Home / Pele / Conheça quatro tratamentos que suavizam as rugas da testa

Conheça quatro tratamentos que suavizam as rugas da testa

Cremes antirrugas

Existem três tipos de cremes contra as rugas: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos. Enquanto os cosméticos apenas hidratam a pele, sem alterar a sua estrutura, os cosmecêuticos prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos. Eles são utilizados em pacientes com a pele sensível e têm como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiacidos (glicólico e lático) e as vitaminas C e E. Entre os medicamentos, o mais famoso e indicado é o ácido retinoico.

Os ácidos presentes neles removem a camada morta da pele, o que permite que o produto penetre. A ação das substâncias promove um estímulo para produção de novas células. “Com isso, aumenta a concentração de colágeno e elastina, proporcionando maior firmeza e elasticidade da pele, o que, por sua vez, atenua as rugas existentes e previne o aparecimento de novas”, conta a profissional.

As vitaminas C e E agem como antioxidantes na pele, assim como o chá verde, a idebenona e o café verde, substâncias que costumam aparecer nos cremes. Todas atuam contra os efeitos dos radicais livres, causados por exposição solar, tabaco e poluição.

Há outros compostos que clareiam a pele e dão luminosidade porque diminuem a produção de melanina. “Produtos com tecnologia lipossomal ou de nanopartículas penetram mais profundamente e possuem liberação prolongada.   A aplicação, em geral, vária de acordo com o creme utilizado. No caso do ácido retinoico, que é mais forte e tem sensibilidade ao sol, o uso é recomendado à noite, todos os dias para peles normais e em noites alternadas para peles mais sensíveis. Já outros compostos mais fracos, como vitamina C e ácido glicólico, podem ser aplicados pela manhã.

Acupuntura

Essa técnica já vem sido usada há muito tempo para o combate a rugas. a acupuntura se baseia no princípio da medicina oriental de que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio no organismo.

“A acupuntura facial harmoniza a energia do corpo e provoca reações fisiológicas diretamente na pele, como aumento da circulação sanguínea local. Por consequência, há maior oxigenação da pele e estímulo da produção de colágeno e elastina”, conta. Para suavizar as linhas de expressão da testa, geralmente, as agulhas são aplicadas na própria testa, entre as sobrancelhas, em uma região chamada de glabela.

O tratamento pode ser realizado uma vez por semana, com duração de uma hora. O número de sessões vai depender da avaliação do acupunturista e varia de acordo com idade, sexo e estilo de vida do paciente. O tratamento também é recomendado como um procedimento preventivo para linhas de expressão da testa.

Toxina botulínica

As aplicações de toxina botulínica são tão polêmicas quanto populares. Atenua as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade – em média, a cada seis meses.

A dermatologista também conta que, além de ser usado como tratamento, a toxina também serve para evitar que as rugas apareçam, já sendo indicado entre os 25 e 30 anos. A prevenção se deve ao fato de que as rugas são marcas de expressão e, a partir do momento que se paralisa a musculatura, a ruga de expressão não se desenvolverá.

“Lembrando que todos podem fazer, desde que com profissionais capacitados e experientes para evitar efeitos colaterais”. A área exata da aplicação deve ser avaliada pelo profissional, mas, contra as rugas da testa, a região é a glabela (entre as sobrancelhas) e na região frontal (testa).

Peeling químico

O peeling químico consiste em um processo que remove a pele morta e estimula a renovação celular, aumentando a sua velocidade. Para que isso aconteça, conta a dermatologista Vanessa Metz, compostos de concentrações elevadas de ácido são usados sobre a pele.

O efeito é uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas superficiais atenuadas. No entanto, para que o objetivo seja alcançado com êxito, é necessário um número considerável de sessões – a melhora acontece a partir da sexta sessão, e isso também depende da profundidade das rugas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*