Home / Saúde / Cruzar as pernas e mais 5 coisas que você faz e machucam sua coluna

Cruzar as pernas e mais 5 coisas que você faz e machucam sua coluna

Não é só a postura errada na cadeira do trabalho nem as lesões do esporte que podem te dar dor nas costas. Algumas atitudes aparentemente inofensivas, como cruzar as pernas, também podem ser nocivas. Veja, a seguir, como alguns hábitos podem causar hérnia de disco, artrose e outras doenças da coluna.

Dor nas costas: causas inusitadas

Ficar estressada

O fisioterapeuta Giuliano Martins, da clínica ITC Vertebral de Ribeirão Preto, explica que o estresse gera tensão na região dos ombros e trapézio, que é o músculo mais tensionado nos casos de preocupações e nervosismo.

 

Dormir muito

Dormir demais em uma posição pouco confortável pode gerar tensão, dores e, consequentemente, lesões em diferentes partes do corpo. Manter o corpo bem posicionado durante o sono evita o problema.

12234928_1189063541121026_7500390166363327944_n

LEIA TAMBÉM

Dicas que precisa saber para não sofrer com dor nas costas

Receita para dor nas costas, joelhos e articulações em poucos dias

 

Adiar a dieta

Pessoas com sobrepeso impões cargas maiores para suas colunas carregarem. “O excesso de peso, principalmente na região abdominal, causa um aumento na lordose lombar e consequentemente, temos a sobrecarga e dor”, explica o fisioterapeuta.

 

Cruzar as pernas

Giuliano explica que ficar nessa posição por muito tempo faz com que o quadril fique mal apoiado e, em consequência, a coluna se curva para fazer uma compensação, o que pode ocasionar dores com o passar dos anos.

 

Treinar demais

Fazer exercícios é ótimo para a saúde, mas o exagero, chamado de overtraining, sobrecarrega músculos e articulações, gerando lesão e dor.

 

Estalar o pescoço

“Se este estalo fosse benéfico, você estalaria apenas uma vez e resolveria este problema, porém não é isso que acontece”, diz o fisioterapeuta. O ideal é procurar um fisioterapeuta especialista em manipulação, que sabe como realizar o movimento adequadamente, se causar nenhum tipo de lesão.