fbpx Scroll Top

Casa

4 Receitas baratas para fazer sabão de coco caseiro

O sabão de coco pode ser comprado pronto no supermercado. Mas você pode fazer sabão de coco em casa para economizar. Além disso, com as receitas abaixo, você também reaproveita o seu óleo de cozinha usado!

Veja o passo a passo de como fazer sabão de coco em forma líquida, em barra, com óleo de cozinha e com óleo de coco. Em seguida, confira também todas as suas utilidades.

Fazer sabão de coco líquido

Se você quer um sabão para colocar na máquina de lavar roupa, aqui está a receita só com três ingredientes, sem usar óleo de cozinha ou soda.

 
  • Água: 3 litros;
  • Sabão de coco pronto: 1 barra de 200 gramas;
  • Bicarbonato de sódio: 3 colheres de sopa.

Modo de preparo

 

1. Comece ralando o seu sabão de coco pronto no ralo grosso. Coloque em um balde.

3. Quando o sabão estiver totalmente diluído na água, adicione o bicarbonato e misture novamente e então deixe parado por uma hora.

4. Passado o tempo, você verá que se formou uma película por cima. É normal e não precisa tirar.

5. Aqueça mais 1 litro de água (até amornar) e despeje na mistura do balde, misturando bem até derreter toda a película. Caso ela não derreta totalmente, passe uma peneira.

6. Feito isso, o próximo passo é adicionar mais 1 litro de água, mas dessa vez, fria. Misture bem e o seu sabão de coco líquido está pronto para ser usado. Ele não fica grosso nem forma espuma, é assim mesmo.

Fazer sabão de coco em barra

Já se você prefere o sabão em barra, essa receita é muito boa também, sem óleo de cozinha e com ingredientes diferentes das demais opções.

Ingredientes

  • Sabão de coco pronto: 1 unidade;
  • Água: 2 litros;
  • Açúcar: 2 colheres de sopa;
  • Vinagre de álcool: 100 mililitros;
  • Sal: 2 colheres de sopa cheias.

Modo de preparo

1. Rale todo o seu sabão de coco pronto em ralo grosso.

2. Coloque para ferver os dois litros de água e acrescente o sabão ralado, mexendo até derreter.

3. Depois de dissolvido, desligue o fogo e acrescente o vinagre, o açúcar e o sal, mexendo sempre até ficar mais denso.

4. Coloque a mistura em uma forma ou em caixinhas de suco vazias para dar a forma de sabão até solidificar. Depois é só desenformar e cortar em barras para usar.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Com óleo de cozinha

Essa sugestão leva óleo de coco puro, extraído do coco fresco ralado na hora, e o óleo de cozinha usado para reaproveitar.

Ingredientes

  • Coco fresco ralado: 2 unidades;
  • Óleo de cozinha usado: 2 litros;
  • Água filtrada: 700 mililitros;
  • Soda cáustica em escamas: 500 mililitros;
  • Álcool: 130 mililitros.

Modo de preparo

1. Comece passando o óleo de cozinha usado por uma peneira para remover toda a sujeira que fica por causa da fritura. Evite usar o óleo que fritou peixe por causa do cheio forte. Reserve.

2. O próximo passo é ralar bem os cocos frescos e colocar no liquidificador junto com a água. Bata por alguns minutos até obter um líquido grosso e homogêneo.

3. Transfira essa mistura para uma panela e leve para o fogo até que reduza de volume, mexendo sempre para não queimar o fundo. Reserve.

4. Em outra panela aqueça o óleo de cozinha coado. Reserve.

5. Coloque luvas de borracha, máscara e óculos protetores para lidar com a soda cáustica: coloque-a em um balde com um pouco de água quente para dissolver.

6. Quando estiver dissolvida, acrescente no balde o óleo obtido do coco ralado aquecido na água e reservado. Misture bem.

7. Então é só colocar o seu sabão em um molde (pode ser uma forma de bolo) e deixar descansando em um local seco e fresco até solidificar, o que leva cerca de um dia.

8. Depois pode cortar em pedaços menores e aí espere mais dez dias para começar a usar.

Com óleo de coco

Enquanto a receita do sabão em barra anterior leva óleo de coco de uma forma mais trabalhosa, nesta você usa o óleo pronto, é mais prática e rende muito.

Ingredientes

  • Álcool: 100 mililitros;
  • Óleo de coco: 5 litros;
  • Soda cáustica líquida 50%: 1,8 litro;
  • Carbonato de sódio: 500 gramas;
  • Água: 2,6 litros.

Modo de preparo

1. Usando materiais de proteção, coloque a soda em um balde com um pouco de água quente e mexa até dissolver. Reserve para esfriar.

