Home / Casa / Dica para manter sua casa sem formigas

Dica para manter sua casa sem formigas

Confira  dica para manter sua casa sem formigas 

  • Evite deixar louça na pia ;

  • Feche bem os sacos de lixo, principalmente os do banheiro e os da cozinha;
  • Limpe sempre o fogão após o uso;
  • Cuidado com o açucareiro. De preferência, guarde-o na geladeira;
  • Não deixe alimentos destampados. Mantenha recipientes com doce, geleia e mel, por exemplo, e pacotes de bolacha bem fechados;
  • A comida e a água do seu bichinho de estimação podem atrair as formigas. Limpe sempre o pote de ração e evite deixá-lo muito cheio;
  • Atenção também para as fezes do seu pet (formigas não têm nojo de passar por elas). Recolha o quanto antes e passe um pano com algum produto de limpeza no local;
  • Após as refeições, retire as migalhas e os restos de alimentos da mesa;
  • Use uma solução com cloro e água para limpar os ambientes da casa;
  • Se tiver bebê, cuidado com as fraldas sujas e os babadores com restos de comida.

dica-sua-casa-sem-formigas

Essas dicas podem ser aproveitadas inclusive nos condomínios. O síndico Marcos Burti conta que reforçou a importância da limpeza como uma das medidas de controle de uma infestação ocorrida em 2010 nas áreas comuns do local que administra na Vila Carrão – zona leste de São Paulo.
“O foco foi o playground e tivemos que procurar a ajuda de um profissional. Com o problema resolvido, realizamos entre os condôminos um trabalho de conscientização. Espalhamos comunicados pelos prédios alertando sobre a necessidade de não deixar restos de comida em casa, fechar bem o saco de lixo e manter os apartamentos com a limpeza em dia”, conta.
Tudo isso também vale para os hospitais evitarem as infestações – com o agravante de que muitos pacientes atendidos ou em recuperação ficam mais expostos ao risco de infecções. Para piorar, ressalte-se o fato de que as formigas andam até 200 metros por dia a partir do seu ninho. Randy diz que estudos já demonstraram a ligação entre a formiga-fantasma e alguns casos de infecção hospitalar.
Como combater:
Quem tenta espantar as formigas com soluções caseiras fica desapontado. Elas podem sumir por um tempo, mas sempre voltam – e, na maioria das vezes, em outro ponto que não está sendo “vigiado”. O biólogo Randy é categórico: extrato de citronela, pó de café ou arruda, três exemplos mais comuns de soluções alternativas, não são eficientes.
“Elas são insetos totalmente adaptáveis e muito resistentes. A melhor maneira de evitar que formem ninhos em casa é a limpeza”, afirma. Se acontecer de você já ter essas pequenas intrusas em casa, em infestações iniciais, o ideal é usar inseticidas ou formicidas, que podem ser comprados no tradicional formato aerossol ou em iscas (colocadas em cantos de armários, ambientes e áreas externas).
E não se esqueça de algumas precauções: evite o contato com a pele, os olhos e a boca, não permita a circulação ou a proximidade de crianças durante a aplicação e tome cuidado para não deixar que animais domésticos entrem contato com o inseticida. No caso de uma infestação no jardim, prepare uma solução com metade de água e metade de cloro e derrame sobre o formigueiro. Você vai precisar de persistência e atenção: observe durante alguns dias se todas as “invasoras” morreram, e não apenas aquelas que estavam mais próximas da superfície.
Se perceber que as formigas não desaparecem mesmo depois dessas medidas, a melhor alternativa é chamar uma empresa especializada para fazer uma avaliação da necessidade ou não de um controle efetivo de pragas que as elimine definitivamente da sua casa.