Home / Saúde / 15 Sintomas de Câncer que Homens Ignoram

15 Sintomas de Câncer que Homens Ignoram

Especialistas dizem que os homens poderiam se beneficiar muito de estar alerta para certos sintomas de câncer que exigem uma visita ao médico, mais cedo em vez de mais tarde. Mas quando se trata de agendar consultas médicas, os homens são notórios pelos atrasos. Na verdade, alguns homens, nunca iriam ir ao médico, se não fosse pelas mulheres em suas vidas.

Leonard Lichtenfeld, MD, é vice-diretor médico para o escritório nacional da Sociedade Americana do Câncer. De acordo com Lichtenfeld, os homens muitas vezes precisam ser empurrados pelas mulheres para fazer os testes de cancer. Isso é lamentável. Cuidados preventivos de rotina pode encontrar o câncer e outras doenças em seus estágios iniciais. Quando o câncer é detectado precocemente, há mais opções para o tratamento. Isso significa que há também mais chances de cura.

Alguns sintomas de câncer em homens são específicos. Eles envolvem certas partes do corpo e podem apontar diretamente para a possibilidade de câncer. Outros sintomas, porém, são vagos. Por exemplo, a dor que afeta muitas partes do corpo pode ter muitas explicações. Ela pode ou não pode ser um sinal de cancer. Mas você não pode descartar câncer sem ver um médico.

Qual é o Seu Risco de Câncer? 

Tome este exame de saúde a seguir.

Sintoma de câncer em homens No. 1: Massa de mama

Se você é como a maioria dos homens, você provavelmente nunca considerou a possibilidade de ter câncer de mama. Embora não seja comum, é possível. “Qualquer nova massa na área do peito de um homem precisa ser verificada por um médico”, diz Lichtenfeld.

Além disso, a Sociedade Americana de Cancer identifica vários outros sinais preocupantes envolvendo a mama que tanto homens como mulheres devem tomar nota. Eles incluem:

Ondulações ou enrugações da Pele
Retração do mamilo
Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama
Descarga do mamilo

Quando consultando o seu médico sobre qualquer um desses sinais, ele deve tomar uma história cuidadosa e fazer um exame físico. Então, dependendo dos resultados, o médico pode pedir uma mamografia, biópsia, ou outros testes.

Sintoma de câncer em homens No. 2: Dor

À medida que as pessoas envelhecem, elas se queixam frequentemente de dores crescentes. Mas a dor, tão vaga que seja, pode ser um sintoma precoce de alguns tipos de câncer. A maioria das queixas de dor, porém, não são de câncer.

Qualquer dor que persiste, segundo a Sociedade Americana de Câncer, deve ser verificada pelo seu médico. O médico deve tomar uma história cuidadosa, obter mais detalhes, e então decidir se novos testes serão necessários. Se não for câncer, você ainda irá beneficiar a uma visita ao seu médico. Isso porque o médico pode trabalhar com você para descobrir o que está causando a dor e determinar o tratamento adequado.

Sintoma de câncer em homens No. 3: Alterações nos testículos

O câncer de testículo ocorre com mais frequência em homens com idades entre 20 e 39 anos. A Sociedade Americana de Cancer recomenda que os homens comecem um exame testicular por um médico como parte de um check-up de rotina relacionada com o cancer. Alguns médicos também sugerem um auto-exame mensal.

Evan Y. Yu, MD, é professor assistente de medicina da Universidade de Washington e membro adjunto do Centro de Pesquisa de Cancer Fred Hutchinson em Seattle. Yu diz que estar consciente de sintomas testiculares incômodos entre os exames é algo sábio. “Qualquer alteração no tamanho dos testículos, como o crescimento ou encolhimento”, Yu diz, “deve ser uma preocupação.”

Além disso, qualquer nódulo, inchaço, ou sensação de peso no escroto não deve ser ignorada. Alguns tipos de câncer testicular ocorrem muito rapidamente. Assim, a detecção precoce é especialmente crucial. “Se você sentir um caroço duro de carvão [em seu testículo], checar imediatamente”, diz Yu.

O seu médico deve fazer um exame testicular e uma avaliação geral de sua saúde. Se há suspeita de câncer, exames de sangue podem ser encomendados. Você também pode passar por um exame de ultra-som de seu escroto, e seu médico pode decidir fazer uma biópsia. A biopsia pode exigir a remoção de todo o testículo.

15 Sintomas de Câncer que Homens Ignoram-2

Sintoma de câncer em homens No. 4: Mudanças nos linfonodos

Se você notar um caroço ou inchaço nos gânglios linfáticos sob a axila ou no pescoço – ou em qualquer outro lugar – poderia ser um motivo de preocupação, diz Hannah Linden, MD. Linden é uma médica oncologista e professora associada de medicina na Escola de Medicina da Universidade de Washington. Ela também é membra associada do conjunta do Centro de Pesquisa de Cancer Fred Hutchinson, em Seattle. “Se você tem um nó de linfa que se torna progressivamente maior, e tem sido mais do que um mês, consulte um médico”, diz ela.

