Scroll Top

Saúde

A doença que ataca cada vez mais mulheres! 7 sintomas de fibromialgia

O principal sintoma da fibromialgia é a dor por todo o corpo, que dura no mínimo 3 meses, podendo ser pior nas costas e pescoço e que não tem causa aparente. A fibromialgia é mais frequente nas mulheres entre os 35 e os 50 anos, embora os homens também sofram com esta doença.

Os principais sintomas iniciais da fibromialgia, incluem:

 Locais do corpo onde o indivíduo com fibromialgia pode ter dor

1. Dor constante por todo o corpo

Geralmente, as pessoas que sofrem de fibromialgia sentem uma dor constante por todo o corpo,  que dura, pelo menos, 3 meses. Este é um dos sintomas mais comuns desta doença.

2. Dor intensa ao toque

Além da dor constante por todo o corpo, outro sintoma muito comum é a dor que se torna ainda mais intensa ao toque, devido ao aumento da sensibilidade à dor.

3. Cansaço frequente

As pessoas com fibromialgia passam maior parte do tempo cansadas, sendo muito comum acordarem já com falta de energia.

4. Distúrbios do sono

A fibromialgia causa também distúrbios de sono, como dificuldade para pegar no sono, ter um sono muito leve ou acordar várias vezes durante a noite.

5. Músculos duros

As pessoas que sofrem de mialgia costumam também sentir os músculos duros, principalmente ao acordar.

6. Problemas de memória e concentração

Podem ainda ocorrer problemas de memória e dificuldade em manter a concentração, podendo ser acompanhadas de dores de cabeça. Saiba quais os remédios que ajudam a melhorar a memória e a concentração.

7. Síndrome do cólon irritável

A síndrome do cólon irritável também é um sintoma comum desta doença e é caracterizado por períodos de diarreia e prisão de ventre. Saiba mais sobre a síndrome do cólon irritável.

Outros sinais e sintomas incluem a sensação de formigamento nas mãos e nos pés, sensação de pernas inquietas antes de dormir, tonturas e dor abdominal. Geralmente, a febre não é um sintoma característico da fibromialgia, pois esta é uma síndrome dolorosa que causa dor, não levando ao aumento da temperatura.

Sintomas psicológicos de fibromialgia, como ansiedade e depressão, também podem surgir, pois é comum que a pessoa sinta tristeza, desespero e impotência perante a doença, podendo perder o interesse nas atividades que gosta.

 

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia pode ser feito pelo reumatologista através da observação dos sintomas. O indivíduo com fibromialgia deve apresentar dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo ou uma dor mais branda em 7 ou mais áreas diferentes do corpo durante 3 meses, no mínimo.

Como tratar a fibromialgia

O tratamento para fibromialgia tem como objetivo aliviar os sintomas, pois esta doença não tem cura. Desta forma, é sempre importante consultar um reumatologista, que poderá prescrever remédios analgésicos e relaxantes musculares para aliviar a dor.

Além disso, na presença de sintomas neurológicos ou psicológicos, um neurologista ou psiquiatra também deverá ser consultado para indicar remédios para dormir, para a ansiedade ou antidepressivos, por exemplo.

Os sintomas da fibromialgia também podem ser reduzidos com um tratamento natural, como massagem, técnicas de relaxamento ou aromaterapia, por exemplo.

FONTE: TUASAÚDE

zk89-007

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.