Home / Cabelo / Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade

Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade

Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade

Dor no couro cabeludo

O dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que cerca de 20% das mulheres que têm queda do cabelo reclamam de uma sensibilidade dolorosa quando passam as mãos nos fios ou penteiam o cabelo. ‘O cabelo tem função de proteção do couro cabeludo, com a queda de cabelo, a diminuição da densidade dos fios pode tornar região desprotegida’.

couro cabeludo

leia também:

Cabelos brancos: Dicas para esconde-los

Couro cabeludo descamando e coçando

Descamação do couro cabeludo é causa de sensibilidade. (Imagem: Thinkstock)Descamação do couro cabeludo é causa de sensibilidade.

Em casos mais graves, em que há descamação de crostas da área, a caspa pode causar alteração da espessura do couro cabeludo e, consequentemente, ardência e coceira na cabeça. Doenças como psoríase, uma descamação intensa que pode acontecer no corpo todo e micoses também podem causar sensibilidade. Os tratamentos químicos, como escova progressiva e tinturas, podem machucar o couro cabeludo e, por isso, são causas comuns do problema.

Cuidados caseiros com o couro cabeludo

Primeiro é preciso tartar a causa da sensibilidade do couro cabeludo.
A recomendação do dermatologista Francisco é sempre tomar cuidado ao mexer nos cabelos. ’Evite lavar o cabelo com água muito quente, faça movimentos delicados ao lavar e secar com toalha, não use o secador muito quente e evite procedimentos capilares com química caso esteja tratando a sensibilidade’.

O tratamento deve ser feito após uma avaliação do dermatologista e consiste, inicialmente, em tratar a causa do problema. Portanto, a caspa ou a queda de cabelo devem ser resolvidas para que a sensibilidade seja também curada. O dermatologista prescreverá medicações para aliviar os sintomas da sensibilidade, como loções com medicação anti-inflamatória, antialérgicos e analgésicos. Além disso, podem ser recomendados xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação no couro cabeludo.

leia também:

Shampoo Bomba com Monovin A e Bepantol

Cabelos – Cuidados antes de dormir

Dicas para cabelo Crescer