Scroll Top

Cabelo

Como fazer hidratação com Bepantol: cabelos sedosos e com brilho

O Bepantol é uma das pomadas mais conhecidas hoje em dia devido as suas diversas utilidades cosméticas. Ele é utilizado para tratar da pele e dos cabelos. Bepantol é o nome comercial para o princípio ativo do produto, que é o dexpantenol ou provitaminas B5. Veja a seguir com fazer hidratação com Bepantol para os cabelos e quais são os benefícios.

Benefícios da hidratação com Bepantol

O Bepantol é uma pomada utilizada para hidratar e cicatrizar a pele do corpo todo. Pode ser usada por pessoas de todas as idades e só é contraindicado para quem tem alergia ao dexpantenol. Por isso é recomendado fazer um teste em uma pequena área da pele antes de fazer uma grande aplicação.

Além da pele, o Bepantol também oferece ótimo efeito hidratante para os cabelos. De preferência, combinado com outros ingredientes que intensificam o efeito, conforme você verá nas receitas a seguir.

Mas para fazer hidratação com Bepantol nos cabelos é recomendado usar a versão líquida do produto (Bepantol solução). A razão é que usar a pomada direto nos cabelos não é econômico, além de ser menos prático misturá-la com outros ingredientes. Mas se quiser experimentar, não há problema.

Além de hidratar, o Bepantol fornece vitaminas e minerais ao couro cabeludo e aos fios. Assim, os mantêm mais fortes, regenerados, brilhosos e saudáveis. Porém, não é necessário aplicar mais do que uma vez na semana, evitando o acúmulo de resíduos que ocorre após muitas aplicações.

Outro cuidado que precisa ter é no caso de seu couro cabeludo ser muito oleoso. Como o Bepantol também possui oleosidade, deve ser usado com menos frequência. Para manter os fios hidratados e limpos, o ideal é fazer um cronograma capilar onde a hidratação com Bepantol esteja inclusa.

 Formas de fazer hidratação com Bepantol

Existem muitas receitas para fazer hidratação nos cabelos utilizando produtos naturais e fórmulas caseiras. As opções que você vai aprender agora utilizam o Bepantol junto com maisena (amido de milho), óleo de coco e óleo de rícino.

Todos esses ingredientes são seguros. Mesmo assim, como cada organismo pode reagir de uma forma diferente a certas substâncias, vale a pena fazer um teste na sua pele com cada um deles antes de aplicar e de deixar agir.

1. Hidratação com maisena e Bepantol

A maisena, que é o amido de milho, é uma espécie de farinha muito macia e fina. Quando aplicada nos cabelos junto com o Bepantol e outros ingredientes, ela promove a maciez, o brilho e também dá volume aos fios muito escorridos. Veja a receita:

Ingredientes

  • Maisena: 1 colher de sopa;
  • Água: meio copo;
  • Bepantol líquido: meia tampa;
  • Óleo vegetal: 1 colher de sopa;
  • Creme para hidratação: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Comece levando ao fogo uma panela com a água e a maisena. Fique mexendo até que a mistura esteja homogênea e engrosse. Desligue o fogo e deixe esfriar.

2. Em seguida, transfira o mingau de maisena para um potinho e misture os demais ingredientes até ficar um creme hidratante bem homogêneo.

3. Lave os cabelos com xampu, com água morna, quase fria, e enxágue muito bem. Retire o excesso de água com uma toalha e desembarace os fios com um pente.

4. Então, separe o cabelo por mechas para facilitar, e vá aplicando porções do creme por todo o cabelo, da raiz às pontas. Se seu cabelo for muito longo, aumente um pouco a receita.

5. Quando tiver aplicado em todo o cabelo, faça uma fitagem, ou seja, vá alisando cada mecha com as mãos, da raiz à ponta, com um pouco de velocidade para aquecer os fios.

6. Depois faça um coque e, se tiver, use uma touca térmica ou normal para segurar e abafar.

7. Deixe agir durante quinze minutos e depois enxague, com água morna, quase fria. Pode passar condicionador, se já costuma utilizar. Enxague novamente e está pronto.

2. Hidratação com óleo de coco e Bepantol

Outro ingrediente muito popular no momento é o óleo de coco. Recomendado tanto para uso culinário quanto cosmético, no caso dos cabelos, há pesquisas científicas que o colocam como o mais eficaz na prevenção da quebra dos fios e promover a hidratação. Seu efeito é potencializado com o Bepantol líquido. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Óleo de coco: 2 colheres de sopa (ou conforme o comprimento dos cabelos);
  • Bepantol líquido: 1 tampinha.

Modo de preparo e aplicação

1. Essa aplicação pode ser feita nos cabelos secos ou úmidos. Mas mesmo que forem secos, é melhor que estejam limpos e sem nenhum creme para pentear. Assim a misturinha de óleo de coco e Bepantol vai penetrar e agir melhor.

2. Se os cabelos estiverem úmidos, o processo é o mesmo que o da receita anterior. Lave, tire o excesso de água e desembarace.

3. Aplique a mistura nos fios, mecha por mecha, da raiz às pontas.

4. Depois faça um coque, com ou sem touca, e deixe agir. Se tiver cabelos muito longos pode deixar por uma hora. Se forem mais curtos reduza um pouco esse tempo.

5. Ao final do tempo, lave seu cabelo normalmente, com os produtos de costume. Sempre com água morna, quase fria. Depois é só deixar secar. Se precisar usar secador, lembre-se de aplicar um protetor térmico antes.

3. Hidratação com óleo de rícino e Bepantol

A última receitinha de hidratação com Bepantol também leva óleo de rícino. Esse óleo é extraído da mamona, e embora haja pouca comprovação científica dos seus efeitos, também não há contraindicações, exceto para quem tem alergia à planta. Então, se não for o seu caso, pode fazer o teste.

Para intensificar ainda mais o efeito do óleo de rícino e do Bepantol, nessa sugestão também será usado o gel de babosa, que é outra planta altamente recomendada para hidratação e reconstrução capilar, além de ser ótima para tratar problemas de pele.

Ingredientes

  • Babosa: 1 folha;
  • Bepantol líquido: 1 colher de sopa;
  • Óleo de rícino: ½ colher de sopa;
  • Creme para hidratação: 3 colheres de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Descasque a folha da babosa para extrair o gel, que é toda a parte transparente do seu interior. Se os cabelos forem curtos, não precisa da folha inteira.

2. Depois, coloque no liquidificador a babosa, o óleo de rícino e o Bepantol e bata bem.

3. Em um potinho, misture o líquido preparado com o creme para hidratação.

4. Depois, lave os cabelos, tire o excesso de água e desembarace.

5. Divida-o em mechas e aplique o creme em cada uma, da raiz às pontas.

6. Faça um coque, coloque uma touca se tiver, e deixe agir durante cerca de meia hora.

7. Então é só enxaguar e lavar normalmente e seus cabelos estarão hidratados e macios.

Dica: use cremes hidratantes de boa qualidade

 Como fazer hidratação com Bepantol2

Já que algumas receitas de hidratação com Bepantol recomendam o uso de creme hidratante, fica a dica de bons cremes que pode encontrar no supermercado, farmácias ou lojas de cosméticos. Lembre-se de escolher os produtos feitos para o seu tipo de cabelo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.