Scroll Top

Cabelo

Como Fazer a Selagem Capilar Em Casa! Alisamento de Cabelo Caseiro: 4 Diferentes receitas!

A selagem capilar é um tipo de tratamento que tem como objetivo promover a reestruturação dos fios, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais macio, hidratado e com menos volume, isso porque consiste na aplicação de queratina e calor nos fios, deixando-os selados.

Nesse procedimento, o cabelo é lavado com shampoo anti-resíduo e em seguida são aplicados diversos produtos hidratantes, como máscara, queratina e ampola de vitaminas. Depois, o cabelo é secado com o auxílio do secados e depois com a chapinha, selando as cutículas e deixando os cabelos mais brilhantes e hidratados.

A selagem capilar pode ser feita em casa desde que a pessoa tenha os produtos e use de acordo com a orientação do cabeleireiro, isso porque dependendo da quantidade utilizada e do tipo de produto o efeito pode não ser o esperando, sendo necessário fazer novamente a selagem pouco tempo depois.

A busca por novidades em alisamento de cabelo caseiro que tenha bons resultados é constante entre as mulheres.  A cada dia, as opções de tratamento com químicas no mercado aumentam cada vez mais. Quando tratamos de produtos de beleza queremos economia e facilidade. E tudo caseiro nos traz conforte, ótimos resultados e muita economia.

 

Os danos causados por processos químicos, muitas vezes irreversíveis, podem ser evitados. Além disso, a correria do dia-a-dia não nos permite ter horas perdidas no salão.  A praticidade de fazer um alisamento de cabelo caseiro se torna a melhor opção.

Com ingredientes de fácil acesso é possível sim ter um efeito temporário de alisamento nos fios. Vamos começar? Confira!

Alisamento de cabelo caseiro com maisena

alisamento de cabelo caseiro com maisena, tem uma de suas maiores vantagens os ingredientes naturais que não oferece nenhum tipo de risco à saúde, podendo ser feito por gestantes e mulheres que estão amamentando.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de (sopa) maisena (amido de milho)
  • 200 ml de leite integral
  • Duas gotas de óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de argan (o uso opcional de um desses óleos auxilia na hidratação e redução do volume)
  • Pincel próprio para cabelos ou frasco borrifador
  • Pentes com dentes largos

Obs: Ao comprar os itens, é indispensável que eles sejam de marca boa, ou seja, de altíssima qualidade. Já que do contrário o resultado final pode ficar abaixo das expectativas.

COMO PREPARAR?

  • Em um recipiente, misturar bem o leite e a maisena até que a mistura (embora se mantenha liquida) fique bem homogênea. Ou seja, a maisena precisa ficar bem dissolvida no leite.
  • Logo depois, basta adicionar as gostas de um dos óleos e misturar novamente. É bom lembrar que neste momento que a mistura não fica com aspecto endurecido, somente endurecerá quando já estiver no cabelo.

COMO FAZER A APLICAÇÃO?

Este alisamento de cabelo caseiro deve ser aplicado nos fios e raiz totalmente secos. Para que haja eficácia é recomendado lavar o cabelo normalmente. Logo após de estar totalmente seco aplique a mistura.

Coloque uma toalha nas costas, separe as mechas e aplique em toda a extensão do cabelo (da raiz até as pontas), uma mecha de cada vez e massageando. Lembre-se que a massagem é fundamental para esticar os fios. Após a massagem nas mechas, é recomendado passar o pente por todo o cabelo de forma rápida, já que a maisena aos poucos irá secar e vai dificultar a passagem do pente.

Por fim, deixe a mistura agir nos fios soltos por uma hora e em hipótese alguma prenda os fios, pois isso deixaria o cabelo marcado.  Após o tempo estimado lavar normalmente com seu shampoo e condicionador.

Obs: A mistura não é necessária ser levada ao fogo, os itens devem estar em temperatura ambiente.

Alisamento de cabelo caseiro: Desmaia cabelo

Essa outra receita também consiste em economia e praticidade com produtos que normalmente tem em sua cozinha. Com esse alisamento de cabelo caseiro o resultado final será fios saudáveis e lisos, sem gastar uma enorme quantidade de dinheiro.

