fbpx Scroll Top

Casa

Como limpar máquina de lavar com vinagre: 3 dicas simples

Pode ser vinagre de vinho, de álcool, maçã ou cereais. O importante é ter sempre uma garrafa de vinagre em casa para diversas utilidades. O vinagre é bom para tratar da saúde, da beleza e também auxilia na limpeza doméstica com sua propriedade desinfetante.

É por isso que você pode limpar máquina de lavar com vinagre, por dentro e por fora. Veja como fazer e economize na faxina dos eletros em casa.

Limpar máquina de lavar roupas com vinagre

Mesmo sendo uma máquina para lavar as roupas, não quer dizer que ela esteja sempre limpa. Com o tempo a máquina acumula resíduos diversos deixados pelas roupas, como papel, pelos, pedrinhas de areia, de barro, fios de linha e cabelo, folhas e até mesmo o acúmulo de produtos usados na limpeza das roupas.

Então, ao usar a técnica de limpar máquina de lavar roupa com vinagre você consegue um ótimo resultado. O vinagre vai deixar a máquina desinfetada, sem manchas (se for branca) e sem odores. Veja como fazer essa limpeza de forma eficiente.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

1. Comece limpando as peças que se soltam

Antes de fazer a limpeza geral por dentro e por fora da sua máquina, comece fazendo a limpeza das peças que se soltam, como as gavetinhas do sabão e amaciante, o filtro central e a tampa.

Todas essa partes podem ser removidas e lavadas com esponjinha embaixo da torneira. Você pode lavar com detergente comum de louça e depois aplica um pano embebido em vinagre. Tenha atenção ao filtro, pois ele serve justamente para segurar fios de roupa e de cabelo, então precisa retirar essa sujeira com a mão.

2. Limpeza interna com lavagem

Depois de limpar muito bem todas as partes da máquina que se soltam, é hora de fazer a lavagem interna do tambor. Para isso, programe sua máquina para uma lavagem normal, sem centrifugar, com nível de água médio e com molho ativado. Na gavetinha do sabão coloque vinagre branco.

Deixe a máquina trabalhar vazia, só com água dentro, até terminar. Depois, deixe a tampa aberta para ela secar naturalmente. Não precisa usar pano para secar o interior.

Como opcional você pode esperar a máquina encher, abri-la e colocar dentro uma mistura de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dissolvidas em 1 copo de água. O bicarbonato também é bom para uma limpeza ainda mais profunda e remoção de detritos. Se a sua máquina for de abertura frontal, pode botar essa mistura na gavetinha do sabão.

3. Limpar a parte externa

Por fora, a sua máquina de lavar também precisa de uma boa limpeza de vez em quando. Com o tempo ela vai ficando amarelada e com mancha de produtos que derramam um pouquinho na hora de usar.

Então, faça uma mistura de 1 parte de água com 1 parte de vinagre branco e use um pano limpo para passar essa mistura em volta de toda a máquina.

Deixe por uns 10 minutos e depois use um pano limpo e seco para secar bem. Se não secar, ela vai ficar com aquelas marcas de pano sujo.

De quanto em quanto tempo devo limpar máquina de lavar com vinagre?

Essa limpeza vai depender da frequência de uso da sua máquina. De modo geral, pode fazer uma vez ao mês. Mas se você costuma lavar roupa 3 ou mais vezes na semana, pode fazer essa higienização a cada 15 dias. Como só precisa de vinagre e, no máximo, bicarbonato de sódio, fica uma limpeza econômica.

DICA EXTRA

Como limpar banheiro com vinagre: 6 dicas simples que funcionam

Então, que tal acabar com os germes, dar brilho e clarear o banheiro utilizando somente produtos naturais, como o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão? Veja as receitas.

1. Vaso sanitário e bidê desinfetados e branquinhos

Se você já sentiu enjoo, olhos ardendo ou dor de cabeça depois da limpeza, saiba que o cloro é um dos grandes vilões. Essa dica é muito simples e pode ser feita todas as noites, antes de dormir.

