Home / Pele / Cremes Depilatórios: Usar ou Não Usar?

Cremes Depilatórios: Usar ou Não Usar?

Cremes Depilatórios: Usar ou Não Usar?

É fato que a depilação é algo que faz parte das nossas rotinas, tanto das meninas quanto dos meninos, e não são poucas as pessoas que optam pelos cremes depilatórios, que agem de forma rápida, sem dor e são, ainda, baratos e práticos de usar.

creme depilatorio

Falo em creme depilatório mas na verdade nem sempre a textura é em creme, pois o “depilatório” pode vir em gel, com uma textura líquida, leitosa e por aí vai. Não importa a textura, uma coisa é certa: quase todos são altamente alcalinos! Sim, existem ácidos na composição desses produtos que amolece ou mesmo dissolve a proteína dos pelos, o que favorece a remoção desses pelos com o enxágue ou com lenços de algodão umedecidos. Vale lembrar aqui que, apesar de agirem de forma rápida, os cremes depilatórios precisam ser reaplicados com uma frequência maior, em torno de cinco ou seis dias depois da primeira aplicação, pois aqui o pelo não é removido da raiz.

Leia mais :

E já que é algo que muita gente usa, é importante ter atenção com alguns cuidados indispensáveis! A primeira coisa a analisar é se na fórmula do produto existe algum ativo que você tenha alergia. Fazer um teste da pele, com um pouco do produto, antes de aplicar numa área maior de pele é altamente recomendado, pois assim verifica-se a presença de sensibilidade ou não.

Vale lembrar que esse tipo de produto não deve ser aplicado na região dos olhos, em partes irritadas ou feridas, na sobrancelha e pra fazer depilação íntima, já que os riscos de irritação local são grandes.

Esse tipo de produto é sim seguro, mas alguns riscos existem sim, como, por exemplo, o de irritar a pele, o de causar alergias, causar descamações, o de manchar e o de queimar a pele. Portanto, se notar a região vermelha, coçando ou irritada, lave imediatamente a pele e suspenda o uso do produto.

Leia mais :

Após remover o produto da pele, lave-a com sabonete neutro e água e evite o uso de produtos que contenham álcool, ácidos ou qualquer outra substância irritante, já que a pele fica bem mais sensível. Se a pele irritar,  lance mão de algum creme com altivos calmantes e hidratantes pra minimizar os efeitos da irritação. Evite, em todo caso, se expor ao sol nas 24 hs seguintes, e não use esfoliante nos dois dias após a depilação.

Assim como os demais métodos depilatórios, o creme depilatório tem suas vantagens e desvantagens, e elas devem ser analisadas antes de optarmos por um ou outro método. Em momentos de “sufoco” acho válido lançar mão dos métodos de urgência (lâmina e cremes depilatórios), mas pra quem deseja ficar livre dos pelos por mais tempo ou mesmo definitivamente, existem métodos mais adequados.