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de óleo de coco extra virgem
  • 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 4 colheres de (sopa) do suco de 1 limão fresco
  • 3 colheres de (sopa) de amido de milho (maisena)

Como preparar?

  • Misture bem o suco de limão e o amido de milho, até que fique uma consistência homogênea e não ter ‘’caroços’’.
  • Após, misture o óleo de coco com o azeite de oliva. Em seguida adicione a mistura de amido de milho à dos óleos e mexa continuamente até obter uma mistura muito homogênea.
  • Em seguida, aplique no cabelo deixando descansar uma hora.
  • Após o tempo estimado, lave o cabelo normalmente.

Obs: É bom lembrar que esse alisamento de cabelo caseiro não funciona de imediato. É preciso repetir esse processo duas vezes por semana no mínimo pra que o cabelo comece a ter resultados consideráveis.

Alisamento de cabelo caseiro: Com Leite e gema de ovo

O leite e a gema do ovo são maravilhosos para o cabelo, pois fazem um tratamento profundo nos fios. Então, que tal unirmos estes dois ingredientes em um alisamento natural caseiro super poderoso ? Tudo de bom não é mesmo? Então vamos para o passo a passo comigo!

Este alisamento natural, não vai deixar seu cabelo super liso como uma química não, ele vai alisar suavemente mesmo, reduzindo ondas e deixando seu cabelo com um brilho incrível e super macio… Anote ai, os ingredientes que vai precisar nesta receita de alisamento de cabelo caseiro, é muito fácil e simples de fazer.

INGREDIENTES:

  • 1 copo de leite (será usado na primeira etapa do alisamento)
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

COMO PREPARAR?

Em um recipiente plástico coloque as gemas de ovo e bata com garfo. Acrescente o açúcar e o azeite de oliva misturando sempre .

COMO APLICAR?

Neste alisamento tem duas etapas:

1º Etapa

  • Lave seus cabelos como de costume usando Shampoo.
  • Retire o excesso de umidade com uma toalha.
  • Pegue o copo de leite aplique em seus cabelos. Despeje-o com cuidado ou se preferir, use um borrifador para espalhar melhor…
  • Use um pente para espalhar bem o leite pelos cabelos .
  • Coloque uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos
  • Lave apenas com água para retirar o leite dos cabelos
  • Enxugue com uma toalha para retirar o excesso de umidade

2° Etapa

  • Aplique a mistura preparada anteriormente em seus cabelos, mecha por mecha.
  • Coloque a touca plástica no cabelo e deixe agindo por mais 30 minutos.
  • Lave os cabelos com água, de preferência use água fria.
  • Aplique seu condicionador preferido ou selador
  • Lave novamente com água e deixe os cabelos secarem naturalmente.
  • Repita o tratamento uma vez por semana

Alisamento de cabelo caseiro : Com pó de café

Além de alisar e hidratar, esse alisamento traz muito brilho para os fios. Acompanha o passo a passo dessa receita maravilhosa.

 

INGREDIENTES

  • 2 colheres de café bem cheias
  • 2 colheres de mel
  • 6 colheres de leite
  • 3 colheres de Vinagre de maçã
  • 3 colheres de condicionador

COMO PREPARAR E APLICAR?

Misture todos os ingredientes em um recipiente, separe o cabelo em mechas e aplique da raiz até as pontas. Lembre-se que o cabelo precisa estar lavado normalmente com o seu shampoo. Deixe agir em torno de uma hora, após, lave bastante e seque com o secador para fazer a selagem da mistura.

Todas as receitas citadas, podem ser feitas de 15 em 15 dias, dependendo do estado dos seus fios.

Para que serve a selagem capilar

A selagem capilar tem como objetivo reestruturar os fios, sendo principalmente indicado para cabelos danificados por química, principalmente alisamento e coloração, ou uso de chapinha ou escova frequentes e sem proteção de calor.

Devido do fato dos produtos utilizados na selagem serem à base de queratina e de vitaminas, esse procedimento é capaz de reestruturar os fios e garantir brilho, maciez e resistência aos fios, além de diminuir o frizz. Além disso a selagem promove a formação de uma barreira que protege os fios contra agentes externos que podem danificar os fios.

