Home / Saúde / Câimbras Noturnas – O que é, Causas, Prevenção e Tratamentos

Câimbras Noturnas – O que é, Causas, Prevenção e Tratamentos

As câimbras noturnas são um problema comum que, ocasionalmente, podem causar insônia. Eles consistem de dores musculares localizadas nos pés e pernas, geralmente na panturrilha, que aparecem enquanto você está na cama com dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas.

Receita Câimbras Noturnas – O que é, Causas, Prevenção e Tratamentos

Causas das Câimbras Noturnas: Na maioria dos casos, a causa das câimbras noturnas é desconhecida. Em alguns casos, pode ser devido a:

Problemas dos pés ou pernas (pés chatos ou outra anormalidade).
Os pés ficam em má posição durante o dia (sessão prolongada ou em uma posição ruim no trabalho).
Doenças associadas a transtornos musculares ou postura ( Parkinson, doença dos nervos ou músculos).
A desidratação tais como, ( sudorese excessiva sem substituição do sal perdido, diarreia, exercício intenso ou tratamento com hemodiálise ).
Doenças metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo, hipocalcemia (níveis baixos de cálcio no sangue), hipomagnesemia (níveis baixo de magnésio no sangue) ou Hipocalemia (níveis baixos de potássio no sangue).
Tomar certos medicamentos, incluindo diuréticos (medicamentos para urinar), beta-bloqueadores, contraceptivos, broncodilatadores inalatórios, sedativos e muitos outros.
Associada ao exercício.
Em mulheres grávidas podem ter câimbras por causa da falta de magnésio.

Diagnosticamento das Câimbras Noturnas: As câimbras noturnas são dolorosos, mas não são importantes do ponto de vista de comprometer a saúde, as câimbras podem tornar-se muito irritante. Se elas são muito frequentes é recomendado a realização de um exame de sangue para descartar problemas, tais como deficiência de cálcio, deficiência de magnésio ou de deficiência de potássio no sangue.

MODO DE PREPARO

Prevenção das Câimbras Noturnas: No momento em que as câimbras noturnas ocorrem deve ser recomendada alguns cuidados simples que podem prevenir a repetição das crises:

Alongar o músculo do pé ou perna que esteja sentindo câimbras.
Caminhar.
Boa hidratação.
Aplique água quente sobre a área durante vários minutos.
Uma massagem com gelo.

Tratamentos Para Câimbras Noturnas: Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente. Analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das câimbras. No entanto, nas crises, algumas medidas simples podem representar a melhor forma de tratamento. abaixo há duas opção de Medidas não farmacológicas ( sem medicamentos) e Medidas farmacológicas ( com medicamentos):

Medidas não Farmacológicas:

Nos pacientes que são sedentários é recomendável algum exercício, tais como alguns minutos de bicicleta ergométrica ou caminhada.
Exercícios de alongamento.
Usando sapatos adequados durante o dia.
Manter uma boa hidratação (beber bastante água) e evitar álcool e cafeína.

Medidas Farmacológicas: Exceto quinino( Água Tônica), nenhum medicamento tem se mostrado eficaz. No entanto, o quinino pode ter efeitos secundários graves, por isso não é recomendado em pacientes com dores, a menos que a situação seja desesperadora. Alternativamente, você pode tentar:

Use suplementos vitamínicos e minerais em sua composição com cálcio, potássio e Magnésio, desde que não haja contra-indicações. As câimbras nas grávidas geralmente respondem bem ao tratamento com magnésio.
Evite medicamentos que podem causar cólicas.
Se as etapas anteriores falharem, você pode tentar anti-histamínico (polaramine® ou similar) ou antagonistas do cálcio.
Em caso de não responde, se cólicas são muito chato pode tentar o tratamento com cloroquina, hidroxicloroquina ou gabapentina.
Quinine é indicada apenas em situações graves.