Home / Saúde / Como Curar Dor de Garganta Naturalmente

Como Curar Dor de Garganta Naturalmente

Dor de garganta é uma das coisas que nos atrapalha em praticamente tudo. Desde falar a comer, ou até mesmo funcionar normalmente. Leia este artigo e saiba como curar rapidamente uma dor de garganta usando métodos naturais.

Método 1 de 3: Incremente sua dieta

Beba muita água e urine bastante. Seu corpo precisa cerca de 9-12 copos de água por dia para manter-se hidratado, e isso em um dia normal. Se você está sofrendo de dor de garganta e prestes a ficar doente, seu corpo precisa de mais fluidos para combater doença.

Adicione algumas bebidas com eletrólitos como Gatorade ou Powerade à sua ingestão diária de fluídos. Estas bebidas esportivas ajudarão a adicionar mais sal, açúcar e minerais ao seu corpo durante a recuperação.

Consuma bastante vitamina C e antioxidantes. Vitamina C é um antioxidante, o que significa que ajuda no combate contra as células chamados radicais livres, que atacam outras células e são responsáveis pelo processo de envelhecimento. Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a eficácia da vitamina C contra dores de garganta; ela é, contudo, saudável e o seu corpo necessita dessa vitamina, por isso, não é uma má ideia obter alguma vitamina C em sua dieta.

  • Alguns alimentos ricos em vitamina C incluem: melão, frutas cítricas, kiwi, manga, mamão, abacaxi, melancia, morango, brócolis, couve-flor, espinafre, pimentão verde e vermelho, batata-doce e branca, tomate e abóbora.
  • Alguns alimentos ricos em antioxidantes incluem: feijão vermelho, amoras silvestres, feijão verde, feijão branco, cranberries, alcachofra, amoras, ameixas secas, framboesas, maçãs, nozes e cerejas.
  • Beba bastante chá verde. O chá verde tem muitos antioxidantes, portanto, além de ser saudável e de excelente sabor, é um grande aliado na cura rápida da desagradável dor de garganta.
  • Tome uma sopa razoavelmente quente. A sopa vai ajudar a aliviar sua garganta e lhe fornecer nutrientes e líquidos. Tenha em mente, porém, que as bebidas muito quentes são seriamente prejudiciais a garganta, portanto, deixe-as esfriar um pouco antes de tomá-las.
  • Imagem intitulada Get Rid of a Sore Throat Fast and Naturally Step 5

Método 2 de 3: Remédios caseiros

1- Faça um gargarejo com água morna e sal. Misture 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna. Isto pode não ganhar nenhum prêmio como o remédio mais saboroso, mas é muito eficaz. Coloque a água em sua boca, bocheche e depois cuspa-a. Isso ajudará a aliviar a dor e limpar o muco da garganta.

2-Use vapor para aliviar o problema. Vapor é uma boa maneira de aliviar a dor associada com dores de garganta, bem como limpar eventuais mucos e ajudar a curar sinusites. Há vários tratamentos de vapor, escolha um deles.

  • Crie um banho de vapor com chá de camomila. Faça um chá de camomila em uma panela grande. Deixe ficar em infusão. Despeja o chá quente em uma tigela grande, coloque a cabeça sobre o vapor, e cubra-a com uma toalha grande. A toalha manterá o vapor direcionado. Inspire e expire, lentamente, pela boca e nariz durante 15 minutos.

Tome um banho bem quente (para criar vapor) duas vezes por dia. Isto é bom não só para destruir as bactérias nocivas que possam prolongar a sua dor de garganta, mas é também uma ótima maneira de respirar no vapor. Alivie a congestão e sinta-se limpo(a) ao mesmo tempo.

Compre um umidificador ou faça um você mesmo(a). Umidificadores profissionais são mais eficazes, mas se você estiver sem muita grana, você sempre pode aquecer a água, colocá-la no quarto fechado onde você quer ficar, e deixar o vapor evaporar. Ao fazer isso, certifique-se de que o seu quarto não fique muito úmido ou frio.

 

3- Beba mel e limão. Adicionar um pouco de suco de limão e um pouco de mel à água quente. Beba após o líquido atingir a temperatura ambiente. O mel acalma a garganta, enquanto o limão dissolve muco. Este remédio testado e aprovado é conhecido por aliviar boa parte da dor.

Alternativamente, adicione mel e limão no chá verde.

Limão e chá de gengibre também é conhecido por ser um antiviral eficaz, embora não haja estudos científicos que confirmando isso.

 

 

4- Adicione 40 gotas (15 para crianças menores de 10 anos) de extrato de própolis em 200ml do seu suco favorito. Tome três vezes ao dia. Isto deve aliviar a dor dentro de 1 dia.

 

5- Tente pastilhas para a garganta para alívio e tratamento. Muitas dessas pastilhas são feitas à base de ervas, mel, limão ou gengibre. Elas podem proporcionar um alívio temporário.

  • Algumas pastilhas, como Sucrets força máxima ou Strepsils , contêm anestésico que entorpece a garganta para aliviar a dor. Se você não quer nenhum anestésico em suas pastilhas, verifique a embalagem ou peça ajuda ao farmacêutico.
  • Não chupe pastilhas por mais de três dias consecutivos. Apesar delas aliviarem a dor, elas podem mascarar outros sintomas mais graves (como mononucleose ou estreptococos) que necessitam de cuidados médicos.
  • Imagem intitulada Get Rid of a Sore Throat Fast and Naturally Step 3

Método 3 de 3: Outros conselhos

1- Lave as mãos com frequência. Não é nenhum segredo que as nossas mãos são terrenos férteis para as bactérias: nós tocamos um monte de objetos estranhos, aumentando a probabilidade de propagação de bactérias. Lave as mãos com frequência, se você tem uma dor de garganta ou resfriado, a fim de evitar espalhar bactérias.

2- Descanse bastante. Além das suas habituais 8 horas de sono, seria bom se você dormisse 2-3 horas extras por dia. Tente dormir 10-12 horas diariamente, enquanto estiver se recuperando.

3- Evite laticínios, como sorvete, leite e manteiga. Em algumas pessoas, produtos lácteos aumentam a produção de muco. Então, se você não deseja sentir-se congestionado e fungar o nariz o tempo todo, ficar longe do leite e do queijo.

4- Evite alimentos excessivamente açucarados, como pudins ou bolo enquanto estiver sofrendo de dor de garganta. Alimentos açucarados podem irritar a garganta, por isso é melhor ficar longe. Picolés, de preferência sem açúcar, são aceitáveis, pois eles podem ajudar a aliviar a dor.