Materiais

Borrifador;
Vinagre branco de álcool.

Modo de aplicação

Coloque o vinagre de álcool no borrifador e borrife por toda a parte interna do vaso, generosamente. Dê descarga novamente em uma hora. Se você quiser, pode deixar toda a noite e retirar pela manhã.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

2. Espelho limpo e sem manchas

Limpa-vidros pode até funcionar, mas o vinagre também oferece um ótimo resultado.

Materiais

Borrifador;
Vinagre de álcool: 1 xícara;
Água filtrada: 1 xícara;
Papel-toalha, pano de microfibra ou jornal.

Modo de aplicação

Adicione a água e o vinagre no frasco do borrifador, tampe e agite. Aplique no espelho e retire com papel-toalha, pano ou jornal, sempre trocando quando estiver molhado. Vai ficar um brilho! Use também nas janelas.

3. Banheiras higienizadas

Para quem tem esse privilégio, um bom banho de banheira ao final do dia é extremamente relaxante, mas não se descuidar da higiene. Abuse do vinagre para deixar a banheira perfeita para os banhos.

Materiais

Balde ou bacia pequena;
Vinagre branco de álcool: 2 xícaras;
Bicarbonato de sódio: 4 colheres (sopa);
Bucha.

Modo de aplicação

Com cuidado, dilua o bicarbonato de sódio no vinagre, dentro da bacia ou balde – lembre que a junção desses dois produtos causa uma reação química que forma uma espuma bem alta.

Aplique em toda a superfície da banheira, esfregando com a bucha, e deixe agir por uma hora. Enxague e pronto. Sua banheira estará desinfetada, branquinha e brilhando novamente.

4. Azulejos desengordurados e brilhantes

Os banheiros e lavabos que ficam próximos de cozinhas e áreas de festas também ficam com as paredes engorduradas com o passar do tempo.

Materiais necessários

Borrifador;
Vinagre de álcool: 2 xícaras;
Água: 1 xícara;
Papel-toalha ou pano de microfibra.

Modo de aplicação

Misture a solução no frasco do borrifador, feche e agite. Aplique generosamente sobre os azulejos, retirando em seguida com o papel ou pano. Se tiver muito limo, aplique o vinagre puro e deixe agir por meia hora antes de aplicar essa solução.

5. Torneiras brilhando e sem limo

Limpar banheiro com vinagre também é caprichar nas torneiras que vão acumulando limo com o passar dos dias. Assim sujas, elas deixam o banheiro todo com aspecto de sujo.

Materiais

Escova de dentes com cerdas macias;
Vasilha plástica pequena;
Vinagre de álcool: 1 xícara;
Suco de limão: de 1 unidade.

Modo de aplicação

Numa vasilha plástica, misture o vinagre e o suco do limão. Mergulhe a cabeça da escova de dentes na mistura e esfregue as partes necessárias. Deixe agir por 5 minutos. Reaplique a seguir em toda a torneira, para dar brilho. Enxague e confira o brilho.

É muito importante lavar bem as mãos depois de manusear o limão, pois ao se expôr ao sol, pode manchar a pele.

6. Pia sem manchas

Não é apenas o vaso sanitário que acumula bactérias. A pia do banheiro contém uma quantidade inacreditável de sujeira. Para acabar com ela, faça a seguinte receita:

Materiais

Balde ou bacia;
Vinagre de álcool: ½ xícara;
Água: ½ xícara;
Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa);
Suco de limão: de 1 unidade;
Bucha.

Modo de aplicação

Misture os ingredientes na bacia, lembrando que o vinagre e o bicarbonato reagem entre si, formando uma espuma. Esfregue a pia com a bucha e deixe agir por 10 minutos. Enxague e pronto.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

zh6-3-001TT

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.