Home / Saúde / Como curar a anemia de forma natural

Como curar a anemia de forma natural

Como curar a anemia de forma natural

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA E VEJA COMO CURAR ANEMIA COM DICAS DE ALIMENTAÇÃO E BONS HÁBITOS

A anemia é uma doença causada, principalmente, pela falta de ferro na alimentação, além da falta da vitamina B12 no organismo. Alguns de seus sintomas são: palidez na parte interna dos olhos, fraqueza, tontura, falta de ar e diminuição no bem-estar em geral.

Há alguns produtos que não são recomendados por “roubarem” o ferro do organismo, como: bebidas alcoólicas, café e cigarros. Já para prevenir a doença, basta consumir alimentos como carne vermelha, frango, peixe, feijão, soja, ervilha e verduras com a folhagem verde escura. A prática de esportes e uma dieta balanceada também são aliados para evitar que o organismo contraia a anemia.

Se o quadro for para alguém que já possui a anemia, algumas receitas caseiras ajudam no combate à doença, como o suco de beterraba com acerola e uva, a castanha-do-pará e até a rapadura. Outra dica é preparar os alimentos em panela de ferro, para maior absorção dos nutrientes.

Já para as crianças ficarem mais resistentes à anemia também existe uma boa receita. Basta fazer um doce com dois copos de folhas de mastruz, um copo de folhas de hortelã e duas bananas com cascas. Eles devem ser batidos no liquidificador e depois cozidos com três copos de açúcar ou rapadura. Já às mulheres é recomendado o consumo de frutas secas, como o damasco, a uva passa e a ameixa.

Vale ressaltar que o acompanhamento médico é indispensável a quem tem ou possui sintomas de anemia. Um nutricionista também pode ajudar com a criação de um cardápio saudável e balanceado.