a escova. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho.

16. Hidratar é o segredo!
Alisou? Tem que hidratar a cada 15 dias! “Qualquer procedimento que muda a estrutura do fio elimina nutrientes. Hidratar repõe o que foi perdido”, diz Gil. Lave a cabeça, aplique a máscara (menos na raiz) e faça um turbante com toalha por cinco minutos. Depois, lave bem.

17. Dieta da proteínas queridinhos dos cabeleireiros:
· Creatina: é uma proteína que protege cada fio e mantém o alisamento.
· Queratina: ativada com o calor do secador e da chapinha, fortalece o cabelo. Só não faça a “louca da queratina”, pois o excesso pode deixar o cabelo duro.

18. Devagar com a tintura!
Se você pinta o cabelo e ainda faz progressiva, cuidado: é muita química. Use produtos para fios tingidos para protegê-los do desgaste e dê intervalos de 15 dias, pelo menos, entre a tintura e a progressiva.

19. Chapa quente!
Chapinha é uma maravilha, mas tem restrições. Nada de usá-la por cima do cabelo sujo e muito menos passar óleo e aplicá-la. Vai fritar em vez de alisar! E há uma temperatura certa para cada tipo de fio. Pergunte ao seu cabeleireiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*