Home / Casa / Como Acabar com Mau Cheiro do Seu Carro

Como Acabar com Mau Cheiro do Seu Carro

Não é nada agradável viajar em um automóvel que cheira mal; isto é, sem dúvida, uma experiência desagradável para você e para os passageiros. Há um monte de coisas que você pode fazer para melhorar o odor do seu carro, começando com boas práticas de higiene e localizando a fonte de qualquer cheiro persistente. Comece com as opções mais fáceis e, depois, faça uma boa inspeção até encontrar qualquer coisa que possa estar escondida em algum canto causando o mau cheiro.

 Passos
  • Remove Odors from Your Car Step 1.jpg
  • LEIA TAMBÉM
  • 1-Limpe o seu carro. Comece com o básico removendo todo os objetos soltos e todo o lixo do seu interior. Antes de limpar, lavar, ou usar qualquer produto no tapete, estofamento, painel, etc, leia os avisos e conselhos no manual do automóvel sobre quais produtos de limpeza são seguros para serem usados. Se você estiver em dúvida, converse com o seu mecânico e peça conselhos sobre quais produtos usar.
    • Olhe embaixo dos bancos e remova possíveis restos de comida, lixo e objetos perdidos.
    • Verifique, também, os sacos dos assentos do carro e remova todos os itens. Tenha cuidado se você tiver filhos pequenos, pode haver doces pegajosos ou restos não identificados de comida grudados dentro dos sacos.
    • Se você tem cadeirinha de automóvel para criança, verifique se há sujeira sob a cobertura do assento. Resto de alimentos podem ficar alojados em qualquer pequeno espaço sem que você perceba. Retire a cadeirinha do carro para limpá-la bem.
    • Também não se esqueça de limpar a mala ou a parte traseira. O mau cheiro pode vir de qualquer lugar.

    2- Limpe todas as superfícies do interior do veículo. Use um pano macio para limpar as superfícies de plástico, de madeira, de vidro e metálicas. Se você quiser usar outra coisa além de água quente, use um detergente suave, que é seguro para a maioria das superfícies, e limpador de vidros para as janelas. Limpe assentos de couro com um produto especial. Você pode encontrar produtos para limpar o interior de um veículo (como um produto para limpar couro) em supermercados ou lojas especializadas em automóveis. Se for um dia quente, deixe as portas e janelas abertas para refrescar o interior primeiro, assim você evita a temperatura quente no interior do carro e, principalmente, o mau cheiro que certamente aumenta de intensidade no calor.

    • Limpe o interior do porta-luvas. Primeiro remova todos os objetos, depois limpe bem o interior. Faça o mesmo com os compartimentos laterais nas portas.

    3-Escove os tapetes antes de usar o aspirador de pó. Use uma escova macia, porém firme, para soltar toda a sujeira acumulada no tapete.

    • Use sempre água limpa, e troque a água com frequência. Seque bem o excesso de água, não deixe pocinhas de água no chão do automóvel.

    4-Use o aspirador de pó. Remova todos os tapetes e protetores emborrachados que for possível. Aspire o chão e os assentos. Ao aspirar os assentos, use o bocal do aspirador para limpar frestas, abra bem as costuras do assento para aspirar toda a sujeirinha que fica armazenada ali.

    • Pulverize, ou polvilhe, desodorizador de tapete sobre os tapetes. Deixe o produto agir o tempo recomendado nas instruções da embalagem antes de usar o aspirador. Isto pode reduzir o mau cheiro, se a fonte dos odores estiver dentro do carro.
    • Faça o mesmo na mala do carro

    5-Faça limpeza a vapor no interior do carro. Depois de ter aspirado, você pode querer limpar o piso usando uma máquina a vapor, um shampoo apropriado para interior de automóvel e um aparelho de extração (limpeza a vapor, extração de vapor ou extração de água quente). Usar um aparelho de extração irá garantir que você remova tanta sujeira quanto possível.

