Home / Pele / Dicas para apagar marcas das cicatrizes

Dicas para apagar marcas das cicatrizes

Como amenizar cicatrizes naturalmente

As cicatrizes de certa forma contam um pouco da nossa história: quem não tem uma marquinha no corpo resultado de uma queda, queimadura, cirurgia, vacinação e até doenças como catapora e sarampo? É comum que a gente olhe para alguém e fique imaginando “do que será esta cicatriz?”.

Tem gente que exibe com orgulho e charme algumas cicatrizes, mas a verdade é que nem todo mundo pensa desta forma ou nem toda cicatriz fica assim tão interessante! Por isto veja aqui como amenizar as cicatrizes.

Como acabar com as cicatrizes?

Não há como acabar com as cicatrizes, até hoje não foi inventada uma técnica ou remédio capaz desta proeza. O que é possível fazer, sim, é amenizar as cicatrizes.

Atualmente existem diversos métodos e medicamentos, no entanto é preciso consultar um dermatologista que, de acordo com o tipo e a “idade” da cicatriz, o processo de cicatrização do paciente, etc. poderá indicar o tratamento e os cuidados ideais. Ascicatrizes hipertróficas ou queloideanas são as mais difíceis de amenizar e as que respondem com menos sucesso aos tratamentos.

Como amenizar cicatrizes naturalmente

O importante aqui é ressaltar que não existem resultados milagrosos! Sobretudo notratamento natural de cicatrizes. Como dissemos, não foi inventada nenhuma técnica capaz de apagar totalmente estas marcas: nem laser, nem preenchimentos, nem cirurgias, então imagine um método natural…

No entanto, é possível, dependendo do tipo, extensão, idade e uma série de outras características suavizar muitíssimo o aspecto das cicatrizes. Mas atenção: as hipertróficas quase não respondem aos cuidados naturais, mantendo o seu aspecto alto, escuro ou avermelhado, praticamente inalterado. Já as cicatrizes de acnerequerem um cuidado específico, o qual deve ser indicado pelo seu dermatologista. A boa notícia é que a pele madura tende a formar cicatrizes mais suaves! Viu, nem sempre a idade joga contra a beleza estética…

cicatriz

Cuidados e métodos naturais para amenizar cicatrizes já formadas:

  • Massagem hidratante: é importante manter a área da cicatriz bem hidratada, aplicando uma massagem suave com movimentos circulares com um bom hidratante ou uma misturinha de óleos, faça isto todas as noites. No caso das cicatrizes recentes, vale a pena fazer pela manhã e à noite.
  • Rosa mosqueta: aplique óleo de rosa mosqueta de 2 a 3 x por dia! Este óleo tem a capacidade de ajudar no processo de regeneração dos tecidos e também tem efeito clareador, os seus resultados podem ser excelentes, deixando a cicatriz muito mais suave e clara.
  • Vitamina E: aplique nas cicatrizes mais recentes, de 2 a 3 x por dia.
  • Alimentação equilibrada e nada de fumo: para as cicatrizes recentes, o ideal é aliar a todos os cuidados uma alimentação rica em vitamina C, ferro, proteínas (incluindo carne vermelha para quem não é vegetariano, claro), tomar bastante água, azeite de oliva para temperar as saladas e nada de fumo.
  • Óleo essencial de melaleuca: uma boa opção para hidratar as cicatrizes é misturar 2 gotinhas de óleo essencial de melaleuca com 10 gotas de óleo de rosa mosqueta e aplicar na cicatriz de 2 a 3 x por dia.
  • Proteja a cicatriz do sol: o ideal é usar protetor solar e uma barreira física como blusa cobrindo o local, chapéu, etc. Este cuidado é ainda mais importante nas cicatrizes recentes.