Home / Saúde / Como combater a retenção de líquidos

Como combater a retenção de líquidos

Como combater a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um dos principais fatores que influenciam no ganho de peso, ela pode ocorrer devido ao sedentarismo ou por outros motivos, como gravidez, menopausa, cirrose, insuficiência cardíaca, desnutrição, dentre outras causas.

Em termos gerais, consiste no inchaço de diferentes partes do corpo, tais como tornozelos, braços, pernas, abdômen e pulsos.

Na gravidez o problema é muito comum, já que a mulher passa por mudanças hormonais e corporais muito significativas, assim, nesse caso a retenção de líquidos se manifesta principalmente como inchaço nos tornozelos e nos pés. Ainda que não seja muito preocupante, é preciso consultar um médico caso o inchaço se apresente de forma exagerada.

Dicas para evitar a retenção de líquidos

Um passo importante para evitar a retenção de líquidos é reduzir o consumo de sal, já que essa substância faz com que o corpo acumule líquidos que não necessita. Por outro lado, o consumo de água é vital, já que limpa as impurezas do organismo ajudando a eliminá-las com facilidade.

LEIA TAMBÉM

Como prevenir e tratar a retenção de líquidos

Alimentos diuréticos

É indispensável consumir alimentos diuréticos, pois são eles que nos permitem depurar o organismo e, consequentemente, ajudarão a perder peso. Acredita-se que os quilos extras também são causadores de inflamações por retenção de líquidos.

  • Melancia: é recomendada principalmente por sua grande porcentagem de água.
  • Vinagre de maçã: serve para equilibrar o nível de potássio, já que muitas vezes esse elemento é afetado devido aos líquidos retidos.
  • Chá verde: é um excelente diurético e antioxidante.
  • Laranja: graças à vitamina C, que é um de seus componentes, a laranja faz com que os rins funcionem melhor e acelera o processo de eliminação de toxinas no corpo.
  • Alcachofra: utilizada em infusões para perder peso, graças as suas propriedades diuréticas.
  • Mirtilo: ajuda na prevenção de doenças urinárias, ajuda a eliminar toxinas e é um dos melhores alimentos antioxidantes.
  • Dente de leão: é uma das plantas com mais capacidade de eliminar água excedente do organismo.
  • Salsa: favorece a eliminação de líquidos corporais, por isso é recomendado em infusões, para prevenir a obesidade e doenças cardíacas.
  • Cebola: é recomendada para pessoas que sofrem de reumatismo, insuficiência renal ou gota.

Pratique exercícios

A prática de exercícios deve ser constante, caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, dentre outros. Basta escolher o que mais te agrada! Lembre-se: a retenção de líquidos pode ser causada por sedentarismo, por isso o exercício oferecerá bem-estar. Além disso, será possível distrair a mente e ajudar no bom funcionamento do nosso organismo.

Evite alimentos com sódio

Como já dissemos, o sal é um aliado da retenção de líquidos, por isso é preciso afastá-lo o quanto pudermos dos alimentos que consumimos. Inclusive, devemos considerar que existem outras coisas que comemos diariamente que contém um alto nível de sódio como, por exemplo, os embutidos, conservas, álcool e a maioria dos alimentos industrializados.

Além disso, a ingestão de pouco sal é recomendada para evitar, também, o desenvolvimento de cálculos renais, câncer de estômago e diminuição das papilas gustativas.

Consuma alimentos ricos em potássio

sse elemento é indispensável para manter o organismo equilibrado. O potássio faz parte dos eletrólitos, os quais se encarregam de controlar a pressão sanguínea e garantem a eliminação de líquidos.

Esse componente pode ser encontrado em frutas, especialmente no kiwi, no melão, na laranja e na banana. Também está presente em verduras como  alcachofra, couve, beterraba, batatas e abacate.

Consuma alimentos com magnésio

O magnésio também ajuda a eliminar o excesso de líquidos, além de prevenir problemas cardíacos e regular a insulina no organismo.

Alimentos recomendados

  • Farelo: Seja de trigo ou aveia, são ricos em magnésio.
  • Ervas secas: principalmente o coentro, o hortelã e a salsa. Lembre-se que, além de oferecer magnésio podem ser utilizadas para dar um sabor melhor aos pratos.
  • Sementes de linhaça: são antioxidantes, previnem doenças cardíacas e oferecem um bom teor de magnésio.
  • Sementes de girassol: possui magnésio e vitamina E.
  • Leite: seja em pó, pasteurizado, integral ou condensado, possui um alto teor de magnésio, além de outras vitaminas como a A, a D e a E.

Por fim…

O repouso é indispensável para prevenir a retenção de líquidos. Se seus pés se incharem muito, levante as pernas quando tiver espaço e tempo livres. Se notar que as mudanças que você realizou em seus hábitos alimentares e a rotina diária não minimizam o problema, é melhor consultar um médico para investigar a doença mais a fundo.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que vocês possam incluir esses alimentos na alimentação diária e eliminar aqueles que, em contrapartida, fazem mal ao organismo. Um bom dia a todos!