Home / Variedades / DICAS PARA ESPANTAR A PREGUIÇA MATINAL

DICAS PARA ESPANTAR A PREGUIÇA MATINAL

DICAS PARA ESPANTAR A PREGUIÇA MATINAL

Quando a temperatura cai, sair da cama pela manhã parece uma missão impossível! “Para manter a temperatura estável, o corpo tem o metabolismo acelerado e queima energia. No frio, esse gasto energético aumenta e, para preservar nossas reservas, tendemos a ficar mais quietos, lentos e preguiçosos“, conta o médico Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Quer levantar com mais pique? Siga nossas dicas:

1. Ao acordar, coloque uma música agradável e lembre-se dos compromissos divertidos que você terá durante o dia, como encontrar os amigos ou familiares.

2. Deixe o quarto aquecido com uma temperatura próxima daquela dos cobertores.

3. Adquira o hábito de se espreguiçar. “O movimento melhora a circulação do sangue e comunica ao cérebro que o momento de descanso terminou”, explica o médico.

4. Respire profundamente para ativar a circulação sanguínea e melhorar a captação de oxigênio, pois isso deixará você mais animado.

5. Tome um banho morno. “A água fria pode provocar espasmo muscular, enquanto a quente relaxa muito e dá ainda mais preguiça”, alerta o médico.

6. No café da manhã, consuma alimentos leves e nutritivos. Um copo de AdeS, por exemplo, garante pique e disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.

7. Pratique alguma atividade física pela manhã. O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia.

8. Evite as comidas gordurosas e pesadas no jantar. “Os alimentos calóricos demoram mais para ser digeridos. Com isso, o corpo tende a poupar energia para ser usada no processo digestivo, e a preguiça aumenta”, diz Jomar.

9. Durma cedo! Resista à tentação de ficar até mais tarde vendo TV ou na internet.

10. Nos finais de semana, relaxe e fique na cama o tempo que quiser! Assim, durante a semana você terá mais disposiçãO.

>>> DORES NO CORPO? PODE SER SÍNDROME DA FIBROMIALGIA! LEIA MAIS <<< 

 

ESPANTAR SONO DE MANHA

Programe seu dia com UMA HORA A MENOS

E faça isso durante a noite, assim você ganha uma hora para desacelerar. Programar muitas atividades para antes de dormir pode gerar estresse e liberar hormônios, como cortisol, que atrapalham o sono. Isso vale mais ainda para quem leva trabalho para casa. E não importa seu cronotipo, dormir mal atrapalha o rendimento de qualquer um, e não só de manhã. Na hora de dormir, o ideal é estimular a melatonina, hormônio importante para o fim da vigília. Para Ierardi, uma das formas do vespertino acordar mais cedo é criar uma situação propícia ao sono à noite, e você pode aproveitar uma hora livre para isso. “Reduza suas atividades à noite, criando um relaxamento nesse horário”, ensina. Diminuir estímulos sonoros e visuais ajuda, com músicas lentas ou a televisão em volume mais baixo.

PROTEÍNAS DE MANHÃ podem ajudar
Algumas pesquisas tentam relacionar a alimentação à disposição, e a proteína tem um papel importante nisso. Um estudo feito na Universidade de Lancaster (Reino Unido) no início de 2012, por exemplo, mostrou que pessoas que ingeriam bebidas proteicas tinham uma melhor memória por algum tempo depois do consumo. Já em Zurique, na Suíça, cientistas perceberam que este nutriente resultava em mais atenção. “Esses compostos demandam maior gasto energético para sua absorção e metabolismo pelo fígado e induzem a aceleração do organismo”, destaca o endocrinologista Luciano Giacaglia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Além disso, o médico lembra que as proteínas reduzem a entrada do triptofano no cérebro, hormônio ligado ao sono, além de estimular a noroadrenalina, nos tornando mais despertos e ativos .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*