Home / Saúde / Como desentupir um ouvido

Como desentupir um ouvido

Como desentupir um ouvido

Quem nunca passou pela situação de ter seu ouvido entupido? Ou pela sensação de que algo obstrui sua audição?

436004 Como desentupir ouvido entupido   Passo a Passo

Ouvido entupido pode ser resultado de muitos agentes etiológicos diferentes como gripes, resfriados, vôos ou mesmo sujeira. Comofas te ensina como desentupir o ouvido em cada uma delas. Quando existe infecção a dor se torna insuportável , com picos de levar até a desmaio , muitos relatam parecer agulhadas . Mas somente com exame dá para dizer qual o tipo de antibiótico e anti inflamatório que é necessário para combater as bactérias específicas.

Não é aconselhável pingar nada nos ouvidos , azeite , água quente , nada mesmo ! Os médicos aconselham a tomar  analgésicos e ir para médico , mesmo as vezes que o analgésico parece não funcionar nada , porque a dor é insuportável mesmo mas resista e procure um médico porque ficar surdo por um ato de desespero é bem pior do que aguentar umas horas com dor de ouvido.

Ouvido entupido depois de um vôo

aviao11 Como desentupir ouvido entupido   Passo a Passo

É muito comum a sensação de ouvido entupido durante antes e após os vôos, aprenda aqui comodesentupir o ouvido no avião.

1)    Boceje: Esta é uma das maneiras mais comuns para aliviar a pressão e desobstruir seus ouvidos. Ao bocejar a passagem de ar pelo ouvido médio faz com que a obstrução provocada pelo vôo seja aliviada. Outro benefício do bocejo é puxar o lóbulo da orelha para baixo permitindo uma maior “abertura” da mesma.

2)    Masque chiclete. Tal ato, tanto durante quanto depois do vôo permite que seu ouvido recupere-se de um entupimento provocado pela pressão aérea.

3)    Aperte o nariz com o dedo e force o ar suavemente contra as narinas. Isso permitirá a abertura dos ouvidos.

Ouvido entupido por resfriado

1)    Utilize medicamentos descongestionantes nasais pois estes, normalmente, também possuem ação sobre o ouvido.

2)    Abra completamente a boca e mova a mandíbula de um lado para o outro esticando o pescoço para cima o máximo que puder. Isso ajudará na abertura do canal auricular aliviando a congestão.

3)    Os passos descritos para cada um dos tipos de obstrução também ajudarão a desentupir o ouvido nos outros casos. Só estão distribuídos por ordem de especificidade.

Desentupir ouvido com água de piscina

Talvez seja essa a situação mais comum para entupimento de ouvido. Quem nunca ficou com aquela sensação de surdez e peso na cabeça depois de uma tarde de natação? Aqui vão algumas dicas para desentupir o ouvido afetado por água:two young women wearing ear protection are driven to their volunteer destination via an air boat w725 h483 600x250 Como desentupir ouvido entupido   Passo a Passo

  • Utilize a própria água: Pode parecer um método estranho, mas deixar ir até o chuveiro e deixar cair um pouco mais de água no ouvido afetado e, depois disso, virá-lo para deixar o excesso de água escorrer pela ação da gravidade é um método bastante eficaz. Isso porque o peso do maior volume de líquido facilitará a saída do mesmo. Você também pode utilizar soro fisiológico se quiser. Evite esse método se já possuir histórico de otite.
  • Outro método bastante simples é, com auxílio de uma toalha limpa colocada sobre os ombros, inclinar a cabeça para o lado do ouvido afetado e puxar o lóbulo de maneira a direcionar a musculatura à facilitar a saída da água.

Desentupir ouvido em caso de sinusite

Outra situação que pode causar entupimento de ouvido é a sinusite. Para casos como esse as manobras mais recomendadas são:

  • Uso de descongestionante nasal. Mas calma, você não irá pingar o medicamento dentro do ouvido. Pingue-o no próprio nariz e irá perceber que seu ouvido também sofrerá uma melhora perceptível. Isso porque a congestão provocada pela inflamação dos sinus faciais (cavidades residuais do esqueleto facial) é que estará provocando a sensação de ouvido entupido. Por uma série de comunicações entre as estruturas da cabeça, a ação do medicamento pingado no nariz se estenderá à todas as áreas afetadas.
  • Utilize uma toalha quente ou compressa de água quente. O calor aplicado localmente irá facilitar o escoamento do muco que provoca a congestão e o entupimento nos casos de sinusite

dica :

Esquente uma toalha ou pano normal no calor do fogo (pode ser do fogão) e coloque no ouvido afetado como compressa. Evite a friagem noturna.