Home / Cabelo / Alisamento: 7 Receitas caseiras para alisar os cabelos

Alisamento: 7 Receitas caseiras para alisar os cabelos

Alisamento Receitas caseiras

A busca por novidades para se sentir ainda mais bela é incessante. Para aquelas que desejam ter cabelos lisos, várias opções surgem no mercado a cada dia. Quando a beleza vem acompanhada das palavras praticidade e economia estas opções ganham espaço na preferência popular.

Em uma época em que recursos naturais se sobrepõem aos ingredientes químicos, a preocupação com a saúde dos cabelos é levada em consideração. Os danos causados por processos químicos, muitas vezes irreversíveis, tendem a ser evitados.

Além disso, com a correria do dia-a-dia muitas vezes não há tempo disponível para ir ao cabeleireiro. Alisá-los em casa acaba se tornando uma ótima opção. Com ingredientes de fácil acesso pode-se conseguir um efeito temporário de alisamento dos fios. Várias receitas são disponibilizadas na internet, mas deve-se tomar cuidado com aquelas que utilizam algum produto químico para o efeito liso.

O tratamento caseiro com leite e maisena é indicado para todos os tipos de cabelos. Essa é uma maneira totalmente natural de hidratá-lo e deixa-lo mais bonito.

Misture o leite com a maisena em um recipiente, leve ao fogo e mexa bem ate desgrudar do fundo da panela, terminado coloque em um recipiente plástico adicione a ampola de semi-di-lino e aplique nos cabelos secos e deixe agir por 20 min, enxágue, se preferir enxágue primeiramente com condicionador, pois depois de passar a mistura seus cabelos vão ficar muito duro, logo após de passar o condicionador para facilitar em tirar a mistura lave normalmente com shampoo.

Seus cabelos vão ficar com o aspecto liso, super hidratado e com brilho.

LEIA TAMBÉM

7 receitas de alisamento caseiro

Confira abaixo 7 receitas de alisamento com produtos naturais, acessíveis, de baixo custo e capazes de transformar os fios do seu cabelo.

1. Alisamento com iogurte e amido de milho

Ingredientes

  • 1 copo de Iogurte Integral
  • 3 colheres de amido de milho de sua preferência

Modo de fazer

Misture o amido de milho com iogurte integral, até formar um creme maleável, porém consistente. Aplica-se o creme nos cabelos secos e penteados, deixando agir por uma hora. Após o tempo atingido, deve-se enxaguar e lavá-los normalmente.

De acordo com a blogueira Tannia, este tratamento resulta em redução de frizz e volume, porém com um alisamento suave.

2. Alisamento com leite e amido de milho

Ingredientes

  • 1 copo de 200ml de leite integral
  • 2 colheres de sopa bem cheia de amido de milho

Modo de fazer

Misture os ingredientes em um recipiente até que a mistura esteja uniforme. Com os cabelos limpos e secos, aplicar a mistura com um borrifador penteando as mechas com um pente fino até que sequem naturalmente. Deve-se então enxaguar em água corrente de preferência fria. Por último seca-se com o secador de cabelos, resultando em fios disciplinados e sem volume.

3. Alisamento caseiro com chocolate em pó

Ingredientes

  • 1 copo de 200ml de leite integral
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de queratina líquida.

Modo de fazer

Bater os ingredientes no liquidificar por um minuto. Aplicar a mistura nos cabelos mecha por mecha. Deixar agir nos cabelos por duas horas. Após este período lavar apenas com água e condicionador.

4. Alisamento com leite em pó e mel

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de leite em pó integral
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer

Misturar todos ingredientes até formar um creme consistente e uniforme. Com os cabelos limpos e secos, dividi-lo em mechas e aplicar a mistura mecha por mecha. Deixar agindo por uma hora. Após este período lavá-los somente com água.

5. Alisamento caseiro com babosa

Ingredientes

  • 2 copos de 200ml de água morna
  • 100ml de óleo de coco ou leite de coco
  • 40ml de óleo de abacate puro
  • Gel retirado de duas folhas de babosa
  • ¼ de sabão de coco ralado

Modo de fazer

Bater os ingredientes no liquidificador e armazená-los em um recipiente fechado. Aplicar após o cabelo estiver lavado e ainda molhado, massageando até formar espuma. Deixa-se agir por cerca de 35 minutos e deve-se realizar o primeiro enxague com água morna, e o seguinte com água fria. O produto possui validade de duas semanas.

6. Alisamento caseiro com açúcar

Ingredientes

  • 100ml de leite integral
  • 2 colheres de amido de milho
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado

Modo de fazer

Misturar os ingredientes e levá-los ao fogo mexendo sem parar até engrossar como um creme capilar. Deve-se desligar o fogo. Aplica-se o creme ainda morno após lavar os cabelo com xampu tradicional, deixando agir por duas horas. Após este período lava-se e seca-se o cabelo normalmente.

7. Alisamento com coco verde e aveia

Ingredientes

    • Polpa de 1 coco verde
    • 1 xícara de chá de leite integral
    • 1 colher de sopa de farinha de aveia
    • 1 colher de sopa de amido de milho

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levá-los ao fogo mexendo até ganhar consistência de mingau. Deve-se aplicar a mistura ainda morna nos cabelos após lavagem apenas com xampu, deixando agir por duas hora. Após este período, lava-se o cabelo com bastante água.

De acordo com a Dermatologista Dra. Alessandra Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a utilização de ingredientes como mel, amido de milho, leite e açúcar não faz mal algum para a saúde capilar.

Sua única ressalva seria a de que o uso frequente destes recursos naturais podem estimular a dermatite seborreica, e que sua utilização promove apenas um relaxamento temporário e não um alisamento definitivo. Dra. Alessandra ainda alerta o perigo da utilização de produtos químicos em domicílio, orientando a necessidade de acompanhamento com profissionais habilitados.

Vale destacar que o alisamento caseiro pode não apresentar o mesmo resultado nos diferentes tipos de cabelos, e que o processo químico tem um resultado mais duradouro, porém devido ao alisamento caseiro ser realizado com produtos naturais, este não danifica tanto os fios quanto o alisamento em que são utilizados compostos químicos