2. Em outro recipiente, misture o óleo de coco com a soda dissolvida e fria, mexendo por alguns minutos.

3. Misture o carbonato, mexa bem e depois acrescente o álcool.

4. Coloque em uma forma (ou mais) e deixe em local seco e fresco por um dia inteiro. Depois corte em barras e está pronto para usar.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

 

Para que serve sabão de coco?

Agora que você já sabe como fazer sabão de coco em quatro maneiras diferentes, precisa saber como utilizá-lo. O sabão de coco é utilizado para lavar roupas, tapetes, roupa de cama, toalhas e todos os tipos de tecidos que você tiver em casa. Quem usa, sempre aprova!

Ele deixa as roupas cheirosas, macias, tanto para lavar na mão quanto na máquina, já que você aprendeu a fazer a versão líquida. Aliás, essa versão líquida que não leva óleo de cozinha nem soda é especial para lavar roupas de bebês e pessoas alérgicas a estes produtos.

Além do uso nas roupas, também é possível usar o sabão de coco para lavar louça. Então, fazendo uma receita dessas em casa você economiza muito em sabão e detergente desses comuns comprados no supermercado e ainda reutiliza o óleo de cozinha que iria servir apenas para poluir o meio ambiente.

Dica: Não use o sabão de coco no corpo

Se você estava esperando uma recomendação para usar o sabão de coco na pele ou nos cabelos, como pode ter visto em alguma outra página na internet, tome cuidado!

O sabão de coco é feito para limpeza doméstica, por isso leva produtos químicos como a soda cáustica na sua composição.

Então, não é recomendado para uso na pele ou nos cabelos. Para fim estético, utilize o óleo de coco puro ou o sabonete de coco feito especialmente para a pele.

 
 

Um dos tipos de sabonete caseiro que pode ser usado na pele é o sabonete de alecrim. Aprenda a fazer o seu.

 

DICA EXTRA

Como Clarear ou desencardir Roupas Brancas Rápida e Fácil

Usar qualquer peça de roupa branca é lindo, clássico e superelegante, principalmente quando ela é novinha e ainda tem o branco bem claro e forte. Agora, conforme você vai usando suas roupas brancas, com a poeira e a poluição do nosso cotidiano, mesmo levando bem, ela vai perdendo um pouco da sua intensidade no branco e ficando mais velha e feia. Mas, não se preocupem, existe uma solução para esse problema.

Nesse texto, vamos mostrar técnicas e dar algumas dicas de como é possível clarear nossas roupas brancas, as quais, já estão desgastadas, mas, ainda assim, gostamos muito delas. Acompanhem comigo e voltem a usar algumas camisas brancas mais antigas.

Como clarear roupa branca Aprenda como clarear roupa branca de forma simples, rápida e facil.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

USAR BICARBONATO DE SÓDIO Para clarear as roupas brancas, não são necessários vários produtos chiques e caros, às vezes, com produtos caseiros, dá para clarear bem a roupa branca. É o caso do bicarbonato de sódio, o qual, funciona como uma espécie de detergente, mas, o melhor, ele não prejudica em nada o tecido da roupa, diferente do alvejante que acaba estragando os tecidos.

Assim, lavar roupa branca com bicarbonato de sódio, é uma solução simples e barata de clarear uma roupa branca, ele tira as manchas até mesmo de gorduras e deixa as suas roupas mais brancas sem precisar gastar nada para isso.

Solução com bicarbonato Dicas para clarear suas roupas brancas com o que você tem em casa!

USAR VINAGRE O vinagre não serve apenas para temperar alimentos, ele também acaba sendo um ótimo remover de manchas e clareador das roupas brancas. Para isso, basta deixar suas roupas de molho em uma bacia com água e jogar apenas uma xícara de café de vinagre branco.

Depois de deixar o vinagre agir por uma hora, basta lavar as roupas novamente, que ele vai fazer efeito e deixar a sua roupa mais branca do que ela jamais foi.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

DEIXÁ-LA EXPOSTA AO SOL

Clarear roupa branca no sol

Pode até parecer estranho, mas o Sol pode ser um grande agente para deixar as roupas brancas mais claras. Para isso, basta ensaboar a sua roupa com sabão de coco ou sabão neutro e deixa-la exposta ao Sol, por uma hora.

O problema é que essa técnica não pode ser usada repetida vezes, pois, ao mesmo tempo que o Sol clareia as roupas brancas, ele também pode danificar os seus tecidos, por isso, use essa técnica moderadamente.

COLOCAR AS ROUPAS PARA SECAR DO AVESSO Uma última dica para clarear as suas roupas brancas, é coloca-las sempre para secar do lado do avesso, pois, isso evita com que pequenas sujeiras ou o próprio varal acabe a manchando, de alguma maneira.

Com essas dicas, garanto que suas roupas vão ficar branquinhas, igual no momento em que você as comprou.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

ZH8559

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.