Scroll Top

Casa

Como limpar boca do fogão queimada e deixar o fogão brilhando feito novo

Com o passar do tempo de uso, é normal o fogão ficar com um aspecto mais desgastado. Mas, se você mantiver cuidados simples frequentes, seu fogão ficará com cara de novo por muitos anos. Mesmo quando as bocas do fogão ficam queimadas, é possível resolver com uma limpeza simples e, se necessário, com uma limpeza mais pesada. Veja como fazer.

Primeira etapa de limpeza

A primeira parte da limpeza das bocas do fogão é para remover a sujeira superficial que fica grudada, como restos de alimentos.

  • Remova todas as bocas do fogão e lave-as normalmente com água e detergente embaixo da torneira.
  • Se você tiver o hábito de fazer essa limpeza sempre após cada uso, não vai precisar de mais nada. Só deixar secar.

Segunda etapa de limpeza

Agora, se mesmo com a primeira etapa, as bocas do seu fogão continuarem sujas, precisando de um reforço, pode usar uma outra técnica.

    • Coloque as bocas dentro de uma panela com água e misture um pouco de vinagre. Se estiverem muito, muito sujas, pode escolher misturar também um pouco de detergente ou de saponáceo em pó.
    • Deixe essa mistura ferver por 10 minutos.
    • Depois, escorra as bocas com cuidado e deixe-as esfriarem.
    • Quando já estiverem frias, use uma esponja de aço para esfregá-las novamente e remover a sujeira que estava presa.
  • Por fim, use um limpador de inox se quiser deixar as bocas mais bonitas, com brilho.

Manutenção frequente

Para evitar passar mais trabalho na hora de limpar as bocas queimadas do fogão, adote o hábito de limpar todo o eletrodoméstico sempre após o uso. Assim, não haverá tanta sujeira acumulada e o serviço será sempre mais fácil e rápido.

Como limpar fogão e deixá-lo brilhando feito novo

Você cozinha diariamente e, quando vê, por mais que limpe aqui e ali, o seu fogão está em um estado bem diferente do que gostaria. A sujeira e a gordura vão ficando incrustadas de uma forma que parece até impossível removê-las. Quer saber como limpar fogão do jeito certo?

Infelizmente, nem sempre o modo mais convencional de limpeza é o melhor. Existem técnicas alternativas, que você pode desconhecer, mas que ajudam muito na manutenção da casa. Há muito que você pode fazer para deixar seu fogão brilhando como novo sem gastar litros de água sanitária.

E o forno? Quando foi a última vez que você limpou por dentro? Pois é, o forno também precisa de cuidados e de um paninho com água e sabão. Do contrário, ele pode se tornar um belo local de proliferação de micro-organismos nocivos para a saúde.

Como limpar fogão?

Se você procura uma receita caseira para limpar fogão, saiba que há muitas misturinhas que você pode fazer com bicarbonato de sódio, por exemplo, ótimas para dar aquele brilho ao fogão. Entretanto, nem todo fogão é igual, hoje em dia já tem opções como os cooktops, há o fogão a lenha, entre outros.

Então, a limpeza dessas superfícies diferentes deve ser feita de acordo com os materiais, a fim de não estragá-los. Veja abaixo como fazer para limpar fogão e deixá-lo brilhando, seja ele de inox, vitrocerâmica ou ferro.

Fogão cooktop

Com o aumento das ofertas de apartamentos pequenos, a solução para ter uma cozinha enxuta é o cooktop. O fogão embutido virou febre por causa da sua facilidade de instalação e por ser muito compacto.

Normalmente o cooktop é de vitrocerâmica, cujo sistema de aquecimento é elétrico. Ou então pode ser de inox, com bocas iguais as do fogão convencional e aquecimento a gás. O primeiro material é feito de microcristais de cerâmica e tem uma aparência de espelho, como na foto acima.

Esse tipo de fogão deve ser limpo com cuidado, pois poderá riscar ou até mesmo perder o brilho se você utilizar o produto errado. A melhor forma de limpar a vitrocerâmica é com um pano molhado em água quente e sabão neutro. Não espere até a sujeira incrustar, passe o pano com a placa ainda morna.