O seu médico deve examiná-lo e determinar quaisquer problemas associados que poderiam explicar o aumento de linfonodos, como infecção por exemplo. Se não houver nenhuma infecção, o médico irá tipicamente pedir uma biopsia.

Sintoma de câncer em homens No. 5: Febre

Se você tem uma febre inexplicável, isso pode indicar câncer. Febre, porém, também pode ser um sinal de pneumonia ou alguma outra doença ou infecção que necessita de tratamento.

A maioria dos cânceres irá causar febre em algum ponto. Muitas vezes, febre ocorre depois que o câncer se espalhou a partir de seu local original e invadiu a outra parte do corpo. Febre também pode ser causada por canceres do sangue, tais como leucemia ou linfoma, de acordo com a Sociedade Americana de Cancer.

É melhor não ignorar uma febre que não pode ser explicada. Verifique com seu médico para descobrir o que pode estar causando a febre e para determinar seu tratamento adequado.

Sintoma de câncer em homens No. 6: Perda de peso sem esforço

Perda de peso inesperadaé uma preocupação, Lichtenfeld diz. “A maioria de nós não perde peso com facilidade.” Ele está falando sobre mais do que apenas alguns quilos perdidos por um programa intenso de exercício ou a comer menos por causa de uma agenda ocupada. Se um homem perde mais de 10% de seu peso corporal em um período de 3 a 6 meses, é hora de ver o médico, ele diz.

O seu médico deve fazer um exame físico geral, fazer-lhe perguntas sobre a sua dieta e exercício, e perguntar sobre outros sintomas. Com base nessas informações, o médico irá decidir quais outros testes são necessários.

Sintoma câncer em homens No. 7: Dor abdominal Atormentante e Depressão

“Qualquer homem (ou mulher) que tem uma dor no abdômen e está se sentindo deprimido precisa de um check-up”, diz Lichtenfeld. Especialistas descobriram uma ligação entre depressão e câncer pancreático. Outros sintomas de cancer do pâncreas podem incluir icterícia, uma mudança na cor das fezes – geralmente cinza – e um escurecimento da urina. Coceira em todo o corpo também pode ocorrer.

Esperar que o seu médico faça um exame físico cuidadoso e uma histórico. O médico deve pedir exames, como umaultra-sonografia, uma tomografia computadorizada ou ambos, bem como outros testes laboratoriais.

Sintoma de câncer em homens No. 8: Fadiga

Fadiga é outro sintoma vago que poderia apontar para câncer em homens. No entanto, muitos outros problemas podem provocar fadiga também. Como a febre, fadiga pode se definir depois do câncer tem crescido. Mas de acordo com a Sociedade Americana de Cancer, também pode acontecer no início de câncer, como leucemia, câncer de cólon, ou câncer de estômago.

Se você costuma se sentir extremamente cansado e você não melhora com o repouso, verifique com seu médico. O médico deve avaliar a fadiga, juntamente com outros sintomas, a fim de determinar a sua causa e o tratamento adequado.

Sintoma de câncer em homens No. 9: Tosse persistente

Tosses são esperadas, é claro, com resfriados, gripes e alergias. Elas são também por vezes um efeito secundário de uma medicação. Mas uma tosse muito prolongada – definida como durando mais de três ou quatro semanas – ou uma mudança em uma tosse não deve ser ignorada, diz Ranit Mishori, MD, professor assistente e diretor do estágio de medicina de família na Escola de Medicina da Universidade de Georgetown em Washington, DC. Esses padrões de tosse garantem uma visita ao seu médico. Eles podem ser um sintoma de câncer, ou podem indicar algum outro problema, como a bronquite crônica ou refluxo ácido.

Seu médico deve tomar uma história cuidadosa, examinar sua garganta, ouvir seus pulmões, determinar a função dos pulmões com um teste de espirometria, e, se você é um fumante, encomendar raios-X. Uma vez que a razão para a tosse for identificada, o médico irá trabalhar com você para determinar um plano de tratamento.

Sintoma de câncer em homens No. 10: Dificuldade em engolir

Alguns homens podem relatar problemas para engolir, mas em seguida ignorm-los, Lichtenfeld diz. “Com o tempo, eles mudam sua dieta para uma dieta mais líquida. Eles começam a beber mais sopa.” Mas dificuldades de deglutição, diz ele, pode ser um sinal de um câncer gastrointestinal, tais como câncer de esôfago.

