fbpx Scroll Top

Casa

Como tirar manchas de panela de inox e deixá-las brilhando

O seu jogo de panelas de inox já não está mais brilhante como antes? É normal. Com o passar do tempo de uso, as panelas tendem a ficar mais foscas, e às vezes você está com pressa para ficar esfregando.

Especialmente quando prepara alguma comida refogada que queima um pouco o fundo da panela, ela fica escura e manchada. Mas, não se preocupe, pois tem solução.

Como remover manchas simples
Os seus aliados naturais para remover manchas de panela de inox são o limão e o vinagre. Eles ajudam a branquear superfícies, além de serem bons auxiliares na limpeza.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Se a mancha for interna, coloque um pouco de vinagre ou de caldo puro de limão sobre a mancha e deixe em repouso por alguns minutos. Depois lave normalmente com detergente e esponja.

Se a mancha for no lado de fora da panela, aplique o vinagre ou o limão na esponja e esfregue até remover, com cuidado para não arranhar a panela.

Remoção de manchas antigas
Algumas manchas das suas panelas parecem nunca mais sair, e estão ali há anos? Vale a pena tentar removê-las e voltar a ver suas panelas brilhando.

Para isso, misture um pouco de bicarbonato de sódio com água morna até conseguir uma pasta. Use uma esponja de louça macia para esfregar essa pastinha sobre a mancha. Depois enxague usando água morna e deixe secar.

Como evitar que as panelas manchem?
Mesmo usando as suas panelas com cuidado, pode ser que você não preste atenção em duas dicas simples que os fabricantes recomendam:

Deixar o fogo baixo para evitar que os alimentos grudem no fundo da panela;
Não deixar a chama do fogo ultrapassar a base da panela.
Se você deixar a chama do fogo pegar nas laterais da panela, ela pode causar uma mancha mais difícil de remover. Isso geralmente acontece quando o fogo está bem alto e a panela não é tão grande. Então, agora que já sabe, é bom evitar.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

DICA EXTRA 1

COMO BRANQUEAR ELETRODOMÉSTICOS AMARELADOS COM RECEITA SIMPLES

Com o passar do tempo, nossos eletrodomésticos brancos começam a ficar amarelados, o que dá aspecto de velho e mal cuidado.

Não há o que se possa fazer para que eles não ganhem essa coloração, é algo natural causado pelo tempo.

Mas há como melhorar a aparência deles com fórmulas caseira simples, veja como branquear eletrodomésticos amarelados na sua casa.

COMO BRANQUEAR ELETRODOMÉSTICOS AMARELADOS E DEIXÁ-LOS COMO NOVOS

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Existem várias fórmulas para tentar recuperar o branco do seu eletrodoméstico. Cada um gosta mais da sua, certo?

Então vamos mostrar 3 diferentes aqui.

Todas são úteis, algumas mais suaves e outras mais agressivas então usem sempre luvas e evite inalar os produtos citados.

RECEITA 1
Esta receita é simples e eficaz, mas ela é a mais suave de todas, indicada para aqueles móveis que estão começando a amarelar.

Basta que pegue uma bucha úmida e, sob a parte amarela (aquela mais macia) polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio.

Em seguida, esfregue na superfície do seu eletrodoméstico. Sempre que for passar para outra área maior, umedeça novamente a bucha e aplique mais bicarbonato. No fim, é só passar um pano úmido para tirar o excesso e pronto!

RECEITA 2

Essa receita é mais forte e mais eficaz para eletrodomésticos que já estão mais amarelados. Para ela, você precisa misturar partes igual de goma xantana, glicerina, Vanish e água oxigenada. Misture tudo até obter uma pasta homogênea.

Aplique no eletrodoméstico com a parte amarela da bucha, esfregando bem. Depois, limpe com um pano úmido! Pronto! Novamente alertamos: é preciso usar luvas e não aspirar a mistura, cuidado também para não respingar na roupa e em outras partes do corpo.

RECEITA 3
Essa receita é semelhante à anterior, mas é mais simples. Como nem todo mundo tem fácil acesso à goma xantana e à glicerina, então você pode branquear eletrodomésticos amarelados misturando 300ml de água oxigenada (volume 40) e 1 colher de Vanish (ou outro tira manchas, de preferência para roupas brancas). O processo é o mesmo, aplicando com a bucha de cozinha.

Mas é preciso alertar: essa mistura pode tirar o brilho do seu eletrodoméstico, e se ele tiver algum detalhe em cor ou mesmo o nome da marca, a mistura irá retirar.

