Scroll Top

Saúde

Benefícios do maracujá para a saúde e para a beleza

Os benefícios do maracujá são muitos. A fruta é usada em diversos países para vários fins, mas o principal motivo pelo qual as pessoas procuram o maracujá é por seu poder calmante e sedativo. Contudo, ele possui mais vantagens para a sua saúde e até para a sua beleza.

O nome científico da planta que dá origem ao fruto é Passiflora Edulis e ela é nativa da América do Sul. Atualmente são mais de 500 espécies diferentes, sendo os mais comuns o amarelo e o roxo.

Benefícios do maracujá para a saúde

No Brasil, a fruta é muito usada em sucos e em sobremesas. Já em outros países, ele é um ingrediente fitoterápico, ou seja, que é usado para tratar e para curar doenças. Veja abaixo por que ele é tão bom.

 1. Aumenta o sistema imunológico

Rica em vitamina C e beta-criptoxantina, a fruta aumenta os sistemas de defesa do corpo. Quem ingere esse suco com frequência fica menos doente e ganha uma proteção extra contra infecções causadas por vírus e bactérias.

Além disso, possui muitos antioxidantes, que neutralizam radicais livres e renovam as células. Essas substâncias previnem o crescimento de tumores, o surgimento de anomalias cardíacas e o envelhecimento precoce.

2. Melhora a digestão

Pode não parecer, mas um dos muitos benefícios do maracujá é que ele é abundante em fibras. A ingestão de fibras gera uma melhor movimentação no trato intestinal, aumentando o funcionamento dos órgãos gástricos.

Isso faz com que você absorva melhor os nutrientes de outros alimentos, além de ir com uma frequência mais adequada ao banheiro, reduzindo a prisão de ventre. A fruta é também cheia de água, o que ajuda a evitar que as fibras não sejam diluídas na passagem pelos intestinos.

Suas enzimas ainda estimulam a produção de sucos gástricos, fazendo com que a digestão seja mais fácil. Tomar um suquinho de maracujá depois daquele churrasco ameniza o inchaço e reduz os gases!

3. Previne a anemia

Entre os muitos elementos, disponíveis na natureza, que previnem a anemia o maracujá é um dos menos lembrados. A fruta contém altos índices de ferro.

Todavia, o diferencial do maracujá nesse sentido é que ele também possui muita vitamina C. E para que o ferro seja completamente absorvido pelo corpo, é preciso que ele seja ingerido junto da vitamina C.

4. Regula a pressão

A fruta possui potássio, baixo teor de sódio e propriedades sedativas. É excelente para quem sofre de hipertensão. Comer uma unidade por dia ajuda a relaxar a tensão dos vasos sanguíneos, evitando a subida brusca da pressão.

5. Alivia problemas respiratórios

Diversos estudos mostram a eficácia dessa fruta no tratamento da asma. O chá da sua casca é um poderoso expectorante.

O chá de maracujá também ajuda a acalmar o sistema respiratório, diminuindo a inflamação dos brônquios. E como tem flavonoides pode ser mais eficiente que muitos medicamentos industrializados para a tosse.

6. Contribui para a saúde ocular

Rico em vitamina A, ajuda a prevenir a degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Ajuda a manter os olhos jovens por mais tempo, por conter flavonoides e vitamina C, reduzindo as chances de infecções locais e degeneração dos nervos.

 7. Auxilia nos casos de depressão, insônia e ansiedade

Excelente para manter o humor mais constante, os benefícios do maracujá podem ser aproveitados como um todo, não somente o fruto.

Suas folhas e flores também têm propriedades medicinais, principalmente para casos de depressão, ansiedade e insônia.

Tomar um copo de suco antes de dormir, ou em momentos em que a mente pede um tempinho para si, pode ser benéfico, mas o chá tem uma ação mais efetiva, sendo recomendado o seu consumo.

Benefícios do maracujá para a beleza

Essa frutinha também é excelente para manter a pele e o cabelo saudáveis. A sua casca, suas sementes e a sua polpa são usadas em diversos produtos cosméticos.

Uma das vantagens é que ela é 100% aproveitável. Se você compra e come a polpa, pode usar a casca e as sementes para fazer seus próprios produtos de beleza. Saiba mais por que a fruta é boa para a sua pele!

1. Hidratante

O óleo extraído das sementes aquecidas do maracujá é rico em ômega-6. O ácido graxo tem propriedades emolientes, que ajudam a pele e o cabelo reter a sua umidade natural, evitando o ressecamento.

2. Previne o envelhecimento

Tanto de dentro para fora, como diretamente na pele e no cabelo, a fruta promove a renovação celular. Rico em antioxidantes, o maracujá previne o envelhecimento e é muito usado em cremes antirrugas.

3. Alivia inflamações da pele

O maracujá é um ótimo aliado de quem sofre com a acne e com outros problemas inflamatórios. Você pode fazer máscaras e esfoliantes caseiros com a fruta para tratar esses problemas dermatológicos, desde que com o conhecimento do seu médico.

Propriedades nutricionais

Confira abaixo a tabela de nutrientes em cada 100 gramas de polpa da fruta.

  • Calorias: 97 kcal;
  • Gorduras totais: 0,7 gramas;
  • Proteínas: 2,2 gramas;
  • Carboidratos: 23 gramas;
  • Fibras: 10 gramas;
  • Vitamina A: 1.272 IU;
  • Vitamina C: 30 mg;
  • Cálcio: 12 mg;
  • Magnésio: 29 mg.

Como consumir e cuidados a ter

A fruta pode ser consumida pura, em sucos, em chás e até mesmo em outros alimentos. Você pode comer a polpa e as sementes. Já a casca pode ser usada para fazer chás curativos e fitoterápicos.

Apesar dos muitos benefícios do maracujá, é preciso ter cuidado com as doses, pois tudo que é demais faz mal. O excesso pode causar sonolência, redução do ritmo cardíaco e até uma baixa na pressão arterial.

Uma porção da fruta por dia é mais que o ideal. Se você tem pressão baixa, coma apenas algumas vezes na semana. Para crianças acima de um ano, ofereça a polpa de meia fruta coada, sem sementes, duas a três vezes por semana. Nesses casos, evite açúcares e adoçantes e opte pelo consumo noturno.

zmaracujá

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.