fbpx Scroll Top

Casa

Como branquear as roupas sem cloro: 5 soluções naturais

As roupas brancas tendem a manchar muito facilmente com qualquer tipo de substância que entre em contato com o tecido, e também pode ficar amarelada depois que a utilizamos muitas vezes. Pensando nisso, este artigo abordará como branquear as roupas sem cloro.

Para branquear as roupas, quase sempre recorremos a produtos químicos que são vendidos no mercado, em especial aqueles que contêm cloro e que parecem ser a melhor solução para recuperar a tonalidade branca e limpa de nossas roupas.

É verdade que estes produtos funcionam de maneira eficaz e podem ser a solução mais simples para branquear as roupas; no entanto, os químicos utilizados neles não são nada saudáveis e ainda podem causar danos ao meio ambiente.

Para prevenir acidentes com os produtos com cloro e branquear as roupas de uma maneira mais ecológica, a seguir vamos compartilhar 7 truques de limpeza com produtos naturais que podemos levar em conta para nos desfazermos das manchas e recuperarmos o branco brilhante dos tecidos.

Vinagre branco para branquear as roupas sem cloro

Além de ser um produto que ajuda a remover manchas e sujeira, o vinagre branco não é agressivo com os tecidos e ajuda a suavizá-los para não termos que recorrer aos amaciantes químicos.

Como utilizá-lo?

  • Acrescente 1/2 copo de vinagre branco destilado ao seu sabão em pó habitual na máquina de lavar e lave normalmente.
  • Se as roupas tiverem manchas no pescoço, axilas ou outras áreas, aplique vinagre sobre a região afetada e deixe agir durante uma hora antes de enxaguar.

Bicarbonato de sódio

É um produto que, além de econômico, atua em profundidade sobre o tecido, eliminando as manchas e proporcionando suavidade às roupas.

Como utilizá-lo?

  • Acrescente 1/2 copo de bicarbonato de sódio ao seu sabão em pó habitual e lave normalmente.
  • Lembre-se sempre de separar as roupas coloridas das brancas.
  • Para manchas mais fortes, aplique-o de forma direta, misturado com um pouco de suco de limão.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Água oxigenada

A água oxigenada é um produto que ajuda a branquear e cuidar das roupas porque não contém cloro.

Como utilizá-la?

Na lavagem normal, adicione 1/2 copo de água oxigenada com o seu sabão em pó de costume. Ela também pode ser aplicada de forma direta sobre a mancha.

Suco de limão para branquear as roupas sem cloro

O suco de limão é um adstringente natural que limpa em profundidade, elimina todo tipo de sujeira e deixa as roupas mais brancas e reluzentes.

Como utilizá-lo?

Encha uma panela com água e rodelas de limão, coloque-a para ferver e, em seguida, coloque as roupas de molho durante uma hora antes de lavá-las da forma habitual.

Outra boa opção é preparar uma solução de sabão, uma colher de sal e o suco de dois limões. Deixe a roupa de molho nesta mistura, depois deixe que ela escorra e seque ao sol.

Leite para branquear as roupas sem cloro

Este ingrediente natural ajuda a cuidar das roupas e, ao mesmo tempo, a branqueá-las. É especialmente recomendado para roupas delicadas ou feitas de algodão.

Como utilizá-lo?

Coloque a roupa de molho em um recipiente com leite. Deixe-a ali por cerca de duas horas e, em seguida, enxágue como de costume.

Conselhos para manter as roupas brancas

A roupa branca exige alguns cuidados especiais para se conservar em bom estado e com um tom brilhante.

Se esta cor for a sua favorita na hora de escolher as roupas, não perca os seguintes conselhos:

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

  • Evite usar branqueadores químicos em roupas feitas de poliéster ou em misturas de poliéster e algodão, já que nelas pode ocorrer uma reação química entre o cloro e o poliéster, que no geral pode fazer com que a roupa se torne amarelada.
  • Preste muita atenção à água que você costuma utilizar para lavar, já que em algumas ocasiões ela pode estar turva, e isso também faz com que as roupas fiquem amareladas.
  • No momento de lavar as roupas brancas, você pode usar um pouco de bórax (borato de sódio) diluído, para que a água se suavize e não exista risco de que a roupa manche.
  • Para evitar as manchas nas roupas brancas, tente não aplicar perfumes, desodorantes ou outros químicos que possam entrar em contato com o tecido. Em geral, todos estes produtos acabam deixando manchas amareladas nas roupas.
  • Tente secar suas roupas ao sol, já que os raios ultravioleta contribuem para manter o branco dos tecidos mais bonitos e brilhantes.

DICA EXTRA

Roupa manchada por outra roupa? 7 DICAS INFALÍVEIS!

É comum, dependendo da cor e tipo de tecido, que suas roupas manchem durante a lavagem. Isso pode acontecer por vários fatores, desde a mistura de roupas claras com escuras até a forma como o tecido foi tingido, fazendo com que a tinta solte durante o processo de lavar a roupa.
Independente do motivo, o resultado é você com uma de suas peças de roupa favoritas danificada, não é mesmo? Mas, não se preocupe. A Dr. Lava Tudo é especialista em limpeza e te dá algumas dicas sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.

Roupa manchada na lavagem

O segredo de ter roupas que durem muito, além da qualidade dos tecidos, é a forma como você lava cada peça. Algumas vêm, inclusive, com instruções de lavagem, para que não tenha erro na hora de limpá-las.
Algumas precisam de limpeza delicada, outras de ficar mais tempo de molho e há até as que não podem ter certos tipos de produtos envolvidos no processo – como é o caso de roupas coloridas com alvejantes.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Mesmo seguindo todas as devidas recomendações, acontece de as roupas saírem da máquina com manchas. Isso acontece durante a própria lavagem e, geralmente, por conta da mistura de roupas tingidas com as que têm tom mais claro.


