Home / Emagrecimento / Detox de Limão

Detox de Limão

Limonada é um suco baratinho e que se prepara rapidamente. Além de delicioso e muito refrescante, o limão é um importante aliado da dieta, graças ao seu poderoso efeito desintoxicante. Isso acontece porque a fruta contém um alto teor de ácido cítrico, que ajuda a dissolver toxinas e gorduras, além de melhorar a circulação e a imunidade.

Antes do desjejum, do almoço ou do jantar, tome meio copo de água com limão (coloque adoçante se preferir), ou use o suco da fruta para temperar o tomate ralado para colocar no pão. Se preferir quantidades maiores da fruta logo cedo, é melhor não beber o suco em jejum, o que pode agredir estômagos mais sensíveis.

Suco de limão

LEIA TAMBÉM

De duas a três unidades por dia é suficiente para perceber uma diferença na balança – desde que, claro, o consumo de limão seja aliado a uma dieta equilibrada. Tomar suco de limão e comer feijoada completa não vai ajudar nos resultados!

Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico. Alguns dos responsáveis por todos esses benefícios são uma rica fonte de vitamina C e uma substância chamada d-limoneno, um princípio ativo presente em sua casca, que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, o câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias.

Por ser um grande ajudante no tratamento de todas essas enfermidades físicas, psicológicas e emocionais, o fruto acaba por ser utilizado em florais, terapias e também na aromaterapia, como forma de re-equilibrar o organismo e a mente.

Cardápio detox

Aqui, nem toda refeição tem proteína animal (nem mesmo frango ou peixe). O propósito é facilitar o processo digestivo, favorecendo a faxina e a perda de peso. Dá para você enxugar até 3 quilos em 15 dias! Se quiser emagrecer mais (até 5 quilos), vá em frente: você pode seguir o cardápio detox por um mês

Jejum

1 copo (200 ml) de água morna (ou em temperatura ambiente) com suco de meio limão

Café da manhã

Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 maçã (ou 1 polpa congelada de frutas vermelhas)

Opção 2: 1 banana pequena / 1 col. (sopa) de quinua em flocos (ou cereal integral sem açúcar) / 1 col. (sobremesa) de uva-passa / 1 xíc. (chá) de chá verde (ou chá branco)

Opção 3: 2 fatias de manga em cubos / 1 col. (sopa) de linhaça triturada / 1 xíc. (chá) de chá verde com gotas de limão (ou chá branco)

Opção 4: 1/2 papaia com gotas de limão / 1 col. (sopa) de quinua em flocos (ou cereal integral sem açúcar) / 1 xíc. (chá) de chá verde (ou chá branco)

Opção 5: 1 copo grande (300 ml) de suco de melancia com suco de limão

Lanche da manhã

Opção 1: 2 damascos secos + 2 castanhas-do-pará (ou 1 punhado pequeno de uva-passa + 4 amêndoas sem sal)

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco de melancia batido com 1 col. (sopa) de linhaça e suco de 1/2 limão (ou 1 pedaço pequeno de gengibre)

Opção 3: 8 uvas frescas + 4 castanhas de caju sem sal (ou 2 ameixas secas + 4 amêndoas sem sal)

Opção 4: 1 copo (200 ml) de suco detox (veja receita abaixo)

Opção 5: 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã

Almoço

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, rúcula e carambola / 2 col. (sopa) de arroz integral (ou parboilizado) / 1 concha de lentilha / 3 col. (sopa) de couve refogada (ou crua)

Opção 2: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, chicória (ou escarola) e cebolinha picada / 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais / 3 col. (sopa) de couve-flor cozida no vapor (ou grelhada) / 1 filé médio (100 g) de peixe grelhado com suco de limão

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cebola roxa e cenoura ralada / 3 batatas pequenas cozidas com casca e temperadas com 1 fio de azeite e salsinha picada / 1 file médio (100 g) de frango (orgânico, de preferência) grelhado com suco de laranja, sal e pimenta-de-caiena moída

Opção 4: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, gomos de laranja e broto de feijão / 2 col. (sopa) de arroz integral (ou parboilizado) / 1 concha de feijão / 3 col. (sopa) de couve refogada (ou crua)

Opção 5: 1 prato (sobremesa) de salada de agrião, cenoura ralada e gergelim / 1 mandioquinha cozida e temperada com 1 fio de azeite e salsinha picada / 1 file médio (100 g) de peixe com molho de tomate

Lanche da tarde

Opção 1: 1 taça pequena de salada de frutas com 1 col. (sopa) de mix de fibras (veja receita abaixo)

