Home / Casa / Coisas que você pode lavar à máquina e não sabia. Veja dicas de como lavar

Coisas que você pode lavar à máquina e não sabia. Veja dicas de como lavar

Coisas que você pode lavar à máquina e não sabia. Veja dicas de como lavar

A máquina de lavar facilita muito a vida da dona de casa na hora de lavar roupa. Com os truques certos é possível garantir maior limpeza e durabilidade das peças.

Leia também

 

Contudo esse eletrodoméstico pode ser ainda mais útil do que muitas pessoas imaginam. A personal organizer Ingrid Lisboa lista seis coisas que podem ser lavadas na máquina e que provavelmente você não sabia.

Tênis

Segundo a especialista, o tênis pode ser lavado na máquina, principalmente os mais básicos feitos de tecido. A dica da personal organizer é não colocar sabão em excesso e não usar amaciante. O mais indicado é usar sabão líquido e secar à sombra. Outra dica valiosa é tirar a sujeira mais grossa antes de colocar o tênis na máquina para evitar, por exemplo, que pedrinhas presas na sola danifiquem o aparelho.

Mochila

Prática, a mochila é um acessório que acaba precisando de uma limpeza de vem em quando. De acordo com Ingrid, é importante não lavar outra coisa junto com a mochila para que ela não pegue pelo ou colocá-la em um saco para lavar roupa. A especialista alerta que se o produto for mais delicado, o indicado é não centrifugar e que ela não deve ser lavada com o zíper aberto.

Cortina

A maioria das pessoas recorre às lavanderias na hora de lavar as cortinas. Contudo, segundo a personal organizer, muitas podem ser lavadas em casa na máquina. A maioria das cortinas, exceto aquelas com o acabamento do varão em metal preso ao tecido, podem ser lavadas no ciclo delicado e centrifugadas em baixa rotação (entre 400 e 600 rotações por minuto).

Capa de almofada

Capas de almofada também podem ser lavadas no eletrodoméstico. De acordo com a personal organizer, elas podem ser colocadas no saco para lavar roupa para evitar que peguem pelo de outras peças.Também devem ser lavadas no ciclo delicado e centrifugadas em baixa rotação.

De olho na etiquetaDe acordo com a personal organizer, antes de lavar o produto é importante dar uma olhadinha na etiqueta. Ela explica que se houver o símbolo de um baldinho com o número dentro, a peça pode ser lavada na máquina.

Bichinho de pelúcia

Segundo Ingrid, a maioria dos bichinhos de pelúcia pode ser lavada na máquina de lavar no ciclo suave. A dica é usar são líquido para roupa delicada, não usar amaciante e secar à sombra, de preferência em um local com corrente de ar. A especialista explica que colocar o bichinho pra secar no sol pode deixá-lo desbotado.

Travesseiro

Muita gente não sabe, mas alguns travesseiros também podem ser lavados na máquina de lavar. De acordo com Ingrid, os produtos de pluma de ganso não podem ir à máquina, porque acabam ficando com um cheiro ruim. A dica é ficar de olho nas indicações da etiqueta e lavar em ciclo suave.