Agora, se você já esqueceu a sujeira lá por algumas horas e até dias, precisará de um método mais eficiente, pois apenas pano, água e sabão não serão suficientes. Só atenção: nada de esfregar com esponja, ainda mais se você quer um fogão brilhando. A esponja risca todo o material.

Aposte em produtos específicos para cooktops ou então faça uma solução caseira de água quente, detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Use um pano embebido nessa mistura para esfregar a superfície do fogão.

 

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Outra opção é usar o vinagre branco ou de maçã diretamente na vitrocerâmica. Basta derramar uma a duas colheres de sopa no fogão e esfregar com um pano macio de algodão.

Fogão de inox

Se o seu cooktop é de inox, as dicas a seguir se aplicam também. O fogão tradicional é normalmente feito em aço inoxidável, muitas vezes esmaltado. Esse material costuma ser muito fácil e simples de limpar. Mesmo assim, se você não criar o hábito, ele vai ficando cheio de manchas e crostas de comida, óleo e outras substâncias.

Quando isso acontece, você já desanima porque sabe que a limpeza vai ter que ser pesada. Contudo, para facilitar, você pode remover os queimadores, bocas e grelhas. Coloque as bocas de molho em água morna, uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre. A grelha pode ser polvilhada com bicarbonato e coberta com um pano quente.

Essas duas medidas tornarão a sua limpeza muito mais rápida e eficiente, sem todo aquele esfrega-esfrega de costume. Já o inox do fogão, basta molhar bem com o produto desengordurante adequado e deixar agir. Na pressa, é normal que você deixe agir por 5 minutos e não veja resultados. O melhor é deixar o produto no inox por pelo menos 15 minutos.

Se preferir, pode usar apenas vinagre de limpeza para limpar fogão. É tão eficiente quanto e, apesar do cheiro forte, não deixa resíduos, não é tóxico e evapora todinho em poucos segundos. Na falta de vinagre use o suco do limão. O que ficou de molho pode ser lavado com detergente ou sabão de coco e uma escovinha.

Como limpar aço inox manchado?

O aço inox acaba por manchar com o tempo, seja por uso indevido ou porque vai mesmo perdendo um pouco da sua proteção. Uma das formas mais fáceis de remover manchas nesse tipo de metal é usar um produto polidor apropriado e um pano de algodão macio.

Se a mancha for superficial, pode apostar no uso de amoníacos, como limpa-vidros. Aplique com um papel-toalha. Se quiser algo mais natural, pode usar óleo mineral. Além de devolver o brilho ao inox, ele cria uma camada protetora. Você encontra esse tipo de óleo em qualquer farmácia e pode aplicá-lo com um algodão.

Quem não ama um fogão a lenha? A comida fica super saborosa, com aquele defumado indescritível. O utensílio é também muito útil e econômico, mas só quem tem um em casa sabe a sujeira que faz.

A chapa desses fogões é de ferro, por isso o melhor produto para a limpeza é o uso de óleos vegetais. O óleo de cozinha fará com que o ferro fique limpo e protegido do calor e dos líquidos que poderão enferrujá-lo.

Quando o fogão começar a ficar com uma camada muito grande de resíduos provenientes da lenha, use uma escovinha e uma pá para removê-la. Se isso não adiantar, poderá lixar com uma malha fina, para garantir uma superfície limpa e lisa.

Jamais aplique qualquer produto abrasivo nesse tipo de fogão. A maioria deles acelera o processo de ferrugem, corroendo o material do aparelho. Tome cuidado com materiais inflamáveis, como o álcool, por exemplo, pois podem desencadear um incêndio. Não se esqueça de limpar a chaminé, sempre que necessário.

Como limpar forno

Independente se o seu forno é a gás ou elétrico, é bem provável que você nunca o limpe. É costume achar que o forno não precisa de nenhuma manutenção, afinal, quando ligado, ele atinge temperaturas altíssimas.

Todavia, quem nunca fez uma receita que respingou o forno inteiro? Acontece, principalmente se você é um cozinheiro de primeira e adora fazer pães, bolos e carnes assadas o tempo todo. Agora, antes de você se preocupar em como tirar gordura do vidro do forno, saiba que é importante fazer a manutenção do eletrodoméstico inteiro.

