fbpx Scroll Top

Variedades

Como limpar ovo e outros alimentos que não podem ser lavados

Na hora de colocar os alimentos na geladeira ou na fruteira, é sempre bom higienizar. Em especial agora nesta pandemia de coronavírus, a higienização de tudo o que é trazido da rua é essencial. Mas, nem todos os alimentos devem ser lavados, pois absorvem a água e podem ter sua textura e sabor alterados até o dia de consumir. Então, veja como limpar ovo e outros alimentos que não podem ser lavados.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Como higienizar os ovos

No caso dos ovos, o cuidado principal é para prevenir o contágio da salmonella, bactéria que pode viver no intestino das galinhas. Então, ao chegar com os ovos em casa, você pode passar um papel-toalha neles antes de colocá-los na geladeira.

Na hora em que for usar, lave-os em água corrente ou naquela solução tradicional de água com água sanitária. Os ovos não devem ser lavados com água para ficarem guardados, pois a casca é porosa e absorve a água, que pode modificar sua qualidade.

Como lavar carne de frango

A salmonella também pode estar na carne de frango, embora seja mais difícil de acontecer. Então, quando for comprar o seu frango, se ele estiver embalado e congelado, é só levar ao congelador.

Se for mudar de embalagem, primeiro higienize a embalagem e as mãos, depois transfira o frango direto para o novo recipiente, evitando contato com a bancada e outros alimentos.

Na hora de cozinhar, a alta temperatura vai matar a bactéria. Não precisa lavar o frango embaixo da torneira, pois essa ação só vai fazer com que a salmonella se espalhe pelo frango e pela pia.

Como limpar carne bovina

Não é preciso lavar a carne bovina embaixo da torneira antes de preparar. O procedimento adequado é o mesmo da limpeza de carne de frango. Se for trocar de embalagem para armazenar, faça isso sem lavar a peça nem deixá-la sobre a bancada. Transfira direto para o novo recipiente, sem misturar com outros alimentos.

Na hora do preparo, pode no máximo apalpar a carne com uma toalha de papel. Durante o cozimento em altas temperaturas, qualquer micro-organismo vai morrer. Se lavar a carne embaixo da torneira, só vai espalhar qualquer bactéria que esteja em sua superfície.

Já se você for fazer um prato com carne crua, tenha o cuidado de escolher um açougue da sua confiança, que mantenha um processo impecável de higiene e garanta uma carne bem fresca. Em casa, lave muito bem as mãos e os utensílios antes de tocar na carne.

Como higienizar os cogumelos

Os cogumelos são bastante sensíveis e também absorver água. Então, guarde-os na embalagem na geladeira. No máximo, higienize a embalagem.

Na hora de fazer uma receita com os cogumelos, nunca deixe-os de molho. Apenas passe-os rapidamente por água corrente para tirar qualquer terra, depois seque-os cuidadosamente com uma toalha de papel, dando apalpadinhas.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

ZH67-211

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.