Home / Pele / Como Se Livrar do Piolho da Noite para o Dia

Como Se Livrar do Piolho da Noite para o Dia

Eliminar o piolho da cabeça não é um processo rápido. O pente fino e o xampu são essenciais. No entanto, há soluções do dia para a noite que podem ajudam a acelerar o processo. Não se esqueça de repetir os tratamentos usados depois de uma semana.

Entenda a diferença entre os produtos naturais que combatem os piolhos. Há óleos essenciais de plantas que podem matar piolhos e lêndeas. Esses são o óleo de melaleuca, óleo de anis e óleo de ylang ylang. Outros produtos agem ao sufocar o piolho e podem ser usados em tratamentos com touca de banho. Alguns exemplos são a maionese, azeite de oliva, vaselina ou manteiga. Tais tratamentos alternativos, ao contrário dos remédios vendidos em farmácias, são bons por causa do custo baixo e da baixa toxicidade.

Faça um preparado de óleo de melaleuca e óleo de eucalipto. Misture uma colher de chá de óleo de melaleuca, uma colher de chá de óleo de eucalipto e duas colheres de sopa de tônico capilar. Aplique a solução no couro cabeludo do seu filho. Deixe-a agir durante a noite. Pela manhã, enxague a cabeça. Em seguida, aplique um condicionador de cor branca. Use uma luz boa para remover os piolhos mortos e as lêndeas com o pente fino.[3]

  • Se o tratamento funcionou, os piolhos devem estar mortos em 20 minutos.
piolho-ok

 

Faça um tratamento com azeite de oliva e óleo essencial. Misture quatro colheres de sopa de azeite de oliva com 15 ou 20 gotas de um óleo essencial. Use chumaços de algodão para passar a solução no couro cabeludo da criança. Esfregue bastante (mas com delicadeza) o tratamento no local. Deixe-o agir por no mínimo 12 horas. No dia seguinte, passe pente fino no cabelo do indivíduo. Depois, lave-o. Alguns óleos essenciais que podem ser usados são:

  • Óleo de melaleuca.
  • Óleo de lavanda.
  • Óleo de hortelã.
  • Óleo de eucalipto.
  • Óleo de tomilho.
  • Óleo de noz-moscada.
  • Óleo de tomilho vermelho.
  • Óleo de cravo.

Utilizando um tratamento noturno com touca de banho

Junte os produtos asfixiantes. É possível usar azeite de oliva, óleo mineral, vaselina, manteiga ou maionese para sufocar os piolhos. Tenha uma quantia boa à mão para cobrir o couro cabeludo inteiro da pessoa. Por exemplo, quatro colheres de sopa de vaselina deve ser uma quantidade suficiente.
Prepare o espaço de trabalho. Depois de pegar os produtos, escolha a sala onde você gostaria de aplicar o tratamento. Prefira um espaço sem tapetes e carpetes que possa ser higienizado por completo depois do procedimento. A cozinha, o banheiro ou quaisquer outros lugares externos são locais apropriados. Pegue luvas, toalhas limpas, um balde com água quente e uma touca de banho. Peça para que a pessoa fique sentada em um banquinho que tenha uma altura apropriada para você conseguir aplicar o produto no cabelo.

Tenha em mente a segurança. Use luvas descartáveis. Peça para a criança cobrir os olhos com uma toalha quando você for aplicar o tratamento.

  • No caso de crianças menores, o tratamento noturno com a touca de banho não é recomendado. A touca pode provocar asfixia na criança. Em vez disso, peça para ela usar a touca durante o dia.

Coloque uma quantia grande de produto no cabelo da pessoa. O produto deve cobrir toda a extensão da cabeça, ficando o mais perto possível do couro cabeludo e ao longo de todo o fio. Coloque a touca de banho na cabeça dela. Deixe a touca bem firme – aperte-a ao máximo sem causar desconforto. A touca deve ficar na cabeça por no mínimo oito horas.

Retire-a. Lave o cabelo da criança com xampu. Dessa maneira, o produto é retirado dos fios. No caso de substâncias gordurosas como a vaselina, o uso de detergente de cozinha pode ser uma boa ideia. Passe pente fino no cabelo. Retire os piolhos mortos e as lêndeas. Veja o artigo Matar Piolhos Naturalmente para obter dicas sobre o uso do pente fino. Lave o cabelo mais uma vez.

Cuidando após o tratamento

Penteie o cabelo da criança. Mesmo que você faça o tratamento noturno, é preciso continuar penteando o cabelo do seu filho todas as noites por três semanas para ver se não há novos piolhos. Use um pente fino especial. Ele deve ter dentes de metal compridos e bem próximos uns aos outros. Evite usar pentes de plástico ou os pentes gratuitos que vêm com xampus para matar piolhos.

Repita o tratamento uma semana depois. Nenhum produto para matar piolhos disponível no mercado atualmente é capaz de matar todas as lêndeas. Os tratamentos só eliminam os piolhos que já eclodiram e como cada lêndea eclode em um momento diferente, pode haver piolhos novos. Dentro de sete a 10 dias, repita o tratamento caseiro. Siga os mesmos passos usados anteriormente. Dessa maneira, os piolhos jovens e adultos vão ser eliminados.

Inspecione os fios. Com o pente, separe o cabelo em mechas menores. Dê uma olhada em cada mecha procurando lêndeas. Também procure piolhos vivos ou mortos. Se você continuar a encontrar piolhos depois do segundo tratamento, considere a ideia de experimentar uma alternativa diferente ou usar um produto indicado pelo médico. Não deixe de tratar o piolho de qualquer maneira.

Vá ao médico. Às vezes, é preciso ir ao médico assim que você descobrir o piolho, mas pode ser preciso marcar um retorno. Vá ao médico se o piolho não for eliminado da cabeça do seu filho em três semanas. Além disso, a criança pode ter uma infecção se ficar coçando a cabeça e se a pele romper. Procure tratamento médico ao suspeitar dessa hipótese.

Limpe a casa e os objetos pessoais. Os piolhos não conseguem sobreviver por muito tempo fora da cabeça, pois eles ficam sem alimento. Na verdade, eles morrem em um ou dois dias se não tiverem acesso ao sangue humano. Ainda assim, é bom limpar a casa e os pertences para evitar uma nova infestação. Siga os passos abaixo:

  • Lave na máquina todas as roupas de cama e as roupas usadas pela pessoa afetada no momento do tratamento ou dois dias antes. Use água quente (a uma temperatura de 50 graus).
  • Se possível, seque a roupa na secadora usando uma temperatura alta.
  • Leve itens que necessitem de lavagem a seco à lavanderia.
  • Coloque escovas e pentes de molho na água aquecida a 50 graus por cinco ou dez minutos.
  • Passe aspirador de pó no chão e nos móveis. Concentre-se principalmente nos locais onde a criança ficou.
  • Evite usar veneno. Ele pode ser perigoso para seres humanos.

Dicas

  • Seres humanos não pegam piolho de animais. Apenas o piolho humano, que se alimenta do nosso sangue.
  • Nunca use querosene no cabelo do seu filho. O produto é perigoso e inflamável.