Home / Saúde / Depois de saber disto, você vai querer comer cebola roxa todos os dias!

Depois de saber disto, você vai querer comer cebola roxa todos os dias!

Quem diria: gostosa e ainda por cima saudável. Os benefícios da cebola roxa são ainda superiores aos da cebola comum, mas muita gente nem imagina que, ao optar pela roxinha na hora do mercado, não está apenas deixando os pratos mais bonitos, está também contribuindo para a saúde da família. Ela é uma grande aliada no combate aos problemas do coração e ainda por cima dificulta o acúmulo de gorduras. Isso tudo – e muito mais – concentrado em apenas 45 calorias. Não dá para ficar sem ela.

Por que ela é tão poderosa? Porque além de todas as propriedades da sua versão branquinha, a roxa ainda traz todos os benefícios embutidos dos alimentos desta cor, como beterraba, uva, berinjela, repolho e amora. Veja outros benefícios:

  • Ajuda a combater doenças respiratórias, como a bronquite e a asma;
  • Torna mais difícil o acúmulo de gorduras no corpo;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Reduz os níveis de triglicerídeos;
  • Combate alguns tipos de câncer;
  • Tem função anti-inflamatória;
  • Traz melhorias para o sistema nervoso;
  • Ajuda a beleza dos cabelos e da pele;
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer.

ANTOCIANINA, O FLAVONOIDE AMIGO DO CORPO

Tudo isso porque a cebola roxa traz uma substância chamada antocianina, um tipo de flavonoide que funciona como antioxidante no organismo (que ajuda a retardar o envelhecimento) combatendo os radicais livres e reforçando os mecanismos de defesa. Assim como a cebola roxa, todos os demais alimentos dessa cor também têm essas propriedades, por isso, na hora de ir ao mercado, dê sempre preferência aos produtos com a coloração roxa.

A lista acima já seria um motivo excelente para trocar a cebola branca pela roxa, mas os benefícios da roxinha não param por aí. Acontece que ela inclui também todas as propriedades benéficas da cebola branca, como a presença de diversos outros nutrientes, como:

Cálcio Potássio
Vitaminas do Complexo B Vitaminas do Complexo C
Magnésio Ferro
Fósforo Cobre
Zinco Manganês

SAIBA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CEBOLA BRANCA E A ROXA

Elas têm muito em comum, mas também tem suas diferenças. Saiba o que cada uma oferece de melhor e aproveite as vantagens de cada uma.

Cebola roxa Cebola branca
Tem o sabor mais suave e adocicado Tem sabor mais forte e ardido
É mais calórica (100g = 34 Kcal) É menos calórica (100g = 31,5Kcal)
Tem mais betacaroteno (antioxidante que combate o envelhecimento celular) Tem mais cálcio (que colabora para a conservação dos ossos)

VEJA COMO APROVEITAR BEM TODOS OS NUTRIENTES

O sabor da cebola roxa também é ligeiramente diferente do sabor da cebola branca, ela é um pouco menos ardida e picante, com o sabor levemente mais adocicado, sendo, portanto, mais saborosa.

De acordo com os nutricionistas, a quantidade ideal para aproveitar ao máximo todos os benefícios da cebola roxa é consumir pelo menos uma unidade média dela crua por semana. Claro que também vale usar a cebola roxa como tempero, afinal ela fica deliciosa em refogados, emprestando muito mais sabor ao arroz, feijão, carnes e molhos. Mas, nesse caso, não a deixe cozinhar muito, apenas o suficiente para ficar levemente amolecida.

No entanto, os especialistas afirmam que é crua que ela mantém seus nutrientes intactos. Você pode colocá-las nas saladas ou em sanduíches, em fatias fininhas ou cortadas bem em quadradinhos bem pequeninos. Assim você estará colocando mais sabor e mais saúde na sua vida!

Você já utiliza a cebola roxa em sua dieta? Que tal incluí-la hoje mesmo e adicionar mais saúde aos pratos?