Scroll Top

Saúde

Chá para tosse: melhores receitas e como fazer

A tosse é, basicamente, uma irritação que acontece na garganta e provoca uma reação, na intenção de expelir o que está fazendo mal.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Não existe apenas uma causa para a tosse; ela pode ser seca, com catarro, prolongada e com coceira ou mesmo alérgica. Veja quais são as melhores receitas de chá para tosse de todos os tipos.

Antes de para as receitinhas, lembre-se que uma tosse pode ser sintoma de outro problema de saúde. Então se usar algum dos chás e não resolver, procure um médico imediatamente para verificar a raiz do problema.

  • As melhores receitas de chá para tosse e como fazer

 

Para os diferentes tipos de tosse, há chás expectorantes, revitalizantes e antialérgicos. Confira as opções e escolha o melhor para você!

1. Urtiga

Essa dica é para quem está com tosse por um motivo alérgico. As propriedades anti-histamínicas da urtiga ajudam a aliviar alergias, principalmente aquelas sazonais.

Para fazer o chá misture uma colher de sopa de folhas de urtiga desidratadas em um copo de água recém-fervida. Deixe amornar tampado, coe, adicione uma colher de chá de mel e beba duas vezes ao dia.

2. Canela

Nesse chá para tosse a canela vai agir junto com o limão, o mel e o cravo, causando efeito expectorante, anti-inflamatório e o alívio da vontade de tossir.

Para fazer o chá, misture um pau de canela com três cravos e uma rodela de limão em meio litro de água e deixe ferver por cinco minutos. Espere amornar, coe, coloque uma colher de chá de mel e beba duas vezes ao dia.

3. Gengibre

O gengibre é tanto um expectorante para a tosse com catarro quanto um antioxidante que vai facilitar a regeneração celular e promover o alívio dos sintomas além da tosse.

O chá é feito misturando cinco centímetros de gengibre fresco em um litro e água recém-fervida. Pode acrescentar um pau e canela para aumentar o efeito no corpo todo.

4. Cebola

Não tenha medo de usar a cebola em um chá para tosse. Ele também inclui outros ingredientes que vão melhorar o sabor. O importante é absorver as propriedades da cebola, que é antisséptica para limpar a garganta e promover o alívio da tosse.

O chá é feito misturando a casca de um cebola com um centímetro de gengibre em um xícara de água recém-fervida. Tampe, deixe amornar, depois é só coar, adoçar com mel e beber de três a quatro vezes ao dia.

5. Tomilho

O tomilho é uma especiaria com poder antisséptico, antiviral, bactericida e fortalecedor do sistema imunológico. É ótimo para tratar a gripe ou resfriado.

A receita do chá é tão simples quanto as outras. Leve para ferver uma xícara de água e duas colheres de sopa de tomilho. Depois abafe até amornar, coe e adoce com mel, se quiser. Tome uma xícara ao dia.

6. Alho com hortelã

Tanto o alho quanto a hortelã são ótimos para aliviar a tosse de todos os tipos e restabelecer o sistema imunológico.

Coloque para ferver uma xícara de água e assim que levantar fervura apague o fogo. Coloque na água algumas folhinhas de hortelã e um dente de alho pequeno fatiado. Deixe descansar até amornar, coe, adoce com mel e beba duas vezes ao dia.

7. Alcaçuz

Para a tosse seca, que fica arranhando a garganta, é recomendado tomar chá de raiz de alcaçuz que você encontra no mercado, farmácia ou lojas de produtos naturais. A raiz vai criar um muco na garganta que vai aliviar a vontade de tossir.

Para obter o chá leve para ferver um litro de água e misture 30 gramas de alcaçuz. Deixe ferver por 10 minutos e depois abafe até amornar. Pode beber duas xícaras ao dia.

8. Casca de laranja

Esse chá para tosse é uma fonte rica em vitamina C. Por isso, essa bebida é muito poderosa para combater a gripe e problemas que possam ocorrer na garganta.

Ingredientes

Casca de laranja: de 6 unidades médias;
Água: 2 litros.

