Home / Emagrecimento / A Dieta do trigo

A Dieta do trigo

O livro esteve por 50 semanas entre os mais vendidos na lista do New York Times. “Barriga de Trigo” sugere eliminarmos o trigo de nossas dietas. Chegou a hora de falarmos sobre o assunto. Será que isso faz algum sentido? 

Uma dieta que promete muito: secar a barriga e ajudar no processo antienvelhecimento. Mas que cobra na mesma moeda. No livro Wheat Belly (Barriga de trigo), o cardiologista americano William Davis propõe que todo trigo seja banido da nossa alimentação.

Para o Dr. Davis, as mudanças genéticas que o trigo sofreu nos últimos 50 anos, para aumentar a produtividade e a resistência a pragas, tornaram o grão responsável por uma série de malefícios à saúde.

Quando retiramos grãos da alimentação, comemos 400 calorias a menos por dia. Sua dieta, montada a partir desta ideia, promete eliminar quase cinco quilos em duas semanas, reduzindo ao mesmo tempo os desejos por comida.

Mas, como pode um alimento milenar, base de quase todo o cardápio ocidental, fazer tanto mal sem que percebêssemos?

Aparentemente, as transformações feitas no trigo criaram um “supercarboidrato”, que é transformado em açúcar no sangue mais rápido do que qualquer outro alimento. Altas taxas de glicose têm o poder de agravar males como obesidade, diabetes, doenças do intestino e do coração.

Leia mais:

Ainda, as proteínas gliadina (que também entra na composição do glúten) e aglutinina aumentam a sensação de gula, que gera uma dependência no consumo de mais alimentos com trigo. E também elevam as lesões nas paredes do intestino, fazendo com que substâncias indesejadas entrem na corrente sanguínea, enquanto são perdidas vitaminas e minerais.

Antes que eu saia compartilhando os itens o que o Dr. Davis recomenda ou condena, é preciso dizer que tudo o que diz é fortemente contestado por inúmeros médicos e cientistas. Entre eles, o Dr. John McDougall, em cujo blog encontramos as contestações com provas. A oposição alega que o livro ignora o conhecimento científico, exagera na verdade e, com isso, faz falsas afirmações.

O fato é que a “dieta do trigo”, como foi apelidada, tem funcionado para inúmeras pessoas. É possível encontrar fotos e depoimentos na fanpage oficial, no Facebook. Por via das dúvidas, já compartilhei aqui várias receitas sem glúten, como a da panqueca sem farinha, bolo de maçã sem farinha e bolo de banana sem farinha.

Embora desconfie dos resultados a longo prazo desta polêmica dieta, sou a primeira a afirmar que o que certamente não faz mal é a informação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*