Home / Saúde / Dica para Mulher 10 exercícios para prevenir a cólica

Dica para Mulher 10 exercícios para prevenir a cólica

Dica para Mulher 10 exercícios para prevenir a cólica

Exercícios indicados para evitar as cólicas menstruais

1. Caminhar. É um dos mais simples e eficazes, ao mesmo tempo. Caminhando rapidamente conseguiremos regular a circulação sanguínea nesta área, já que com isso realizamos um leve balanço pélvico. Além disso, conseguiremos nos distrair e parar de pensar na dor.

2. Adotar a postura da cobra. Trata­se de uma postura de Yoga, disciplina altamente recomendada para aliviar cólicas menstruais. Realiza­se apoiando as mãos no chão, com os cotovelos segurando o torso. Inalamos enquanto esticamos os braços, levantando o peito do chão e sustentando a cabeça para trás enquanto olhamos para o teto. Em seguida, elevamos o peito tanto quanto pudermos, e retornamos à posição inicial, enquanto exalamos lentamente.

3. Bicicleta. Com o pedalar da bicicleta favorecemos a circulação das coxas, do abdômen inferior e da parte inferior das costas, onde também se costuma sofrer desconforto durante o período menstrual. Também, é um exercício cardiovascular altamente recomendado.

4. Dança do Ventre. OS especialistas aconselham qualquer tipo de dança para fortalecer os músculos do abdômen, mas a dança do ventre é a mais adequada nesta ocasião. Seus movimentos, com foco nesta área, têm a função de relaxar os músculos da mesma, por isso é um bom exercício para evitar cólicas menstruais.

5. Levantamento de pernas. Deitamos de costas com os braços em cruz e elevamos ligeiramente as pernas. Depois, sustente no ar, e mova lentamente de um lado para o outro,  gentilmente voltamos a nossa posição inicial.

6. Nadar. Tal como acontece com qualquer atividade física, nadando liberamos endorfinas, o que eleva o nosso estado de ânimo e ajuda a aliviar a dor. Também, nos obriga a mover o abdômen e fortalecê­ lo, assim como relaxar os músculos que estão tensos.

7. Movimentos de pélvis. Em pé, separamos as pernas até alcançar à largura dos quadris. Então, sem dobrar os joelhos, realizamos movimentos lentos com a pélvis, levando­ a de um lado para outro e parando por alguns segundos quando alcançamos o ponto máximo lateral.

8. Posição do gato e da vaca. Trata­se de outro exercício de Yoga que imita as posturas de um gato e uma vaca. Apoiamos as mãos e os joelhos no chão, arqueando as costas lentamente em direção ao teto e direcionando a cabeça para o chão. Em seguida, realizamos o mesmo movimento, mas em sentido inverso; ou seja, aproximando à pélvis do chão e arqueando a coluna para baixo, olhando por sua vez para o teto.

Leia mais:

 

9. Apoiar as pernas na parede. Ficamos deitados de costas, com as costas retas e levantamos as pernas para apoiá­las juntas na parede. As mantemos assim por alguns segundos e repita o exercício dez ou quinze vezes.

10. Balasana. É outra postura de Yoga, também chamada de postura da criança. É particularmente eficaz para dor nas costas, muito comum durante a menstruação. Com os joelhos no chão, afastados na largura dos quadris, nos inclinamos para frente para tocar o chão com a testa, estendendo os braços para trás. Nesta posição, respiramos profundamente de 5 a 10 vezes, e lentamente voltamos à posição inicial.

Fonte: Saudedica