Home / Cabelo / 5 Dicas para Evitar a Descamação do Couro Cabeludo

5 Dicas para Evitar a Descamação do Couro Cabeludo

O Mal que afeta aproximadamente 50% da população mundial, a dermatite seborreica – conhecida popularmente como caspa -, se agrava com mais intensidade no inverno. Isso porque banhos quentes, clima seco e maior intervalo entre as lavagens deixam o couro cabeludo mais oleoso, desidratado e com descamação da pele, contribuindo para o surgimento da ‘poeirinha branca’ nos fios.

“A maioria das pessoas negligencia os cuidados com o couro cabeludo e só se preocupa com o fio. Contudo é importante a conscientização de que a pele do couro cabeludo é a base do cabelo e que dele depende a saúde dos fios”, diz Rene Rust, especialista da Head&Shoulders.

O que é?

A proliferação do fungo Malassezia globosa  e o excesso de sebo nos fios ocasiona a caspa, que nada mais é do que a descamação em placas do couro cabeludo. Por isso, a região se torna mais sensível trazendo alguns incômodos. “Coceira intensa ou moderada no couro é característica da caspa. Se não cuidada, pode levar a outros problemas capilares”, comenta Adriana Souza, cabeleireira.

A alimentação inadequada com alto índice de gordura, utilizar erroneamente secadores e chapinhas, além de disfunções nas glândulas sebáceas, são fatores que também contribuem para o aparecimento. Vale lembrar que a seborreia pode atingir tanto mulheres quanto homens em proporções equivalentes.

Tratamento

Ter alguns cuidados diários é essencial para prevenção e tratamento desses pontinhos brancos.Confira algumas dicas:

1 – Cosméticos ideais: “Usar inadequadamente xampus, condicionadores e cremes hidratantes tende a agravar o problema. Por isso, pedir orientações ao seu hairstylist de confiança e usar sempre cosméticos indicados ao seu tipo de fio é essencial”, diz Adriana.

2 – Lavar com regularidade os fios: Tanto pessoas que têm cabelos oleosos quanto as com fios secos precisam ter cuidado no momento da higienização, afinal, é ela que auxilia na limpeza de resíduos e na redução da oleosidade excessiva. “Especialmente para as pessoas que têm problemas no couro cabeludo, como a caspa, é recomendável lavar o cabelo diariamente com um produto leve, de alta qualidade e anticaspa. Os fios tendem a ser mais finos e ter menos brilho que o cabelo livre do problema. Portanto os produtos anticaspa podem ajudar a dar confiança e também melhorar a aparência do cabelo”, explica Rust.

3 – Massagens: O especialista ainda recomenda massagear o couro cabeludo durante a lavagem, pois “acalma o couro cabeludo irritado, além de ajudar a distribuir os ingredientes ativos em todo o couro e fios”.

LEIA TAMBÉM: 

4 – Não exagere no cosmético: O excesso de produto poderá danificar os fios. “É recomendável lavar os cabelos a partir das raízes até as pontas”, diz Rust.

5 – Seja mais gentil: No momento da lavagem, não esfregue rispidamente o couro cabeludo, uma vez que ele está mais propenso da danos enquanto esta molhado. Ser delicado na higienização também é uma forma de prevenção. “Muitas pessoas esfregam com muita força ao lavar. O xampu deve ser passado com cuidado, massageando delicadamente”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*