    • Esfregue o estofamento e os tapetes para soltar a sujeira presa entre as dobras do tecido. Use um shampoo adequado para uso em automóveis ou um removedor de odor enzimático recomendado pela sua loja de automóveis, e esfregue com uma esponja limpa.
      • Tenha cuidado para não usar muita água, pois isso pode levar dias para secar, especialmente em condições frias. Resto de água deixará o veículo com cheiro de mofo.
      • Tente obter um aparelho de extração que tenha um bico transparente. Isto lhe permitirá ver a água que está sendo extraída do assento. Assim que a água se tornar clara e não houver sinal de sujeira sendo sugada, significa que os assentos estão limpos. Isto também indica que, após os assentos secarem, eles vão parecer como se fossem novos.
      • Repita o processo sobre todas as manchas mais difíceis. As manchas podem ser uma fonte de odor, portanto removê-las eliminará o mau cheiro e deixará o automóvel com uma boa aparência. Quem olha para dentro do interior do seu carro através das janelas e vê manchas nos assentos verá que o interior está bem sujo.
    • No final deste processo, os assentos estarão ligeiramente úmidos, no entanto eles não devem ficar com umidade excessiva. Se você achar que há excesso de água, continue usando a máquina de extração para sugar mais água dos assentos até que eles estejam quase secos.

    6- Uma vez que o carro esteja limpo e seco, verifique se ainda há mau cheiro.Se você ainda detectar qualquer odor (ou se você sabe de onde o odor vem e não quer limpar o carro todo), é hora de atacar diretamente as possíveis causas e ver se você pode aplicar soluções diretas para combater odores precisos. Aqui estão algumas possibilidades:

    • Bactéria: Isso geralmente ocorre pela presença de comida deteriorada ou de algum outro item orgânico, tais como folhas, grama e fezes de animais. O melhor método para eliminar o problema é livrar o veículo de qualquer elemento orgânico e limpar todos os traços deixados pelos mesmos. Em seguida, aplique uma enzima ou digestor de bactérias, disponível na seção de limpeza dos supermercados. Siga as instruções da embalagem.

    Fumaça de cigarro: Se você fuma em seu carro, então a fonte do odor é óbvia, mas mesmo alguém que tenha fumado no carro sem que você soubesse pode ter deixado um cheiro persistente. Para tentar se livrar disso, coloque duas toalhas em duas tigelas de plástico separadas e encha com vinagre branco. Se o automóvel for muito grande, use mais tigelas. Coloque as tigelas de plástico com as toalhas encharcadas de vinagre. Uma delas deve ficar perto do cinzeiro, e a outra no banco de trás. O vinagre absorverá os odores de tabaco, de modo que quando você remover as tigelas, o odor deve desaparecer. Se necessário, faça isso mais de uma vez. Você também pode tentar polvilhar bicarbonato de sódio e/ou desodorizador de tapete sobre os assentos estofados e tapetes, respectivamente, deixe por algumas horas, e, depois, use o aspirador de pó. Se você ou outra pessoa fuma regularmente no interior do carro, o cheiro estará sempre presente; a melhor coisa a fazer é não fumar no interior do automóvel.

    • Fumaça de incêndio: Se o seu carro sofreu algum incêndio, o cheiro de fumaça ficará entranhado no estofamento e em outras superfícies porosas. Neste caso, é melhor levar o seu veículo para uma limpeza profissional. Tente, primeiro, o método do vinagre; se não funcionar, procure conselhos de especialistas.

    Mofo ou bolor: Primeiro verifique se há vazamentos, já que você vai querer evitar qualquer infiltração de água. Se esse não for o caso, o mofo ou bolor pode ter ocorrido por causa de comida podre, uma bebida derramada, calçados encharcados, equipamentos esportivos úmidos ou molhados ou qualquer outra coisa molhada deixada no carro. Remova quaisquer contaminantes, tais como alimentos deteriorados, e limpe bem o interior. Borrife o tapete com Lysol para combater mofo, se você acha que isto é a fonte do problema.