Confira algumas dicas para não deixar que isso aconteça:

  • Lave as roupas brancas separadamente das coloridas.
  • Considere também o tom da roupa na hora da lavagem. Um azul claro, por exemplo, pode ser vibrante e soltar tinta da mesma forma que uma roupa vermelha. Procure lavar tons parecidos na mesma leva.
  • Não deixe as roupas escuras tanto tempo de molho. Quando elas ficam na água e com produtos químicos por muito tempo, a tendência é soltar mais tinta, o que pode ocasionar em manchas em outras roupas.
  • Se a roupa é tingida e é a primeira vez que você vai lavá-la, lave-a separadamente, sem contato com outras roupas. Como é sua primeira lavagem, é possível que ela solte mais tinta que o previsto.
  • Não utilize alvejantes em roupas coloridas.
  • Fique atento à temperatura da água na hora de lavagem. Água quente ou morna, por exemplo, pode contribuir para que a tinta das roupas saia.
  • Use a quantidade de sabão indicada nas instruções da sua máquina de lavar. Sabão em excesso contribui para que manchas aconteçam.
  • Para saber se a roupa solta tinta, molhe um pedaço do tecido, pegue um pedaço de papel toalha e encoste na parte molhada. Se o papel toalha ficar colorido, a roupa solta tinta com certeza.

Se suas roupas já estão manchadas, as dicas acima servirão apenas para o futuro, veja abaixo alguns métodos úteis para se livrar das manchas!


Com tirar manchas depois de secas

Pode ser que a mancha que está tentando remover já esteja seca. A boa notícia é que ainda existe solução para isso. Veja algumas receitas caseiras:


Detergente

Para esse caso, você pode fazer uma mistura de água e detergente. Em seguida, borrifar sobre a mancha e esfregar com uma escova de cerdas macias até clarear.


Sabão em pó

Outra solução é deixar a peça ferver em um pouco de água com sabão em pó durante cerca de 5 minutos. Depois, enxaguar a roupa manchada.


Como tirar mancha de uma roupa de outra roupa?

Para resolver o problema você pode recorrer a uma empresa especialista em lavagem de roupas, ou você mesmo pode tentar retirar a mancha. A boa notícia é que é possível utilizar ingredientes que você já tem em casa, sem recorrer a produtos específicos ou ter muito trabalho.
Na maioria das vezes, coisas que você usa em seu dia a dia, como vinagre, álcool, bicarbonato ou água quente são peças-chave para tirar mancha de modo rápido e eficiente.
Não acredita? Confira essas dicas práticas que reunimos aqui e saiba como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa:


Como tirar manchas de roupas coloridas com vinagre?

vinagre é capaz de fazer milagres quando o assunto é tirar manchas e é utilizado em muitas tarefas domésticas.
O processo é simples:

  1. Misture em um balde água e vinagre (a porção deve ser de metade de água e metade de vinagre)
  2. Coloque a roupa manchada na mistura.
  3. Deixe de molho por meia hora.
  4. Retire a roupa da mistura e despeje álcool diretamente na parte manchada.
  5. Coloque a roupa novamente na mistura e deixe de molho por três horas.
  6. Após esse período, lave a roupa novamente na máquina apenas com sabão.


Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa usando água fervida

O tecido manchado recentemente costuma reagir bem à água quente para retirar a nódoa. Por isso, faça uso desta dica para tentar reparar o estrago:

  1. Com a roupa manchada ainda molhada, aplique álcool no local manchado.
  2. Coloque a água para ferver em uma panela.
  3. Acrescente a roupa na panela quando estiver fervendo.
  4. Deixe ferver por cinco minutos.


Como tirar mancha de outras roupas em roupa branca: água oxigenada

O uso da água oxigenada também vai além do medicinal. Essa dica é válida apenas para roupas brancas que mancharem, ok? Então veja como tirar mancha de roupa branca:

  1. Coloque em um balde um pouco de água com quatro medidas de água oxigenada.
  2. Deixe a roupa de molho de um dia para o outro.
  3. Passado o período, enxague a roupa normalmente e coloque para secar.


Como tirar manchas de roupas usando sabão de coco

O sabão de coco é um ingrediente importante em casa para tirar manchas ou simplesmente lavar suas roupas sem produtos químicos que as agridam severamente. Ele também pode te ajudar a resolver o problema de como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.
Confira o passo a passo:

  1. Corte o sabão de coco em pedacinhos (você pode optar por ralar o sabão também).
  2. Coloque o sabão em pedaços em uma panela com água.
  3. Coloque a roupa manchada na mistura.
  4. Ferva a mistura com a roupa dentro por cinco minutos.
  5. Enxague a roupa.

Obs: ao ver que a roupa manchou, não espere secar para fazer o procedimento. As chances de resolver o problema enquanto a roupa ainda está molhada são maiores!
Como tirar manchas de roupas coloridas com bicarbonato?
O bicarbonato pode te ajudar em inúmeras tarefas dentro de casa, desde a limpeza da cozinha, até no desentupimento de ralos. Ele também pode ser um aliado para quem quer saber como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.
Veja como é simples:

  1. Separe um recipiente médio, quatro colheres de bicarbonato e água quente.
  2. Reúna tudo no recipiente e coloque a roupa manchada.
  3. Deixe agir por duas horas.
  4. Lave a roupa normalmente.

Agora você tem várias opções sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

ZH220-2T3112ZAZ

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.