Home / Variedades / 8 autoexames que você pode fazer em casa

8 autoexames que você pode fazer em casa

8 autoexames que você pode fazer em casa

Os autoexames não devem substituir a visita regular ao médico. Existem sinais que somente um especialista ou exames clínicos conseguem detectar. Porém, aprender a analisar o próprio corpo e ficar atenta a eventuais mudanças permite que seu médico consiga diagnosticar doenças sérias, como o câncer, no estágio inicial, multiplicando as chances de cura.

Veja como realizar o autoexame de diversas partes do corpo que podem denunciar câncer, risco de doença cardiovascular, doença hepática, tendência à diabetes, anemia e outras condições. Ao notar qualquer alteração, procure um especialista imediatamente.

Autoexame da boca: ajuda a identificar o câncer de boca.
Procure por: mudanças de coloração, endurecimento, caroços, feridas, sangramentos, inchaços, irritações e dentes quebrados ou amolecidos.
Aprenda a fazer o autoexame da boca

O autoexame da boca ajuda a identificar alterações nos lábios e mucosa que podem indicar tumores. Além disso, auxilia nos cuidados com a saúde dos dentes.

Apesar de ser muito importante, a autoanálise não substitui a visita regular ao médico, já que certos sinais só podem ser identificados por um especialista ou exames. Ao identificar qualquer alteração na boca, procure um profissional da área de saúde imediatamente.

As informações a seguir foram cedidas pelo Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Passo a passo do autoexame da boca

Realize o seguinte procedimento uma vez por mês:

Sinais preocupantes

Autoexame das mamas: ajuda a identificar o câncer de mama.
Procure por: caroços, retrações da pele e dos mamilos e secreções.
Aprenda a fazer O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possívelcâncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.Leia tambémQuando precoce, câncer de mama tem 98% de chances de cura

Alimentos funcionais que ajudam a evitar o risco de câncer de mama

Homens também podem ter câncer de mama; entenda

Nele, as mulheres devem estar atentas também a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem.  Segundo o mastologista João Ricardo Auler Paloschi, apresentar um desses sintomas não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.

Ainda é essencial saber que, apesar de ajudar a detectar a doença, o autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode não ser percebido com o toque. Por isso, é indicado visitar o ginecologista ou mastologista anualmente para fazer os exames necessários, que podem incluir mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância nuclear magnética.

Para ajudar a fazer o autoexame das mamas, o Hospital Amaral Cavalho (HAC) divulga um infográfico com o passo a passo que deve ser seguido pelas mulheres.

Créditos: Divulgação/HAC

3 / 8
Autoexame da pele: ajuda a identificar o câncer de pele.
Procure por: feridas que não cicatrizam, pintas e manchas escuras.
Aprenda a fazer o autoexame da pele

Analisar a pele com frequência, atentando-se para possíveis alterações, comomanchas e pintas, é uma das formas mais eficazes de identificar possíveis tumores precocemente.

Apesar de ser muito importante, o autoexame não substitui a visita regular ao médico, já que certos sinais só podem ser identificados por um especialista ou exames clínicos. Ao identificar qualquer alteração na pele, procure um profissional da área de saúde imediatamente.

As informações a seguir foram cedidas pelo Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Passo a passo do autoexame da pele

Sinais preocupantes

  • Atente para machucados que não cicatrizam ou sangram com facilidade;
  • Fique alerta à regra do ABCD para as pintas ou manchas escuras: assimetria, bordas muito irregulares, cores variadas e diâmetro maior do que um centímetro.

 

Autoexame da tireoide: ajuda a identificar o câncer de tireoide.
Procure por: caroços, saliências e assimetria entre lados esquerdo e direito.
Aprenda a fazer o autoexame da tireoide

Em muitos casos, o nódulo na tireoide é descoberto pelo próprio paciente durante o autoexame. Apesar de ser benigno na maioria das vezes, é possível que o tumor evolua para um câncer. Adetecção precoce facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Este tipo de nódulo é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos de idade. Possíveis sintomas incluem dificuldade para respirar ou engolir e voz rouca.

Apesar de ser muito importante, o autoexame não substitui a visita regular ao médico, já que certos sinais só podem ser identificados por um especialista ou exames clínicos. Ao identificar qualquer alteração durante a análise feita em casa, procure um médico imediatamente.

As informações a seguir foram cedidas pelo Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Passo a passo do autoexame da tireoide

Autoexame da cintura: ajuda a identificar excesso de gordura abdominal e propensão a doenças cardiovasculares.
Procure identificar: se sua circunferência abdominal está maior do que a considerada aceitável.
Aprenda a fazer o autoexame da circunferência abdominal

O acúmulo de gordura na região da cintura é um problema que incomoda muitas pessoas por questões estéticas. O que muitos não sabem é que ele pode ser um indicativo de doenças muito sérias, que levam até mesmo à morte.

Ficar de olho na medida da cintura é uma das formas de prevenir que esses problemas se desenvolvam. É necessário cuidar do corpo com exercícios regulares e dieta saudável para evitar que a gordura se acumule nesta região específica, o que é muito perigoso.

