Home / Saúde / Benefícios do orégano para saúde

Benefícios do orégano para saúde

O aromático orégano (Oreganum vulgare), muito usado como tempero em nossa culinária, tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza.
Além do sabor e do aroma que dá a diversos pratos culinários, sendo usadas suas folhas frescas ou secas, esse tempero também pode ser usado como um chá, preparado por infusão de suas folhas, que serve para tratar vários incômodos.

Chá ou tempero, o orégano não pode faltar na cozinha! Não é apenas nos molhos e pizzas que o orégano é especial, o nosso habitual tempero também reúne propriedades que fazem muito bem à saúde! Ele tem alta atividade antioxidante, porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Age com eficiência, por exemplo, contra Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos.
Seu chá é estimulante das funções gástricas e biliares, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, carminativo, emenagogo, diaforético; alivia dores reumáticas; estimula o sistema nervoso; o chá morno alivia dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas; serve para dores de cabeças e irritabilidade, asma, má digestão; é um tônico capilar; estimula o apetite.
Além disso, compressas com as folhas frescas amassadas aliviam inflamações. O óleo essencial misturado à água de banho é relaxante.
Receitinhas 
PARA MÁ DIGESTÃO: faça uma infusão de meio litro de água fervente com 10 gramas de orégano.
PARA ASMA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Depois de morno, coe e adoce com mel.
LOÇÃO PARA CASPA: Ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por dez minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.
LEIA TAMBÉM

Aprenda a receita que os gregos criaram de um vinagre aromático com orégano 

Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco, enxugue com um pano e deixe-o secar completamente, até que a toda a umidade desapareça. Esterilize uma garrafa e, quando estiver bem seco, coloque os ramos de orégano. Junte duas xícaras (480 ml) de vinagre branco ou de maçã e cubra os ramos completamente com o vinagre. Feche bem com uma rolha e deixe descansando por quinze dias antes de usá-lo. Agite o vidro todos os dias durante esse período. Esse vinagre é excelente para temperar saladas, carnes e outros alimentos.

Para que serve o orégano

O orégano serve para tratar problemas respiratórios, como a tosse, o resfriado, o catarro e a inflamação da garganta, problemas intestinais, como a diarreia e a flatulência, infecções urinárias, como a candidíase, doenças de pele, como a dermatite eritematosa, a ftiríase que é uma doença de pele causada por piolhos e sarna e o alívio de dores reumáticas, menstruais ou de cabeça.

O orégano, na alimentação diária, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares devido às suas propriedades que atuam como antioxidantes naturais e à prevenção da hipertensão, pois o orégano ressalta o sabor dos alimentos, reduzindo o sal nas refeições.

Propriedades do orégano

As propriedades do orégano incluem sua ação analgésica, antitússica, anti celulítica, antiespasmódica, cicatrizante, carminativa que atua na redução de gases, expectorante, anticaspa, laxante, diurética e antivirótica.

Modo de uso do orégano

As partes utilizadas do orégano são as partes mais altas das flores.

  • Infusão de orégano: colocar 1 colher (de sopa) de orégano em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do orégano

Os efeitos colaterais do orégano incluem a irritação da pele quando colocado puro e diretamente sobre esta.

Contraindicações do orégano

O orégano está contraindicado durante a gestação, pois provoca contrações na grávida.