Forno autolimpante

Alguns fornos são considerados autolimpantes, ou seja, uma das opções permite que você acione uma temperatura mais alta, com o forno vazio, e ele transformará em cinzas tudo que estiver acumulado. Mesmo assim, depois disso é preciso remover o excesso de cinzas e passar um pano.

Como saber se o seu forno é autolimpante? Para executar essa função, seu forno deve atingir mais de 400ºC. Se ele faz isso, basta ligá-lo vazio nessa temperatura por algumas horas (conforme o manual). Areje bem a sua cozinha, pois esse procedimento poderá provocar a saída de fumaça.

Depois, basta remover as cinzas com uma escova e uma pá, passar um pano com vinagre e está pronto. Se o seu forno não possui essa função, então terá de limpá-lo com fez com o fogão. Primeiro remova os acessórios, como as grelhas. Depois esfregue bem com a ajuda de escova ou esponja e usando soluções específicas para isso.

Se quiser, pode usar um borrifador com água, bicarbonato de sódio e vinagre. A melhor hora para aplicar a solução é pouco depois de usar o forno para outra coisa, pois com ele morno ficará mais fácil de remover o excesso de sujeira. Sempre deixe a solução agir por mais de 15 minutos.

Para evitar que alimentos grudem no fundo do forno, ao ver que algo respingou, limpe imediatamente e com cuidado, porque estará quente. Para fazer isso, use sal grosso de cozinha e uma escova resistente ao calor.

Vidro do forno

O vidro do forno, muitas vezes, é a parte que fica mais suja ou que a sujeira fica mais visível. Existem muitos produtos ótimos para fazer a limpeza dele, porém o melhor para isso é o suco do limão.

A acidez da fruta é excelente para agir contra a gordura. Uma das formas mais eficientes de aplicar é esfregando meio limão em um pouco de bicarbonato e depois usando o limão como esponja diretamente no vidro. Você pode fazer isso por dentro e por fora, o resultado é incrível.

Como deixar o fogão brilhando

Se você quer saber como limpar fogão, com certeza quer deixá-lo brilhando. Com as receitas caseiras abaixo, você aprende também como limpar fogão muito sujo de gordura. Assim, seu eletrodoméstico fica como novo usando poucos produtos e sem gastar uma fortuna.

Com vinagre

O vinagre é um dos melhores produtos para passar no fogão. Ele neutraliza a gordura e faz com que fique muito mais fácil remover qualquer tipo de crosta de diversas superfícies. Além disso, ele não é tóxico, nem faz mal à saúde, diferente de muitos outros produtos de limpeza.

Veja também como desentupir boca de fogão de uma forma bastante simples.

Ingredientes

Vinagre: 3 colheres (sopa);
Detergente neutro: 3 a 4 gotas;
Sabão em pó: 2 colheres (sopa);
Limpador multiuso: 2 colheres (sopa);
Esponja macia: 1 unidade.

Modo de preparo e aplicação

  1. Remova as bocas do fogão, coloque-as em uma panela e cubra com água. Adicione as três colheres de sopa de vinagre e leve a panela ao fogo;
  2. Deixe ferver na mistura por uns 10 minutos e desligue. Espere esfriar um pouco, aplique o detergente na esponja e esfregue as bocas gentilmente. Se estiverem muito sujas por dentro, poderá usar uma palha de aço apropriada;
  3. Enxague e deixe secar. Enquanto isso, desligue o fogão por completo e bloqueie a saída de gás. Retire os botões com cuidado e coloque-os de molho em uma vasilha com duas colheres de sabão em pó e duas de limpador multiuso;
  4. Depois de 30 minutos, remova os botões da pasta e esfregue-os com a esponja. Lave com água morna e deixe secar bem;
  5. Aplique na superfície do fogão uma colher de sopa de vinagre puro e esfregue com um pano macio. Se não resolver, derrame mais vinagre e deixe agir por uns 15 minutos e então esfregue.

Com bicarbonato

Bicarbonato de sódio é maravilhoso para diversas funções domésticas. Para limpar o fogão e deixá-lo brilhando não poderia ser diferente. Mas seja paciente, quanto mais tempo você deixar agir o bicarbonato, melhor.

