Home / Saúde / 6 coisas que você faz errado e que detonam a saúde da sua coluna

6 coisas que você faz errado e que detonam a saúde da sua coluna

6 coisas que você faz errado e que detonam a saúde da sua coluna

Os problemas de coluna afetam grande parte da população. Segundo dados da OMS, 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas em algum momento da vida. O que muitas delas não sabem é que as atividades do dia a dia realizadas de forma errada são as principais responsáveis por prejudicar a saúde da coluna, resultando até em doenças crônicas.

Leia também:
Sua tendinite na verdade pode ser bursite (ou vice-versa): aprenda a diferenciar
Artrite ou artrose: você sabe diferenciar as duas doenças?
Por que fazer exercício só de fim de semana é perigoso?

A Professora Doutora Gabriela Rocha Lauretti, chefe da clínica de dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, explica que os primeiros sinais de envelhecimento da coluna surgem após os 40 anos de idade. Se, além disso, realizarmos atividades que sobrecarreguem a coluna, o envelhecimento será acentuado e os problemas, agravados.

Confira algumas atividades que acabam com as suas costas se você não tiver cuidados.

Práticas que causam dor nas costas

Atividades domésticas

Afazeres como lavar, passar ou varrer são tão triviais que dificilmente prestamos atenção na forma como realizamos. O problema é que essas atividades repetitivas exigem esforço e colocam o corpo em posições desconfortáveis por longos períodos. O resultado pode ser o surgimento de contraturas musculares, hérnias de disco, ou até doenças crônicas, como lombalgias.

Bolsa ou mochila muito pesada

Carregar excesso de peso é sempre prejudicial, principalmente se for em apenas um dos lados do corpo. A bolsa pesada força a pessoa a movimentar um ombro para compensar o peso que está apoiado no outro, forçando a coluna a se curvar. Se ao fim do dia você sente o ombro pesado e parece estar torta, pendendo para um dos lados, recomenda-se diminuir a bolsa.

dor na coluna

Má postura

Passar o dia sentado com uma postura errada é uma das principais causas das dores nas costas. A lombalgia aparece sempre que aumentamos ou eliminamos as curvaturas naturais da coluna. A dor pode ser apenas uma contratura muscular ou estar associada a uma lesão no disco vertebral.

Exercícios errados na academia

Fazer movimentos errados continuamente pode provocar o que chamamos de LER, lesão por esforço repetitivo, explica Dra. Gabriela. Os resultados disto são alteração na curvatura normal das costas, inflamações e até o surgimento de hérnias.  Exercícios para membros inferiores como agachamento e stiff, executados sem o apoio para as costas, são alguns dos campeões de lesões.

 

Fim da pedra nos rins – Receitas Naturais

 

7 alimentos que vão desentupir suas artérias e proteger você contra um ataque do coração

Veja como escolher a almofada ideal e evitar ou aliviar dores cervicais no ombro e cabeça

Receita para tirar manchas da pele

Dicas para você recuperar a autoestima no pós-parto

Doenças transmitidas por carrapatos

A doença do amor; Amor obsessivo, Quando um amor se torna obsessão e vira doença?

Receitas naturais para levantar os seios caídos

 

Ao colocar o salto alto, elevamos os pés e obrigamos o corpo a alterar sua postura normal para manter o equilíbrio. Seu uso excessivo, além de prejudicar a coluna, pode promover o encurtamento dos músculos e tendões das pernas.

Dormir em colchão inadequado

O colchão deve manter a coluna alinhada, naturalmente, sem tensões. Colchões inadequados ou muito velhos deixam alguns pontos da coluna sob maior tensão, provocando inflamações e dores, pois o peso não fica distribuído de maneira homogênea. Colchões muito macios se moldam com o peso e deixam a coluna afundada, enquanto o colchão duro demais não se adequa bem ao corpo.

Como tratar

Para determinar o tratamento correto, é preciso procurar um médico e avaliar as causas da dor nas costas. Em geral, recomenda-se a fisioterapia e o usa de medicamentos.

A tecnologia TENS é uma grande aliada no tratamento da dor nas costas

Quem prefere fugir dos anti-inflamatórios orais encontra uma opção no uso da tecnologia TENS, largamente utilizada pelos profissionais de saúde.

A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) age por meio de pequenos eletrodos colocados no local da dor para impedir que seu estímulo alcance o cérebro, promovendo alívio rapidamente. O efeito analgésico ocorre cerca de 30 minutos após a aplicação do aparelho.  E mesmo após o uso, ainda acontece o aumento da liberação das substâncias químicas naturais do corpo responsáveis pela redução da dor.

Há alguns anos, essa tecnologia estava restrita aos consultórios, mas hoje está disponível na versão portátil e autoaplicável graças ao aparelho chamado Tanyx, que pode ser comprado em farmácias sem necessidade de receitas médicas.

fonte: Bolsa de Mulher