Home / Saúde / Dicas caseiras de como Remover Infecção de uma Unha Encravada

Dicas caseiras de como Remover Infecção de uma Unha Encravada

Dicas caseiras de como Remover Infecção de uma Unha Encravada

Unhas encravadas podem causar muita dor . Elas acontecem quando a unha penetra o tecido macio que cerca o dedo e a pele começa a crescer sobre ela, e não por baixo. Comuns nos dedões do pé mas podem acontecer em qualquer um deles. Além da dor, unhas encravadas infecionam facilmente;  Com os passos certos, você pode curar seu dedo leia:

 Tratando a unha

  1. Mergulhe o dedo em água morna. Para reduzir a dor e o inchaço da unha, mergulhe o pé correspondente em água morna por 10-15 minutos. Encha uma banheira com água quente e adicione 1 ou 2 colheres de sopa com Sal de Epsom (sulfato de magnésio). Coloque o pé na água e relaxe enquanto o mergulha. Seque o dedão do pé completamente ao terminar.

    • O Sal de Epsom ajuda a tratar a dor e a inflamação.
    • Você pode fazer o processo várias vezes por dia se a dor for intensa demais.
    • Nunca mergulhe o pé em água quente: sempre o faça em água morna.
    • Ao mergulhar o pé, você pode misturar água e sabão e descansá-lo na solução por 10 minutos.

    Leia tambémSe ver uma linha destas nas unhas, consulte urgentemente um médico

    Para aliviar a pressão sob a borda da unha encravada, os médicos recomendam, em alguns casos, que você levante e sustente um pouco a unha. Coloque um pedacinho de algodão ou de fio dental grosso sob a borda dela. Tal técnica ajuda a distanciar a unha da pele para não perfurá-la mais.

    • Ao utilizar algodão, umedeça-o com antisséptico para ajudar a aliviar a dor e evitar infecções debaixo da unha.
    • Se a unha estiver infeccionada, esse procedimento pode também ajudar a retirar a umidade
    • verifique se o FIO DENTAL GROSSO não possui gosto e nem cera em sua constituição.
    • Não insira nenhuma ferramenta de metal sob a unha para colocar o fio dental ou algodão com mais facilidade, pois fazê-lo só irá machucar o dedo ainda mais.
    • Aplique pomada antibacteriana. Esse tipo de pomada é muito útil ao lidar com unhas encravadas. Antes de aplicá-la, seque o dedo completamente. Cubra a área infeccionada com creme antibacteriano e aplique a pomada com camadas grossas sobre a área infectada do dedo. Enfaixe-o com bandagem (um curativo adesivo grande) para evitar que sujeira entre no machucado e para que a pomada fique no local.
       remover unhas encravadas
  2. Vá a um podólogo. Unhas encravadas que infeccionam não devem ser tratadas por conta própria (assim como todos os machucados que infecionam). Marque uma consulta com um podólogo para que ele a trate. Se a infecção e a unha estiverem em estado avançado, pode até ser necessário realizar uma pequena cirurgia, mas em grande parte dos casos, o médico irá tratar a unha com um anestesiante e tratamento adequado.

    • O podólogo pode prescrever antibióticos orais para ajudar a evitar infecções futuras.

    Mitos e verdades sobre unhas encravada

  1. Não corte a unha. Um “mito” muito comum é cortar a unha encravada e infeccionada. Mas fazê-lo só irá piorá-la e aumentar a chance de mais unhas encravadas futuramente. Deixe a unha sem cortar e erga-a para aliviar a pressão.

    • A unha do pé pode ter que ser cortada por um médico, mas não em casa
  2. Não “cave” sob a unha. Pode parecer tentador aliviar a pressão ou erguer a unha para longe “cavando” a pele por baixo dela. Não faça isso, pois a infecção pode só piorar.

    • Não use pinças, lixas, palitos de manicure, tosquiadores e outras ferramentas de metal.

    leia mais : O que o roer as unhas fala da sua personalidade

  3. Não corte a unha em forma de “V”. De acordo com métodos de cura espalhados ao longo do tempo, a unha infeccionada será curada ao cortá-la em formato de “V” sobre ela, aliviando a pressão. No entanto, tal ação nada faz além de criar um borda irregular em sua unha.

Dicas muito importantes unhas encravadas 

  • Não fique pressionando o pus para que ele saia da área da unha encravada: pode acabar infeccionando mais
  • Não morda a unha com os dentes. Além de não ser higiênico, a unha e os dentes serão danificados
  • Problemas com os dedos e o pé pode indicar diabetes.
  • Indivíduos com problemas de imunidade devem consultar um médico para verificar se existe alguma infecção persistente.

Leia também:  Melhor Fortalecedor de Unhas

  • Às vezes, as infecções podem tornar-se fatais ao se manifestarem com septicemia ou se causarem infecções sanguíneas. Você poderá também desenvolver infecções gangrenosas, que criam tecidos mortos e em deterioração, o que pode exigir internação, cirurgias e até amputações para evitar que o tecido morto se espalhe.
  • Caso tenha uma unha encravada e saiba que é diabético, você deve consultar um médico especializado em problemas do pé ou um podólogo.