Riscos do excesso de gordura

A gordura visceral, que é aquela que se acumula na região do abdômen e fica em torno dos órgãos, está relacionada a diversas disfunções metabólicas. Os riscos mais sérios são de aumento da pressão arterial, diabetes e colesterol alto, fatores que elevam orisco de doenças cardiovasculares.

Ao notar que a circunferência abdominal ultrapassou o limite aceitável, deve-se consultar um médico imediatamente para adotar medidas de eliminação do excesso.

Ao medir a cintura, não aperte a fita métrica ou encolha a barriga: mantenha-a relaxada

Como medir a cintura

Mantendo a barriga relaxada, passe uma fita métrica em torno do abdômen, na altura do umbigo.

Certifique-se de que toda a fita esteja na mesma altura e que não esteja enrolada em alguma parte.

A medida saudável da circunferência abdominal é de até 102 cm para homens e até 88 cm para mulheres.

Autoexame do pescoço e axilas: ajuda a identificar a propensão à diabetes tipo 2.
Procure por: alteração de coloração nas axilas e escurecimento da pele do pescoço.
Aprenda a fazer o autoexame do pescoço e axilas

O escurecimento das axilas e pescoço pode indicar propensão ao desenvolvimento dadiabetes tipo 2. O problema está relacionado a uma alteração na produção de insulina, que causa o aparecimento de manchas marrons ou pretas nessas áreas do corpo.

O autoexame não deve substituir a visita regular ao médico, já que é necessário realizar exames de sangue periódicos para avaliar se o nível de glicose no sangue está dentro da normalidade. No entanto, ficar atenta a esses sinais ajuda a prevenir o desenvolvimento da diabetes.

Manchas escuras na axila e pescoço: fique de olho

O sintoma indica uma resistência do organismo à ação da insulina. Por isso, ao observar o escurecimento das dobras da axila junto com o escurecimento da parte posterior do pescoço, procure um médico imediatamente.

Autoexame das unhas: ajuda a identificar deficiências nutricionais, como a anemia.
Procure por: mudanças na coloração das unhas, aparecimento de linhas, enfraquecimento e perda de brilho.
Aprenda a fazer o autoexame das unhas

Como fazer o autoexame das unhas

O aspecto das unhas é um bom indicativo do estado de saúde geral do nosso corpo. Mudanças na coloração, aparecimento de manchas, deformidades no contorno e outras anormalidades podem denunciar deficiência de nutrientes, incluindo anemia, problemas cardíacos ou respiratórios e até mesmo câncer.

Unhas indicam problemas de saúde

Uma vez por mês, você deve analisar suas unhas no estado natural, sem esmalte ou base, sob luz natural. Procure pelos seguintes sinais:

  • Unhas quebradiças – podem indicar anemia;
  • Unhas esbranquiçadas – deficiência de vitamina A ou cálcio;
  • Pontos avermelhados – falta de zinco ou selênio;
  • Manchas roxas – machucados ou micose;
  • Linha vertical escura, marrom ou azulada – pode estar ligada ao câncer de pele;
  • Unhas planas ou azuladas – distúrbios no coração ou respiratórios.

Ao identificar qualquer mudança, consulte um médico imediatamente.

Autoexame dos olhos: ajuda a identificar doenças no fígado, incluindo hepatites, e nas vias biliares, bem como nos rins.
Procure identificar: olhos amarelados e mudança de cor da mucosa sob a pálpebra inferior (que pode ficar rosa ao invés de vermelha).
Aprenda a fazer o autoexame dos olhos

A observação de mudanças e surgimento de anormalidades no próprio corpo é um hábito importante para evitar o aparecimento ou agravamento de certas doenças, bem como aumentar as chances de sucesso dos tratamentos.

Mudanças na coloração da parte branca dos olhos, por exemplo, bem como da mucosa que fica escondida pela pálpebra, podem ser indicativos de problemas graves, como hepatites, anemia edoença nos rins.

Puxe a pálpebra inferior para baixo e observe a coloração da mucosa

Olhos amarelados, inchados e outros sintomas

Quando a parte branca dos olhos adquire uma coloração amarelada, pode ser um sinal de doença no fígado e nas vias biliares. As hepatites virais costumam provocar este sintoma.

Outro sinal preocupante é a mudança de cor da mucosa conjuntival, que fica sob a pálpebra inferior e, normalmente, é vermelha. Quando fica rosa ou mais esbranquiçada, pode indicar anemia.

Além disso, o inchaço dos olhos pode denunciar problemas nos rins.

Observe essas áreas dos olhos todos os dias, ao lavar o rosto ou escovar os dentes. Ao sinal de mudança, consulte um médico imediatamente.

—————————————-

 

Camarão ao alho e óleo

3 Formas de passar roupas sem utilizar o ferro

5 Receitas Caseiras para Clarear os Dentes

Dicas para ter uma pele lisinha e macia

Corte de Cabelo Para deixar a pessoa mais Magra

Chá Seca Barriga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*