    Vomito (animal ou humano): Isto é algo que deve ser limpo imediatamente, pois os ácidos do estômago expelidos com o vômito agarraram-se às fibras e podem danificá-las.

    Urina: Um odor forte de urina deve ser removido logo que possível. Primeiro limpe a urina e tente eliminar a mancha. Use um produto adequado para remover manchas adequado de assentos estofados, tapetes, ou outra superfície. Considere usar um removedor de odor de urina de animal de estimação, após ter verificado as instruções na embalagem. Se você usar estes produtos nos estofados ou tapetes, deixe o produto agir pelo tempo recomendado na embalagem, em seguida limpe o local sem esfregar (use um pano limpo e pressione contra o assento ou tapete para remover o produto). Isto irá evitar prejudicar as fibras. Limpe com shampoo, conforme indicado anteriormente.

    Leite: Leite derramado no tapete, couro, ou estofamento deve ser limpo imediatamente, pois irá manchar e causar mau cheiro. Para limpar assentos de couro, umedeça um pano e torça o excesso de água. Limpe sobre o local e tente remover todo o leite derramado. Certifique-se de limpar entre todas as frestas do assento. Deixe secar, em seguida, aplique um limpador de couro. Para leite derramado sobre o tapete, remova o tapete (se for um pedaço removível) e limpe-o separadamente. Se o leite derramou sobre o tapete fixo, limpe com água limpa e use um pano limpo para absorver a água. Deixe secar ao ar – se você usar uma fonte de calor para secar, o leite pode aderir ao tapete e produzir um cheiro ainda pior.

    7-Desodorize o carro todo. Depois de ter limpado todo o veículo e verificado todas as fontes do mau cheiro, desodorize-o por inteiro para tentar acabar com todos os odores remanescentes. O que você deve fazer:

    • Arme-se com um vaporizador contendo um neutralizador de odor de qualidade, comece por abrir o capô em um local bem ventilado (de preferência ao ar livre).
    • Ligue o motor deixando o carro em ponto morto. Em seguida, ligue o ar condicionado (ou ventilador) na potência máxima. Importante: certifique-se de que o ar condicionado esteja na função “ar fresco”.

    Vá para o lado do para-choque dianteiro (geralmente do lado do passageiro) e olhe embaixo do capô. Localize a entrada de ar do ar condicionado. Diferentes veículos usam diferentes configurações de entrada de ar, mas todos são localizados logo abaixo da extremidade inferior do para-brisa, normalmente no lado do passageiro.

    Aplique o desodorizador diretamente na tela de entrada.

    Depois de algumas aplicações, retorne ao interior do carro e verifique se o desodorante está circulando através do sistema de ar.

    Repita se necessário. Esta aplicação deve tratar os dutos do ar condicionado, ventilador e os lugares onde partículas de fumaça e odor ficam armazenadas.

    Agora, mude o controle do ar condicionado/aquecedor para obter o máximo de calor, mantendo o motor ligado, o controle de ar na função “ar fresco” e a ventilação no máximo.

    Volte para o lado de fora do carro e repita o procedimento com o vaporizador na entrada de ar, como feito anteriormente.

    Ao mudar o controle para a posição de calor, o desodorizador passa a lidar com o núcleo do aquecedor, o ventilador e os dutos, sendo todos estes locais onde os odores se acumulam.

    • Repita se necessário.

     

    8- Substitua o filtro de ar da cabine, se o veículo tiver um. Isso pode fazer uma considerável diferença. Consulte o manual do veículo.

    9- Após todas as outras opções de limpeza terem se esgotado, use um gerador de ozônio para fazer um tratamento de choque de ozônio no veículo. Isto vai realmente matar as bactérias e o mofo e neutralizar o odor de compostos orgânicos.

    10- Procure ajuda profissional se o problema persistir depois de tudo que você tentou. Há profissionais que se dedicam especificamente na remoção de odores através de limpeza especializada. Faça uma pesquisa online para encontrar um local perto de você, ou ligue para uma concessionária local e peça informações.

