Home / Cozinha prática / Churros da vovó

Churros da vovó

Churros da vovó

MODO DE PREPARO

Em uma panela de boca larga, ferva água com o sal. Quando estiver em ebulição, adicione a farinha de trigo de uma só vez.

Reduza bem o fogo e vá misturando devagar. Depois de 20 segundos, desligue o fogo e continue mexendo – a massa vai ficar pesada. Se usar batedeira, adote a velocidade mais baixa, com o misturador para massas pesadas.

Depois que a mistura estiver homogênea e levemente amarelada, sem grudar nas mãos, abra a massa sobre uma bancada de pedra ou uma superfície de inox. Com movimentos rápidos, espalhe a massa até ficar com cerca de 1 cm de altura. Cuidado para não queimar a mão, pois este procedimento deve ser feito com a massa ainda bem quente. Use uma espátula de plástico larga ou um rolo, para ajudar.

Deixe a massa aberta esfriar por cerca de 30 minutos, até atingir a temperatura ambiente. Retire-a da mesa (ela se solta facilmente) e modele os churros com um saco de confeiteiro com bico de estrias largas – elas são fundamentais para que a água da massa evapore, um churro sem estrias pode explodir na fritura e causar queimaduras.

Em uma panela com boca bem larga com cerca de 3 dedos de óleo, frite os churros de 2 a 3 minutos, à temperatura de 190ºC

1

LEIA TAMBÉM

Ingredientes

  • 1,6 litro de água;
  • 35 g de sal;
  • 1 kg de farinha de trigo peneirada;
  • Óleo de girassol para fritar;
  • Açúcar de confeiteiro e canela para polvilhar.