Além disso, é possível também que seja verificada diminuição do volume do cabelo, trazendo a sensação de que está mais liso, no entanto a selagem não promove o alisamento, uma vez que os produtos indicados para esse procedimento não possuem química, não há interferência na estrutura do fio.

Passos para fazer a selagem capilar em casa

Para ter resultado mais duradouro, o recomendado é que a selagem seja feita no salão de beleza, no entanto esse procedimento também pode ser feito em casa, sendo necessário misturar 3 colheres de sopa de máscara de reconstrução capilar, 1 colher de sopa de queratina líquida e 1 ampola de sérum em um recipiente até formar um creme uniforme.

Para fazer a selagem capilar em casa basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos para abrir bem as cutículas do cabelo;
  2. Secar suavemente o cabelo com uma toalha, somente para tirar o excesso de água;
  3. Separar o cabelo mecha por mecha e aplicar a mistura de cremes, em todo cabelo, e depois finalizar com um pouquinho de protetor térmico;
  4. Secar o cabelo com secador;
  5. Passar a chapinha em todo o cabelo;
  6. Lavar o cabelo para retirar todo o produto;
  7. Aplicar um protetor térmico;
  8. Secar o cabelo com secador e chapinha para finalizar.

Apesar de ser um processo simples, o tempo para realizar pode variar de acordo com o tamanho e quantidade de cabelo que a pessoa possui.

Cuidados depois da selagem capilar

Depois de realizar uma selagem capilar no salão ou em casa, existem alguns cuidados que ajudam a manter seu efeito por mais tempo, sendo eles:

  • Não usar shampoo de limpeza profunda, com ação anti-resíduos no dia a dia;
  • Diminuir o número de vezes que lava o cabelo;
  • Usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

Além disso, depois da selagem capilar é recomendado não fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo, como tinturas ou alisamentos, para que o cabelo possa recuperar sua saúde.

Dúvidas mais comuns sobre a selagem capilar

1. A selagem capilar alisa o cabelo?

O objetivo da selagem não é alisar o cabelo, mas sim promover a reestruturação dos fios e, como consequência, diminuir o seu volume, o que pode garantir o aspecto de estar mais liso. No entanto, os produtos utilizados normalmente para fazer a selagem não possui química e, por isso, não alteram a estrutura dos fios, não sendo capaz de promover de fato o seu alisamento.

Por outro lado, alguns produtos utilizados em salão de beleza pode conter uma pequena quantidade de formol ou de derivados, podendo resultar na alteração da estrutura dos fios e, consequentemente, alisamento. Porém o uso de formol em produtos de beleza deve estar de acordo com a orientação da ANVISA, uma vez que o formol pode ser prejudicial para a saúde.

2. Para quem é indicada a selagem?

A selagem capilar pode ser indicada para todo tipo de cabelo, desde que ele esteja seco ou danificado, precisando de uma boa hidratação. Mas quem tem cabelo cacheado e não deseja alisar, pode usar o secador com difusor para secar bem a raiz e não precisa usar a prancha.

3. A selagem capilar masculina é diferente?

Não, a selagem nos homens é feita da mesma forma, no entanto, quando o cabelo é muito curto não há necessidade de passar a prancha nos fios, usando apenas o secador.

4. Grávida pode fazer selagem capilar?

Sim, já que os produtos utilizados na selagem não possuem químicos. No entanto, como alguns produtos utilizados no salão podem conter formol, é importante que a mulher esteja atenta ao produto utilizado e caso sinta algum cheiro forte, lacrimejamento dos olhos durante o procedimento ou sensação de queimação no couro cabeludo, é recomendado interromper a selagem.

5. Cauterização e selagem capilar é a mesma coisa?

Apesar de serem técnicas semelhantes, a cauterização e a selagem não são o mesmo tipo de tratamento. A selagem tem como objetivo reestruturar os fios, sendo necessário o uso de uma combinação de produtos, enquanto que a cauterização corresponde a uma hidratação mais profunda, não sendo necessário tantos produtos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.