Home / Saúde / Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

A imunidade baixa faz com que o corpo vire alvo fácil de micro-organismo invasores, que podem causar, desde simples resfriados, até doenças mais graves, como a pneumonia. Para fortalecer o sistema imunológico e garantir a boa saúde, alguns alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes não podem ficar de fora da dieta.

Leia também:

Sistema imunológico: aprenda a fortalecer

Chás verde e branco

Chás verde e branco fortalecem o sistema imunológico. Crédito: Shutterstock

Ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Prepare um shake para desinchar com chá verde e gengibre e elimine as toxinas do corpo.

Alho

Fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, previne gripes e atua no combate a infecções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.

Shitake

Esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Uma sugestão de consumo é esta receita fácil de talharim com shitake.

Óleo de coco

Rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana.

Gengibre

Além de ser imunoestimulante, prevenindo gripes e resfriados, o gengibre tem ação termogênica, contribuindo para o emagrecimento.

Mel

Tem propriedades bactericida e antisséptica, auxiliando no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Probióticos

Alimentos como alcocgofra, cebola, alho e banana verde contêm boas quantidades de probióticos, micro-organismos que contribuem para a saúde intestinal.

Suco verde

Fonte de zinco, ferro e vitamina C e antioxidantes, o suco verde faz o intestino funcionar e ajuda a emagrecer.