Opção 2: 1/2 xíc. (chá) de abacate em cubos com gotas de limão e 1 col. (sobremesa) de mel (opcional)

Opção 3: 1 banana amassada e polvilhada com 1 col. (sopa) de gérmen de trigo (ou 2 maçãs cozidas com amêndoa)

Opção 4: 1/2 papaia com 1 col. (sopa) de mix de sementes / 1 xíc. (chá) de chá verde com gotas de limão

Opção 5: 1 xíc. (chá) de manga congelada batida com 1 xíc. (chá) de leite de soja

Jantar

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de alface e rúcula com molho cítrico (veja receita abaixo) / 1 filé médio (100 g) de peito de frango (orgânico, se possível) em pedaços e refogado com cebola e tomate / 4 col. (sopa) de chuchu e cenoura refogados

Opção 2: 4 col. (sopa) de salada de soja em grão cozida com tomate, cebola, cebolinha e pimentão picados e molho cítrico / 3 col. (sopa) de abobrinha refogada com tomate

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e abacate com suco de limão e 1 col. (sopa) de azeite de oliva / 2 col. (sopa) de arroz integral (ou parboilizado) com brócolis / 1 filé médio (100 g) de peixe e dois tomates assados (ou cozidos no vapor)

Opção 4: 1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e cenoura ralada com sal e limão / 1 filé médio (100 g) de salmão com gengibre (veja receita abaixo) / 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais cozido com milho

Opção 5: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, figo, 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva e 1 col. (café) de mel / Omelete feita com 2 ovos e recheada com tomate e orégano

Suco detox

. 1 pepino com casca
. 1 folha de couve
. 4 maçãs com casca
. Suco de 1/2 limão
. 1 copo (200 ml) de água
. 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça
Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador ou passe-os numa centrífuga. Beba em seguida (o ideal é não coar).
Rende: 2 copos (400 ml)
Calorias por copo: 120

Molho cítrico

. 1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva extravirgem
. 1/2 xíc. (chá) de água
. 3 col. (sopa) de suco de limão
. 3 col. (sopa) de suco de laranja
. 1 col. (sopa) de mel
. 1 pitada de sal
. Pimenta-de-caiena moída a gosto
Modo de fazer: misture todos os ingredientes numa tigela pequena.
Rende: 30 col. (sopa)
Calorias por colher: 55

Mix de fibras

. 1 xíc. (chá) de semente de linhaça
. 1/2 xíc. (chá) de semente de abóbora sem casca
. 1/3 de xíc. (chá) de gergelim
. 1/3 de xíc. (chá) de castanha-do-pará
Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador ou passe no processador. Guarde em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira (consuma em 15 dias, no máximo).
Rende: 20 col. (sopa)
Calorias por colher: 50

Maçã com amêndoas

. 2 maçãs verdes
. 1 col. (sopa) de uva-passa
. 8 amêndoas cruas sem sal
. 1 col. (café) de canela em pó
. 1 1/2 xíc. (chá) de água
Modo de fazer: lave as maçãs, retire o miolo (sementes e caule) e coloque-as numa tigela refratária. Recheie com a uva-passa e as amêndoas, polvilhe a canela e regue com a água. Leve ao forno preaquecido a 220ºC por 40 minutos ou por 5 minutos no micro-ondas (ou até ficar macia).
Rende: 2 porções
Calorias por porção: 120

Salmão com gengibre

. 2 filés (180 g) de salmão
. 2 col. (sopa) de suco de limão
. 1 pitada de sal
. 1/2 maço de cebolinha cortada em tiras
. Gengibre fresco sem casca e cortado em tiras
. Pimenta-de-caiena moída a gosto
Modo de fazer: tempere o salmão com o limão, o sal, a cebolinha, o gengibre e a pimenta. Deixe marinar por 5 minutos e grelhe numa frigideira antiaderente preaquecida.
Rende: 2 porções
Calorias por porção: 280

O que pode e o que não pode:

Sinal verde!

Os alimentos considerados essenciais na dieta detox aparecem mais de uma vez no cardápio
· Limão
· Chá verde (ou chá branco)
· Água (2 litros por dia)
· Folhas verdes (brócolis, couve, rúcula, chicória)
· Semente de linhaça
· Amêndoa, nozes e castanha-do-pará
· Melancia
· Azeite de oliva extravirgem

Sinal vermelho!

Direta ou indiretamente, estes alimentos contribuem para o acúmulo de toxinas no organismo. Por isso, ficam proibidos durante a dieta detox.
· Refrigerante
· Doce e açúcar branco
· Adoçante artificial
· Café e chá-preto em excesso
· Carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame)
· Fritura e margarina com gordura trans

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*