Deixe seu médico saber se você está tendo dificuldade para engolir. Seu médico deve tirar um diagnóstico cuidadoso da sua história e, possivelmente, pedir uma radiografia do tórax e um teste de bário. O médico também pode enviá-lo para um especialista para uma endoscopia digestiva alta para examinar o seu esôfago e trato gastrointestinal superior.

Sintoma de câncer em homens No. 11: Alterações na pele

Você deve estar alerta não só para alterações em pintas – um sinal potencial bem conhecido de câncer de pele – mas também em alterações na pigmentação da pele, diz Mary Daly, MD. Daly é uma oncologista e chefe do departamento de genética clínica no Centro de Cancer Fox Chase, na Filadélfia.

Daly diz ainda que, desenvolver hemorragia subitamente em sua pele ou descamação excessiva são razões para verificar com o seu médico. É difícil dizer quanto tempo é tempo demais para observar as alterações da pele, mas a maioria dos especialistas orientam não esperar mais que algumas semanas.

Para descobrir o que está causando as alterações da pele, o seu médico deve ter uma história cuidadosa e realizar um exame físico cuidadoso. O médico também pode solicitar uma biópsia para descartar o câncer.

Sintoma câncer em homens No. 12: Sangue onde não deveria

“Sempre que você ver sangue vindo de uma parte do corpo onde você nunca viu antes, consulte um médico”, diz Lichtenfeld. “Se você começar a tossir sangue, cuspir sangue, tem sangue no intestino ou na urina, é hora para uma visita ao seu médico”.

Mishori diz que é um erro supor que sangue nas fezes é simplesmente devido a uma hemorróida. “Pode ser câncer de cólon”, diz ele.

O seu médico deve lhe fazer perguntas sobre seus sintomas. O médico também pode solicitar exames como a colonoscopia. Trata-se de um exame do cólon, utilizando um tubo longo e flexível, com uma câmara em uma extremidade. O propósito de uma colonoscopia é identificar quaisquer sinais de câncer ou pré-câncer ou identificar quaisquer outras causas do sangramento.

 

Sintoma câncer em homens No. 13: Alterações na boca

Se você fuma ou mastiga tabaco, você precisa estar especialmente alerta para qualquer manchas brancas dentro de sua boca ou manchas brancas em sua língua. Essas alterações podem indicar leucoplasia, uma área pré-cancerosa que pode ocorrer com a irritação contínua. Esta condição pode progredir para o câncer oral.

Você deve relatar as mudanças ao seu médico ou dentista. O dentista ou o seu médico deve tomar uma história cuidadosa, examinar as alterações, e depois decidir quais outros exames podem ser necessários.

 

Sintoma câncer em homens No. 14: Problemas urinários

A medida que homens envelhecem, problemas urinários tornam-se mais frequentes, diz Yu. Estes problemas incluem os seguintes:

A vontade de urinar com mais frequência, especialmente à noite
Um sentimento de urgência
A sensação de não esvaziar completamente a bexiga
Uma incapacidade de iniciar o fluxo de urina
Urina vazando quando rindo ou tossindo
Um enfraquecimento do fluxo de urina

“Todos os homens irão desenvolver esses problemas, a medida que ele fica mais velho”, diz Yu. “Mas uma vez que você percebe esses sintomas, você deve procurar um médico.”Isso é especialmente verdade se os sintomas pioram.

O seu médico deve fazer um exame de toque retal, o que irá lhe dizer se a próstata é ampliada ou tem nódulos sobre ela. A próstata frequentemente aumenta conforme o homem envelhece. Isto é mais frequentemente causado por uma condição não-cancerosa chamada de hiperplasia benigna da próstata ou hiperplasia prostática benigna.

O seu médico pode discutir fazer um exame de sangue para verificar o nível de antígeno prostático específico ou PSA. O PSA é uma proteína produzida pela glândula da próstata,e o teste é utilizado para ajudar a determinar a possibilidade de cancer da próstata.

Se o médico perceber alterações na próstata ou se o PSA é maior do que deveria ser, o seu médico pode encaminhá-lo a um urologista e talvez pedir uma biopsia. O câncer de próstata pode estar presente mesmo com um nível de PSA normal.

 

Sintoma câncer em homens No. 15: Indigestão

Muitos homens, especialmente à medida que envelhecem, pensam “ataque cardíaco” quando tendo uma indigestão ruim. Mas indigestão persistente pode indicar câncer de esôfago, garganta ou estômago. Indigestão persistente ou agravamento deve ser comunicado ao seu médico.

Seu médico deve ter uma história cuidadosa e fazer perguntas sobre os episódios de indigestão. Com base na história e suas respostas às perguntas, o médico irá decidir quais testes são necessários.

FONTE: curadocancer