Modo de preparo

  1. Coloque as cascas de laranjas imersas na água;
  2. Deixe ferver muito bem, durante 30 minutos;
  3. Espere até o chá ficar morno, com o fogo desligado;
  4. Coe e sirva prontamente.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

9. Gengibre, açafrão e tomilho

Esse chá mistura diversos ingredientes essenciais para combater ou aliviar a dor de garganta. Por isso, ele é uma excelente opção para a solução de diversos problemas nessa região.

Ingredientes

Chá verde: 2 colheres (sopa);
Gengibre: ½ colher (chá);
Açafrão: ½ colher (chá);
Tomilho: ⅓ de colher (chá);
Suco de limão: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque as folhas de chá verde junto com o suco de limão, o gengibre e o restante dos ingredientes;
  2. Deixe todos eles em infusão durante 5 minutos;
  3. Espere amornar e coe, logo em seguida.

10. Laranja, limão e canela

Esse chá une as propriedades contra a gripe do limão e da laranja, frutas ricas em vitamina C. Além disso, ele é anti-inflamatório e alivia a sensação de coceira e dor na região da garganta.

Ingredientes

Água: 1 xícara (chá);
Casca de limão: de 1 unidade;
Casca de laranja: de 4 unidades;
Canela: 1 pau.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes, deixando-os em fogo baixo durante 5 minutos;
  2. Remova as cascas e coe bem;
  3. Adoce a seu gosto com mel.
  4. Alternativas ao chá para tosse

    Se você não é uma pessoa fã de chás ou por algum outro motivo não pode tomar infusões com ervas, saiba que existem outras alternativas naturais e fitoterápicas para lidar com a tosse. Você pode, por exemplo, fazer um remédio caseiro para aliviar a congestão e o desconforto com outras substâncias.

    Sucos de determinadas frutas e óleos essenciais também tem um papel importante. A nebulização pode ser utilizada de diversas formas para reduzir o catarro, e consequentemente a tosse. E é possível também fazer xaropes naturais, livres de conservantes e aditivos químicos.

    Caldo de cenoura para tosse infantil

    Essa receita é para as crianças com tosse. Um caldinho colorido, adocicado e revitalizante para aliviar os sintomas de tosse por gripe ou resfriado em crianças acima dos cinco anos.

    Para ter melhor efeito, o caldo deve ser o mais puro possível. Dessa forma, você só precisa ralar uma cenoura sem casca e colocar na geladeira. Deixe cerca de meia hora e depois veja o caldo que formou. É esse caldo puro que deve ser bebido.

    Chá para tosse de bebê

    Fazer chá para tosse de bebê é um erro muito comum de pais de primeira viagem. Bebês até os seis meses de idade só devem receber leite materno ou fórmula. Qualquer outra substância pode ser extremamente prejudicial para a saúde do seu filho ou filha.

    O melhor é sempre consultar um pediatra se o você percebe que o recém-nascido ou criança pequena está com tosse persistente. Os maiores de seis meses também precisam de atenção. Ao começar a introduzir alimentos sólidos, você deve ter cuidado, pois ainda não é seguro oferecer qualquer alimento ou chá.

    Normalmente os pediatras vão liberando aos poucos uma série de coisas e vendo como as crianças reagem. Isso porque é possível descobrir aí intolerâncias e alergias alimentares, visto que o bebê nunca teve contato com o alimento antes.

    Então essa história de que você pode dar chá para tosse em bebês não é bem assim. Muitas vezes, em casos de tosse com catarro, o mais indicado é a inalação com nebulizador. Isso faz com que abram as vias aéreas, facilitando a saída do catarro e diminuindo o desconforto.

    Entretanto, em alguns casos, os próprios médicos podem recomendar, para bebês acima dos seis meses, chás de erva-doce, camomila, erva-cidreira ou hortelã. Porém tenha em conta que somente isso pode não resolver o problema da tosse.

  5.  CURTIU A DICA? INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL  ➜ https://goo.gl/zajniC
     tosse31-1280-1
  6. Fonte: World Health Organisation

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.