Ingredientes

Bicarbonato de sódio: 3 colheres (sopa);
Água: 2 colheres (chá);
Vinagre: o quanto bastar;
Borrifador: 1 unidade;
Esponja macia: 1 unidade.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture o bicarbonato com a água. A ideia é mesmo criar uma pasta;
  2. Aplique a mistura com a ajuda da esponja por todo o fogão, peças e forno;
  3. Deixe agir o maior tempo possível. De preferência, deixe o fogão assim da noite para o dia seguinte;
  4. Na manhã seguinte, coloque o vinagre no borrifador e molhe novamente toda a superfície que continha a pasta de bicarbonato. As substâncias irão reagir, por isso é bom cobrir a boca e o nariz;
  5. Com um pano ou esponja molhados, remova o excesso usando apenas água.

Essa solução pode ser usada em qualquer tipo de fogão, inclusive vitrocerâmica.

Com amônia

O uso da amônia é muito comum, principalmente para tirar ferrugem de inox. Ela é ideal para limpar aquelas grades do fogão e do forno, que muitas vezes acumulam crostas de gordura e fuligem. Confira como usá-la de forma adequada e não prejudicar a sua saúde.

Ingredientes

Amônia: o quanto bastar;
Sacos plásticos limpos:  diversos.

Modo de aplicação

  1. Remova as grades e peças do fogão que deseja limpar e coloque cada uma em um saco. Você deve conseguir fechar os sacos, pois a amônia precisará de pelo menos 24 horas para agir;
  2. Coloque uma quantidade considerável de amônia em cada saco, sele e sacuda para espalhar bem. Mesmo que as peças não fiquem submersas, não há problema, pois o vapor no saco é que fará a limpeza;
  3. Após 24 horas, retire os objetos dos sacos e descarte os plásticos. Lave as partes do fogão com água e sabão e pronto.

Com sabonete

Sim, é sabonete de banho mesmo. Como eles são mais oleosos, eles removem melhor o excesso de gordura. Fica bem baratinho limpar o fogão assim.

Ingredientes

Sabonete: 1 unidade, da sua escolha;
Água: o quanto bastar;
Esponja macia: 1 unidade.

Modo de aplicação

  1. Molhe o sabonete e passe ele assim mesmo na área encardida. Em seguida, esfregue com a esponjinha;
  2. Depois de remover bem a sujeira, basta enxaguar.

Dicas úteis

Para fazer a limpeza do fogão, mesmo que seja com produtos como detergente neutro, use luvas de borracha. Elas não servem só para deixar as mãos mais secas e longe da gordura. Servem para proteger contra fungos e bactérias que podem entrar no corpo através de pequenos cortes, aqueles que você nem nota que cortou.

Se o seu fogão for elétrico, tome o cuidado de retirá-lo da tomada antes da limpeza. Não custa prevenir, já que o encontro de água e eletricidade não resulta bem. Se o seu fogão estiver com algum tipo de mau contato, pode ser perigoso levar um choque. Por isso também que as luvas de borracha são importantes, elas cortam a corrente elétrica.

Não esqueça da coifa. Se você tem uma coifa sobre o fogão para absorver a fumaça, mas nunca olha para cima para ver o estado dela, é provável que esteja com uma boa camada de gordura. Aplique as mesmas dicas que viu para limpar fogão, mas olhe no manual de instruções do produto qual é o jeito certo de limpar, de acordo com o modelo de coifa.

Receita de desengordurante caseiro

Você já viu nas dica anteriores vários ingredientes que servem como desengordurantes, além de promoverem uma limpeza profunda e devolverem o brilho do fogão, deixando-o como novo. Porém, é sempre bom ter uma receita para colocar no borrifador e ter pronta para a limpeza.

Para fazer o desengordurante caseiro para limpar fogão e outras superfícies da cozinha, apenas precisa misturar uma parte de vinagre de álcool com outra parte de detergente neutro. Coloque em um borrifador, agite bem e pode usar.

Quando terminar a limpeza, mantenha a misturinha no borrifador e agite ao utilizar de novo. Use por 2 ou 3 dias, depois faça uma nova, pois as propriedades do detergente ficarão mais fracas com o passar do tempo misturado ao vinagre.

zh01-kj-6-11asa1

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.