    • Em muitos casos, existem produtos especiais de limpeza que você pode usar para remover odores específicos, mas pode ser que você só os encontre em lojas especializadas nesses tipos de produtos ou em lojas de automóveis. Esteja preparado(a) para fornecer os detalhes sobre o tipo de odor.

    11-No futuro, limpe toda a sujeira de líquido derramado imediatamente. Elas são muito mais fáceis de serem removidas antes de secarem, e deixarão menos cheiro para trás quando removidas rapidamente. Além disso, limpe o seu automóvel regularmente para remover restos de comida, garrafas de bebida vazias, e quaisquer materiais orgânicos que foram transportados para o interior através de calçados, vestuário e outros equipamentos.

    • Ao viajar com animais de estimação, certifique-se que eles são treinados para não fazer sujeira dentro do veículo. Gatos podem ser transportados em gaiolas impermeáveis ​​que absorvem a urina, evitando que os assentos ou tapetes fiquem molhados. E os cães devem fazer suas necessidades antes de entrarem no carro, e terem a possibilidade de sair regularmente, se você estiver fazendo uma longa viagem.
    • Use sempre uma proteção adicional no piso. Tapetes de borracha removíveis são bem mais fáceis de serem limpos. Imagine a diferença entre remover as fezes do cão do tapete fixo e removê-las dos tapetes de borracha; em breve, você vai preferir usar somente tapetes de borracha.
      • Coloque toalhas ou mantas sobre as áreas onde as crianças se sentam. Você sabe que elas provavelmente vão derramar coisas, prevenir é melhor do que remediar!
      • Planeje uma limpeza semanal no interior do seu carro. A limpeza será muito mais rápida quando feita regularmente e o mau cheiro não terá muita chance de entranhar-se no interior.
      • Mantenha as janelas fechadas quando você não estiver no veículo. Animais e chuva podem entrar no carro, e as pessoas podem até mesmo jogar lixo dentro quando as janelas são deixadas abertas.
      • Dicas

        Se você está tendo problemas para localizar a entrada de ar do ar condicionado do carro, consulte o manual, ou peça informação ao seu mecânico. Após a aplicação do desodorizador no ar condicionado, desligue o motor, feche o capô e deixe o carro parado por algumas horas. Isso permitirá o desodorante agir sobre o odor.

        Não utilize um desodorizador forte em grandes quantidades, o produto pode se acumular em algum lugar do sistema de ventilação e exalar um mau cheiro durante a noite e quando você ligar o ar no dia seguinte. Use Lysol para combater o mau cheiro.

        Embora os valores exatos não estejam bem estabelecidos, é possível danificar os componentes do interior de um veículo (por exemplo, vedantes de borracha) através do uso excessivo de um gerador de ozônio. Geradores classificados entre 3500 a 6000mg/h são geralmente seguros para serem usados durante duas horas. Os mais potentes funcionarão muito bem em menos tempo. Tratamentos repetidos alternados com períodos de ventilação podem ser mais seguros do que um tratamento longo e contínuo.

        • Mantenha desodorizadores de ambiente sob os assentos. O perfume agradável irá espalhar-se rapidamente pelo carro.

        Avisos

        Atenção: muitos sistemas de ar condicionado usam vácuo para funcionar, e o motor em funcionamento é o provedor do vácuo. Há um perigo inerente de lesão quando se trabalha sob o capô com o motor em funcionamento. Nunca execute este procedimento com crianças perto do motor. Se você não se sentir confortável fazendo este procedimento, leve o seu carro a um mecânico. Ele deve cobrar muito pouco (ou nada) para aplicar o vaporizador algumas vezes.

         

        Geradores de ozônio podem ser perigosos se usados de forma inadequada. Leia todos os manuais antes de usar qualquer máquina de ozônio. É extremamente importante que nenhuma pessoa ou animal se encontre no interior do veículo durante um tratamento de choque de ozônio.

        Material Necessário

Equipamento de limpeza

Produtos de limpeza para automóveis

Aspirador de pó

Aparelho para limpeza a vapor, com produtos químicos de limpeza adequados para automóveis