Home / Saúde / Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Essa coceira desagradável em geral é resultado de problemas causados por alergias. Existem várias opções possíveis para tratar alergia nos olhos. Porém, antes de começar qualquer tratamento é necessário entender qual é a fonte e a causa da reação alérgica.

Uma alergia é o que resulta de uma resposta do sistema imunológico a alguma substância que entra no organismo e a que a pessoa é alérgica. Se você sofre com a coceira causada pelas alergias nos seus olhos confira as dicas de como tratar a mesma. Pode ser bem mais simples do que você imagina.

Como Tratar Coceira nos Olhos Causada por Alergias

Materiais Necessários

  • Colírios
  • Compressas frias

Como Fazer

Identificando os Sintomas e Causas da Alergia

Passo 1

A primeira coisa importante a saber é que a coceira nos olhos pode ser resultante de três tipos de alergias atópicas que são: ceratoconjuntivite primaveril (se caracteriza pela inflamação da membrana localizada no interior da pálpebra e da superfície externa do olho); ceratoconjuntivite atópica (irritação que aparece em idosos) e conjuntivite da febre de feno.

Passo 2

Outra causa possível para a coceira nos olhos é ter uma reação alérgica a algum medicamento, alguns medicamentos podem causar coceira, vermelhidão e coceira. Nesses casos a intensidade da reação alérgica é que determinará a forma de tratar.

Passo 3

Uso de lentes de contato também podem causar alergias nos olhos como vermelhidão e secreção mucosa. Esse problema pode ser causado por proteínas causadas nas lentes o que resulta na reação alérgica.

Tratamentos de Alergias nos Olhos

Passo 1

Se perceber que existe algo errado nos seus olhos como sinais de vermelhidão, coceira, inchaço, secreção mucosa, lágrimas, sensação de areia nos olhos ou mesmo desconforto com o uso de lentes de contato procure um oftalmologista. Os oftalmologistas são médicos preparados para o tratamento de doenças oculares especificamente.

Passo 2

Para melhorar use colírios (são líquidos feitos para causar lágrimas de maneira a expulsar o que incomoda). As compressas frias também podem ser de grande ajuda no tratamento de alergias do tipo atópicas.

Passo 3

Descubra a causa da alergia e suspenda o seu uso, siga as dicas de tratamento dados pelo seu médico. Os colírios vão auxiliar na limpeza e lubrificação dos olhos.

Passo 4

Se a sua reação alérgica se deve ao uso de lentes de contato a dica é usá-las por menos tempo ou então deixar de usar até que a reação alérgica esteja sob controle. Em alguns casos a alergia é na verdade ao produto de limpeza das lentes e não as lentes. Nesse caso é possível apenas trocar o produto de limpeza. Para algumas pessoas o uso de lentes de contato não é uma opção.

Passo 5

Quando uma alergia se manifesta você pode usar medicações para aliviar a sensação de coceira. Existem algumas medicações criadas especificamente para tratar alergia frequentes nos olhos como alergia causadas por febre do feno, pólen e grama. Boa parte desses remédio anti-alérgicos podem ser comprados sem receita. Porém, ainda assim peça indicações ao seu oftalmologista.