Home / Cozinha prática / 5 Dicas para o bolo NÃO murchar

5 Dicas para o bolo NÃO murchar

5 Dicas para o bolo NÃO murchar

1 – Use ovos na temperatura ambiente, pois incorporam mais ar, e favorece a estrutura dos bolos.

2 – CUIDADO COM A TEMPERATURA DO FORNO: Se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa cresce rapidamente, mas sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ele. Já um forno em temperatura muito baixa não permite o crescimento da massa, que tende a solar ou não crescer. Respeite a temperatura ideal para cada massa e sempre preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos.

bolo murcho

Leia também :

3 – A assadeira precisa ter o tamanho adequado para a quantidade de massa. Uma forma pequena demais concentra a massa e faz o bolo crescer rapidamente mas sem estar totalmente assado, assim a tendência é que murche.

4 – Mudanças bruscas de tempetatura colaboram para que o bolo abaixe. Evite abrir o forno até a primeira metada do cozimento. Depois de assado o ideal é mantê-lo dentro no forno apagado, com a porta semiaberta, para esfriar devagar, ou colocá-lo sobre o fogão, coberto com papel-alumínio ou pano limpo e seco.

5 – Os ingredientes devem ser incorporados de maneira delicada para manter a aeração adequada. Ao colocar um bolo na forma alise a superfície, para que se espalhe por igual e cresça uniformemente.

Nada de chorar mais pelos bolos murchos!

Fonte : Nestlé