A goma xantana e a glicerina ajudam a conservar o brilho do eletrodoméstico, mas mesmo a mistura anterior também altera o brilho original.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

DICA EXTRA 2

As 5 melhores soluções de limpeza naturais com bicarbonato e vinagre

1. Limpeza para as manchas no tapete

Por suas propriedades absorventes e clareadoras, o bicarbonato de sódio é uma solução útil contra as manchas que se formam nos tapetes.

Seus compostos combinados com vinagre branco penetram com facilidade nos tecidos,removendo os resíduos que originam a mancha. Segundo esse estudo realizado pela Universidade de Taubaté (Brasil), o vinagre branco possui capacidade antimicrobiana, o que o torna um elemento perfeito para recuperar o estado original dos nossos móveis e tapeçarias.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (20 g)
  • ½ xícara de vinagre branco (125 ml)

Preparo

  • Assim que notar uma mancha no tapete, polvilhe bicarbonato de sódio e esfregue-o com uma escova.
  • A seguir, borrife um pouco de vinagre branco e deixe agir por 5 minutos.
  • Retire os resíduos com um aspirador e deixe secar.

2. Solução para clarear a roupa

Suas roupas brancas parecem amarelas? Os pescoços e axilas têm manchas de suor? A mistura desses dois ingredientes é uma grande solução para devolver seu branco original.

Assim como afirma esse estudo da American Dental Association, o bicarbonato de sódio tem propriedades de branqueamento muito recomendadas que, juntamente com a capacidade antimicrobiana do vinagre, são muito úteis.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30 g)
  • ½ xícara de vinagre branco (125 ml)

Preparo

  • Esfregue as roupas brancas com bicarbonato de sódio e, posteriormente, mergulhe-as em um recipiente com vinagre branco.
  • Deixe-as de molho durante 30 minutos e enxágue como de costume.

3. Limpeza e desinfecção o banheiro

Os compostos antibacterianos do bicarbonato de sódio e do vinagre nos ajudam a desinfetar as superfícies de todo o banheiro. Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio também possui propriedades antifúngicas interessantes, de acordo com esse estudo do Hospital Universitário de Estrasburgo (França).

Estes removem os restos de sabonete, o mofo e outros resíduos que costumam se acumular no vaso, na banheira e nas pias.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (20 g)
  • ¼ de xícara de vinagre branco (62 ml)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Preparo

  • Adicione as xícaras de água em um balde e, a seguir, adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre branco.
  • Espere que o efeito efervescente passe e use o líquido para limpar seu banheiro.
  • Esfregue-o com a ajuda de uma escova ou esponja, deixe agir por 10 minutos e enxágue.

4. Solução para limpar a pia da cozinha

Ainda que a olho nu não possamos notar, a pia da cozinha é um foco de bactérias e micro-organismos patogênicos,provenientes dos resíduos dos alimentos.

Se quisermos evitar futuras infecções ou contaminação cruzada, o melhor será desinfetá-la de forma regular com produtos antibacterianos.

A solução mais efetiva e econômica que podemos usar consiste na combinação de vinagre e bicarbonato. Esses ingredientes eliminam os micróbios e ajudam a manter o aço limpo e brilhante.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (30 g)
  • ¼ de xícara de vinagre branco (62 ml)

Preparo

  • Borrife o bicarbonato de sódio sobre a pia e deixe agir por 5 minutos.
  • Esfregue-o com uma escova e, a seguir, borrife o vinagre branco.
  • Espere que atue outros 10 minutos e enxágue.

5. Limpeza da geladeira

A geladeira é um dos elementos de nossa casa que costuma ficar com maus odores. Porém, se a limparmos de forma recorrente, não teremos que enfrentar esse inconveniente.

O vinagre branco é um dos produtos alternativos que nos ajudam a desinfetar de forma natural e segura.

Seus compostos ácidos eliminam os restos de gordura e alimentos que se acumulam em suas portas e compartimentos.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de vinagre branco (62 ml)
  • ¼ de xícara de água (62 ml)
  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (50 g) (opcional)

Preparo

  • Dilua o vinagre branco em partes iguais com água.
  • Depois de obter uma solução, coloque-a em um frasco com borrifador e borrife por todos os espaços da geladeira.
  • Deixe agir por 5 minutos e retire os excessos com um pano absorvente ou toalha de cozinha.
  • Depois, se quiser, antes de introduzir os alimentos, coloque um prato com bicarbonato de sódio dentro. Este último absorverá o mau cheiro e manterá a geladeira limpa e fresca por mais tempo.

Você se anima a dar uma chance a estas soluções de limpeza naturais e alternativas?

Se você continua usando produtos químicos agressivos e ainda não se deu a oportunidade de provar opções naturais, prepare estas soluções com bicarbonato de sódio e vinagre e comprove que pode manter tudo impecável sem afetar o meio ambiente.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.